Fórum Debian
Impressora Epson Xp-241 no Debian Buster - Versão para Impressão

+- Fórum Debian (http://www.forumdebian.com.br)
+-- Fórum: Debian (/forum-4.html)
+--- Fórum: Software (/forum-14.html)
+--- Tópico: Impressora Epson Xp-241 no Debian Buster (/thread-28883.html)

Páginas: 1 2

Impressora Epson Xp-241 no Debian Buster - vbarros - 16/08/2019 10:31

Amigos do forum, há vários dias estou tentando configurar minha impressora Epson-241 no Debian Buster. No Debian Stretch do meu notebook configurei sem problema. No site Linux Dicas e Suporte encontrei uma dica para fazê-lo que consta em inserir o repositório do Jessie mas é uma infinidade de dependências desencontradas e não consegui instalar os pacotes "libpng12-0 e "lsb". Estes pacotes não constam do Buster. Abaixo, informo algumas mensagens de erro durante a instalação dos pacotes:
Erro ao instalar libpng12-0:
E: /var/cache/apt/archives/libpng12-0_1.2.50-2+deb8u3_amd64.deb: impossível instalar nova versão de '/usr/lib/x86_64-linux-gnu/libpng12.so.0': Arquivo ou diretório inexistente

E: /tmp/apt-dpkg-install-vBfhYK/00-libpng12-0_1.2.50-2+deb8u3_amd64.deb: impossível instalar nova versão de '/usr/lib/x86_64-linux-gnu/libpng12.so.0': Arquivo ou diretório inexistente

Erro ao instalar lsb:
Configurando debhelper (12.1.1) ...
Configurando alien (8.95) ...
Configurando lsb-core (4.1+Debian13+nmu1) ...
debconf: incapaz de inicializar interface: Gnome
debconf: (Can't locate Gtk3.pm in @INC (you may need to install the Gtk3 module) (@INC contains: /etc/perl /usr/local/lib/x86_64-linux-gnu/perl/5.28.1 /usr/local/share/perl/5.28.1 /usr/lib/x86_64-linux-gnu/perl5/5.28 /usr/share/perl5 /usr/lib/x86_64-linux-gnu/perl/5.28 /usr/share/perl/5.28 /usr/local/lib/site_perl /usr/lib/x86_64-linux-gnu/perl-base) at /usr/share/perl5/Debconf/FrontEnd/Gnome.pm line 151.)
debconf: tentando com interface: Dialog
debconf: incapaz de inicializar interface: Dialog
debconf: (A variável TERM não está definida, então a interface dialog não é utilizável.)
debconf: tentando com interface: Readline
Configurando lsb-cxx (4.1+Debian13+nmu1) ...
Configurando lsb-graphics (4.1+Debian13+nmu1) ...
Configurando lsb-multimedia (4.1+Debian13+nmu1) ...
Configurando lsb-languages (4.1+Debian13+nmu1) ...
Configurando lsb-printing (4.1+Debian13+nmu1) ...
A processar 'triggers' para libc-bin (2.28-10) ...
A processar 'triggers' para systemd (241-5) ...
A processar 'triggers' para man-db (2.8.5-2) ...
Erros foram encontrados durante o processamento de:
lsb-desktop
lsb

Erro sobre libpng12-0:
E: /var/cache/apt/archives/libpng12-0_1.2.50-2+deb8u3_amd64.deb: impossível instalar nova versão de '/usr/lib/x86_64-linux-gnu/libpng12.so.0': Arquivo ou diretório inexistente

Erro ao tentar desinstalar lsb:
[email protected]:/home/vbarros# apt upgrade
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências
Lendo informação de estado... Pronto
Você pode querer executar 'apt --fix-broken install' para corrigí-los.
Os pacotes a seguir têm dependências desencontradas:
lsb-desktop : Depende: libpng12-0 mas não é instalável
Recomenda: libqt3-mt (>= 3:3.3.6) mas não é instalável
E: Dependências desencontradas. Tente 'apt --fix-broken install' sem nenhum pacote (ou especifique uma solução). Agradeço se alguém me der uma luz.

RE: Impressora Epson Xp-241 no Debian Buster - vbarros - 22/08/2019 08:30

Nenhuma solução? Vou experimentar outra distro, infelizmente.

RE: Impressora Epson Xp-241 no Debian Buster - matheussssss - 27/08/2019 08:37

Você não precisa de repositório do Jessie.
Você tentou usar o driver fornecido oficialmente pela EPSON? basta buscar por XP-241
http://download.ebz.epson.net/dsc/search/01/search/searchModule

Tenho uma XP-214 e fiz o download e instalação a partir da fonte oficial.

O pacote está disponível para BUSTER:
https://packages.debian.org/source/buster/epson-inkjet-printer-escpr

RE: Impressora Epson Xp-241 no Debian Buster - vbarros - 31/08/2019 12:41

Amigo, desculpe não ter respondido antes. Já estava sem esperança. Vou testar. Obrigado.

RE: Impressora Epson Xp-241 no Debian Buster - vbarros - 02/09/2019 06:18

Amigo, obrigado por tentar ajudar. Infelizmente sua dica não funcionou. Todo o problema para instalar os drivers fornecidos pelo fabricante é a falta do pacote "lsb" retirado dos repositórios do Buster.

RE: Impressora Epson Xp-241 no Debian Buster - matheussssss - 02/09/2019 06:31

E esse dos repositórios você tentou?
https://packages.debian.org/buster/printer-driver-escpr

RE: Impressora Epson Xp-241 no Debian Buster - vbarros - 03/09/2019 10:06

Não, instalei o pacote que já vem nos repositórios. Aliás, já estava instalado. Outra coisa: estou com dificuldade de informar, no início da configuração, a URI da impressora vez que o nome dela não aparece, na primeira tela de configuração.

RE: Impressora Epson Xp-241 no Debian Buster - matheussssss - 04/09/2019 07:08

Bem que pena que não conseguiu. Achei estranho pois pra mim funcionou, mas a minha é a XP-214, mesmo assim acho que deveria funcionar, pois são da mesma série.
Você poderia ainda tentar algum desses para ubuntu, https://launchpad.net/ubuntu/+source/epson-inkjet-printer-escpr, alguma versão mais antiga talvez.
Já não tenho mais certeza se instalei ou não alguma versão do Ubuntu ou o do site oficial (que parece ser impossível devido a falta do LSB).
Eu tenho o pacote DEB que utilizei em casa (AMD64), estou no trabalho, se você quiser posso fazer o upload pra você no google drive, dropbox, etc.
Ele com certeza irá funcionar, no máximo reclamará de alguma dependência mas aí você usa o synaptic pra pegar o que faltar.
Vou tentar fuçar no meu histórico também para ter certeza de onde baixei e qual pacote utilizei!

Aliás, dá até pra anexar aqui no comentário. Posso fazer isso hoje depois das 16.

RE: Impressora Epson Xp-241 no Debian Buster - vbarros - 04/09/2019 16:10

Amigo Mateussssss, consegui resolver o problema da configuração da impressora Epson XP-241. Instalei o Ubuntu 19.04-mate e baixei os drivers oficiais no site da Epson, "epson-inkjet-printer-escpr_1.7.3-1lsb3.2_amd64 e epson-printer-utility_1.1.0-1lsb3.2_amd64". após instalar e reiniciar a máquina a impressora foi reconhecida automaticamente. Antes, instalei o pacote "lsb" que estão nos repositórios da distribuição. Antes, porém, embora o reconhecimento automático da impressora tenha ocorrido a impressora não imprimia. Desconfiei do cabo que usei como extensão do cabo de dados da impressora cujo tamanho era insuficiente para alcançar a saída do desktop. Então, rolou. Antes acusava que a impressora estava desligada. Agora vou instalar o Debian Buster e vou ver se vai funcionar com os drivers free. Obrigado por tudo. Se funcionar vou postar no forum.

RE: Impressora Epson Xp-241 no Debian Buster - matheussssss - 04/09/2019 21:12

Beleza!
Ficamos no aguardo e na torcida, vamos manter esse fórum vivo, apesar das poucas postagens, há muito conhecimento por aqui.

A melhor forma para obtermos dicas de configuração do nosso DEBIAN é através da wiki oficial, mas é interessante manter o fórum sempre vivo.

RE: Impressora Epson Xp-241 no Debian Buster - matheussssss - 06/09/2019 06:38

Só uma pergunta que pode ser besta, você instalou o CUPS? Lembro que no meu Buster que instalei pelo live DVD o cups não veio instalado por padrão, logo eu não conseguia add a impressora até que instalei os pacotes do cups.

RE: Impressora Epson Xp-241 no Debian Buster - vbarros - 07/09/2019 10:35

Se não me falha a memória, ou instalei o cups ou ele já estava instalado. No procedimento de instalação da impressora usei tanto o system-config-printer quanto o cups.

RE: Impressora Epson Xp-241 no Debian Buster - vbarros - 18/09/2019 06:40

Amigos, conforme prometido baixei, ontem, uma iso netinst do Debian 10.1.0, amd64 e instalei em um SSD. Configurei minha impressora Epson XP-241 apenas instalando os pacotes system-config-printer, printer-driver-escpr e cups. O reconhecimento da impressora foi automático. A impressora imprime e faz cópía normalmente. Entretanto, não consegui fazer funcionar o escaner embora estejam instalados os pacotes sane-utils, libsane por padrão. Instalei o xsane mas este informa "nenhum dispositivo disponível". Também não consegui um utilitário que cheque os níveis de tinta.

RE: Impressora Epson Xp-241 no Debian Buster - atf - 18/09/2019 10:27

Tenta detectar o scanner com os comandos:
sane-find-scanner e scanimage -L

RE: Impressora Epson Xp-241 no Debian Buster - vbarros - 18/09/2019 16:50

Caro atf, o comando "sane-find-scanner" retornou a seguinte saída, identificando o scanner conectado a porta usb:
[email protected]:~$ sudo sane-find-scanner
[sudo] senha para vbarros:

# sane-find-scanner will now attempt to detect your scanner. If the
# result is different from what you expected, first make sure your
# scanner is powered up and properly connected to your computer.

# No SCSI scanners found. If you expected something different, make sure that
# you have loaded a kernel SCSI driver for your SCSI adapter.

could not fetch string descriptor: Pipe error
could not fetch string descriptor: Pipe error
found USB scanner (vendor=0x04b8, product=0x1116) at libusb:001:005
# Your USB scanner was (probably) detected. It may or may not be supported by
# SANE. Try scanimage -L and read the backend's manpage.

# Not checking for parallel port scanners.

# Most Scanners connected to the parallel port or other proprietary ports
# can't be detected by this program.

Já o comando "scanimage -L" retornou:
[email protected]:~$ sudo scanimage -L
Created directory: /var/lib/snmp/mib_indexes

No scanners were identified. If you were expecting something different,
check that the scanner is plugged in, turned on and detected by the
sane-find-scanner tool (if appropriate). Please read the documentation
which came with this software (README, FAQ, manpages).