Fórum Debian
Instalação de Debian 7.6 não inicia modo grafico ou texto após instalação - Versão para Impressão

+- Fórum Debian (http://www.forumdebian.com.br)
+-- Fórum: Debian (/forum-4.html)
+--- Fórum: Instalação do Debian (/forum-12.html)
+--- Tópico: Instalação de Debian 7.6 não inicia modo grafico ou texto após instalação (/thread-15363.html)

Instalação de Debian 7.6 não inicia modo grafico ou texto após instalação - virtualhjs - 27/07/2014 18:28

Olá pessoal,
baixei a imagem do DVD 1 do Debian 7.6, realizei a instalação e ao iniciar o sistema ocorre falha ao iniciar o modo grafico ou texto. O sinal deixa de ser enviado ao monitor que inclusive entra em modo de espera, como se o computador estivesse desligado.
Como não é possível iniciar nem mesmo o modo texto, sequer consigo arriscar resolver via linha de comando.
Estou utilizando placa de video AMD, que diferente das placas Nvidia, é mal suportada para Linux devido falta de colaboração mais animada da AMD.
Também foi realizado teste com o liveCD do debian 7.6 e o efeito foi o mesmo.
Qual o caminho pra resolver isso?

RE: Instalação de Debian 7.6 não inicia modo grafico ou texto após instalação - virtualhjs - 27/07/2014 19:30

Acabo de testar a instalação do debian 7.3, ocorreu o mesmo fenomeno.
Há uma mensagem que aparentemente diz que há um problema no carregamento do driver, mas passa muito rapido, não dá pra analisar.
Imagino que há uma falha nos drivers amd já disponíveis, e ele não usa drivers genericos para contornar. Mas não sei o que pode ser.
Eu já uso o debian 7.6 em outra partição, com os drivers amd atuais e aceleração 3D ok. Como minhas instalações linux duram anos, eu acho que instalei o debian 6 e fui atualizando ao longo do tempo. Agora, ao instalar o debina 7.6 em um SSD ocorre o problema.

RE: Instalação de Debian 7.6 não inicia modo grafico ou texto após instalação - prp2014 - 27/07/2014 20:42

(27/07/2014 19:30)virtualhjs Escreveu:  Acabo de testar a instalação do debian 7.3, ocorreu o mesmo fenomeno.
Há uma mensagem que aparentemente diz que há um problema no carregamento do driver, mas passa muito rapido, não dá pra analisar.
Imagino que há uma falha nos drivers amd já disponíveis, e ele não usa drivers genericos para contornar. Mas não sei o que pode ser.
Eu já uso o debian 7.6 em outra partição, com os drivers amd atuais e aceleração 3D ok. Como minhas instalações linux duram anos, eu acho que instalei o debian 6 e fui atualizando ao longo do tempo. Agora, ao instalar o debina 7.6 em um SSD ocorre o problema.

Tb tive os mesmos problemas citados por vc.
Sanei o problema fazendo uma manobra com netinstall.
Vou dar-lhe um passo a passo dos problemas e soluções.

1º Usando netinsttal tem o inconveniente de ser wheezy eu uso no momento jessie.
O passo para versão jessie vem após instalar o wheezy.

2º Durante a instalação ele tenta configurar wireless, caso não consiga configurar use um cabo de rede que o netinstall configura.

3º Considerando que tenha conseguido configurar a rede e instalado o debian, mas
quer usar outra versão como jessie ou sid segue os passos seguintes.

4º Inicie o debian wheezy, em minha máquina um notebook acer nem se quer o mouse funcionava direito tem bug estranho que só click esquerdo funcionava e o direito não. Para sanar este incoveniente fiz #nano /etc/apt/sources.list e comente com # o source do wheezy e acrescente
deb http://ftp.br.debian.org/debian jessie main contrib non-free
aperte Ctrl + o e de enter pra savar e saia com Ctrl + x.
Depois precione juntas as teclas Ctrl + Alt + F1.

5º Agora vc esta no shell que pede seu loguin de usuário e senha. Depois logue-se como root e faça #/etc/init/kdm stop caso tenha optado por instalar o kde que aqui o meu preferido. O comando acima sai do modo gráfico e deixa um shell puro.
Em seguida faça #Apt-get update e depois apt-get dist-upgrade.
Este processo vai demorar um bom tempo tenha paciência.

6º Depois de terminado a instalação digite reboot.
Agurde inicializar. É normal ter ajustes a serem feito depois de instaldo, como
remover o painel inferior e instalar outro no caso do kde, que o novo painel é mais
simétrico e bonito. O resto vai de configurações ao gosto do usário.

espero ter ajudado.

RE: Instalação de Debian 7.6 não inicia modo grafico ou texto após instalação - Creto - 28/07/2014 10:29

Uai demorei tanto assim a responder o email? Desculpa ai o off amigo prp5627 é que ando meio distante da "rede" ultimamente.

Abraços,
Paulo "Creto"

T+

RE: Instalação de Debian 7.6 não inicia modo grafico ou texto após instalação - prp2014 - 28/07/2014 22:45

(28/07/2014 10:29)Creto Escreveu:  Uai demorei tanto assim a responder o email? Desculpa ai o off amigo prp5627 é que ando meio distante da "rede" ultimamente.

Abraços,
Paulo "Creto"

T+

Grande creto!
Tive de registrar outro usuário no forum.
Não sei porque não consigo meu vellho login.
Aí creto venha mais vezes aqui.
Aqui será meu novo porto de postagens.
Abraço amigo.

RE: Instalação de Debian 7.6 não inicia modo grafico ou texto após instalação - virtualhjs - 09/02/2015 17:20

Olá, prp2014
agradeço a colaboração. Desculpe a demora em responde.
Fica a dica para quem tiver os mesmos problemas.