Fórum Debian
economia de baterias - 3 OS e 3 valores diferentes - Versão para Impressão

+- Fórum Debian (http://www.forumdebian.com.br)
+-- Fórum: Debian (/forum-4.html)
+--- Fórum: Notebooks (/forum-16.html)
+--- Tópico: economia de baterias - 3 OS e 3 valores diferentes (/thread-696.html)

economia de baterias - 3 OS e 3 valores diferentes - RicKen - 20/11/2010 10:55

Olá pessoal,
tenho um notebook Itautec InfoWay W7415+SS Librix, com processador intel Core 2 duo t6600, e 4GB ram. Ele veio com o sistema operaional Librix, um OS (sistema operaional) interessante, até bem configurado, porém como estou acostumado com o Debian instalei-o junto com o Ubuntu LST 10.04. A minha dúvida é com relação ao gerenciamento de energia. O Librix, quando ocioso, consome em torno de 14W de energia. O Debian, quando ocioso, consome 11,5W. O Ubuntu, quando ocioso, consome menos de 10W. Inicialmente ache que o problema dessa disparidade de consumo tivesse haver com o kernel, visto que o kernel do Librix e do Debian são mais antigo.. (Librix 3.2 e Debian 5.0, com kernel 2.6.27 e 2.6.26 respectivaente, contra o kernel 2.6.32 do Ubunto. - A configuração do gerenciamento de energia estão iguais nos 3 OS) Então recompilei o kernel do Debian para 2.6.35 (com o ".config" do Ubuntu), mas para minha surpresa o consumo de energia continua em torno de 11,5W. Alguém tem alguma idéia do que eu posso fazer para o consumo de energia do Debian chegue próximo do Ubuntu?

Re: economia de baterias - 3 OS e 3 valores diferentes - dmatrix - 20/11/2010 13:14

primeiramente diga como está fazendo para medir o consumo.