Fórum Debian
Pacotes de Instalação existe algo semelhante a PBI ou MSI? - Versão para Impressão

+- Fórum Debian (http://www.forumdebian.com.br)
+-- Fórum: Debian (/forum-4.html)
+--- Fórum: Software (/forum-14.html)
+--- Tópico: Pacotes de Instalação existe algo semelhante a PBI ou MSI? (/thread-7976.html)

Pacotes de Instalação existe algo semelhante a PBI ou MSI? - darkchet - 20/11/2007 16:08

Olá,

Esta é a minha primeira postagem aqui no fórum.

Bem, o apt é um ótima ferramenta, permitindo instalar entre cerca de 20 mil pacotes no Debian, isso muita gente deve saber. Só que o apt é bom só para quem tem conexão a internet em casa, mesmo que discada. Quem não tem conexão em casa tem que ir em alguma lan house, no colégio, faculdade ou casa de um amigo para baixar os pacotes que necessita, salvá-los na pen drive e levá-los para casa e instalá-los usando o dpkg. Isso é razoável quando já temos as dependência do pacote questão instalados em nosso pc sem internet. Mas e quando são muitas as dependências e temos que buscá-las uma a uma? É um saco fazer isso!

Seria bom algo que fosse semelhante ao sistema de instalação do PC-BSD, uma versão do BSD voltada para desktops. Você pode instalar usando o ports mesmo, ou se quiser pode ir atrás de pacotes PBI, que são arquivos semelhantes aos executáveis de instalação de programas no Windows ou aos pacotes MSI. Pois bem, o arquivo PBI vem com todas as dependências do programa em questão dentro do arquivo PBI, não sendo necessário procurar mais nenhuma dependência. Se você quer instalar o XMMS por exemplo basta baixar o pacote relativo e ele num site de PBI, clicar no arquivo que se abrirá um instalador semelhante aos que temos no Windows. É só ir dando algo do tipo Next-Next-Finish e pronto, o XMMS está instalado.

Fiz todo esse discurso para saber: há algo parecido no Debian? Estou usando ele e não tenho internet em casa. Ter que buscar todas as dependências dá muito trabalho e perco muito tempo, no qual poderia estar fazendo outra coisa.

- dmatrix - 21/11/2007 01:05

Olá, me parece que no seu caso existe um modo de baixar o pacote e suas dependencias para posterior instalação, no caso se vc tivesse pelo menos configurado a internet discada coletaria os pacotes e baixaria em outro micro para instalar neste aí. Mas vc pode por tentar o seguinte em um pc com linux:
#apt-get -qq --print-uris install apache >> apache_e_dependencias.txt
vai gerar um arquivo com as Url dos pacotes é só fazer um for e filtrar as linhas e depois com o wget pega direto tudo.

- darkchet - 21/11/2007 13:45

Olá,

Valeu pela ajuda dmatrix, vou tentar fazer isto.

Darkchet