Fórum Debian
Monitoramento de fluxo de dados em internet 3G [ Resolvido] - Versão para Impressão

+- Fórum Debian (http://www.forumdebian.com.br)
+-- Fórum: Debian (/forum-4.html)
+--- Fórum: Redes (/forum-17.html)
+--- Tópico: Monitoramento de fluxo de dados em internet 3G [ Resolvido] (/thread-14241.html)

Monitoramento de fluxo de dados em internet 3G [ Resolvido] - zooide - 06/08/2012 09:26

Boa dia a todos do fórum, gostaria de compartilhar uma dúvida com todos. Gostaria de saber se existe alguma forma para monitoramento de fluxo de dados em internet 3 G ? É de meu conhecimento que existe para conexões ADSL ou ponto a ponto, porém desconheço para conexões 3 G. Conto com a ajuda de todos. Obrigado !!!!

RE: Monitoramento de fluxo de dados em internet 3G - GNU matador de leoes - 06/08/2012 10:30

Talvez eu não tenha entendido corretamente sua pergunta mas quem faz o rastreamento da rede independe de tipos de internet e normalmente os dados são captados no gateway.

RE: Monitoramento de fluxo de dados em internet 3G - zooide - 06/08/2012 11:54

Bom dia, deixa eu explicar melhor.

Acesso a internet através de modem 3 G (tenho uma franquia de dados), gostaria de ter controle sobre o fluxo de dados que estou baixando (usando).

Desde já agradeço !!!

RE: Monitoramento de fluxo de dados em internet 3G - GNU matador de leoes - 06/08/2012 12:34

O firestarter mostra o volume de tráfego. Procura por traffic no Synaptic que vai encontrar algo entre muitos como darkstat porém nunca tive necessidade de usar ou testar. Acho que existem opções melhores.

RE: Monitoramento de fluxo de dados em internet 3G - spikey - 06/08/2012 23:40

Uma outra forma é monitorar com o iptables, porém se você tem mais que uma máquina na rede teria que fazer o monitoramento em todas, o que fica um pouco complicado.

RE: Monitoramento de fluxo de dados em internet 3G - zooide - 06/08/2012 23:49

Boa noite, obrigado pela ajuda !!! Fiz uma pesquisa na Net e encontrei o que queria. O Comando é o vnstat ( Monitoramento de tráfego de rede) ele diz todas as entradas e saidas de dados do computador é ideal para acesso 3G internet. A instalação é simples:

como root:

apt-get install vnstat

Mudar a permissão dos usuário:

chmod o+x /usr/bin/vnstat
chmod o+x /var/lib/vnstat

Tem que criar um job para obter as informações

vnstat -u -i ethx ou vnstat -u -i pppx

o "x" é substituido pelo id apropriado. Caso a conexão seja 3G usa-se pppx, para ADSL usar-se ethx.

Depois é só aplicar o comando

vnstat

OBS: Acoselho entrar no man vnstat para obter mais informações.

Muito obrigado pela ajuda !!!!

RE: Monitoramento de fluxo de dados em internet 3G - spikey - 06/08/2012 23:54

Boa! Mais uma alternativa! Adicione o Resolvido do título do tópico para aumentar a base de busca Sorrisão