Fórum Debian
Quero que o debian inicia modo texo..nao com grafico - Versão para Impressão

+- Fórum Debian (http://www.forumdebian.com.br)
+-- Fórum: Debian (/forum-4.html)
+--- Fórum: Ambiente Gráfico (/forum-19.html)
+--- Tópico: Quero que o debian inicia modo texo..nao com grafico (/thread-9381.html)

Quero que o debian inicia modo texo..nao com grafico - pardall - 15/07/2007 02:51

bom galera..ja dei uma lida ai no forum e nao consegui encontra resposta ainda,,gostaria q o systema reiniace modo texto.....ele ja esta entrando com gnome...so novato no debian...espero q alguem possa ajuda.....

apt-get install rcconf

testei esse comando, nao deu em nada

se alguem puder ajuda agradeco des de ja

Por favor saboya nao me vem com suas piadinhas sem graca aq

- duke - 15/07/2007 06:47

pardall,
como root edite o seguinte arq:

#vi /etc/inittab
procure a linha
id:5:initdefault:
ond tem o numero 5 troque por 3
salve e de um reboot.

- Psycopata - 17/07/2007 14:39

Pardal, entra na pasta /etc/rc3.d e apaga o link que chama do GDM.

Daí, no /boot/grub/menu.list, replique a linha que chama o debian de forma normal, ctrl+C ctrl+V mesmo. Só, que nesse segundo, vc adiciona ao fim da linha o número 3.

Ah, em title (ou label) coloque que esse é o modo texto.

quando vc reiniciar o computador vc ter as duas opções no grub. O primeiro entra em modo gráfico e o segundo em modo texto.
Eu fiz isso aki em casa.

O que o duke falou não funciona no Debian pq algum esperto resolveu que o debian não precisa iniciar em modo texto. Daí as distros Debian se seus filhos (ubuntu) não iniciam em modo texto se não apagar o link do GDM

- pardall - 17/07/2007 15:32

vlw galera......resolvido =)

id:5:initdefault: o meu tava 2.....botei 1 fiko em ingles....mais nao caregava o gnome na inicializacao...... vlw a dika galera.... by

- Ricardo - 19/07/2007 00:44

Basta que no ato da instalação do sistema operacional, você não marque a opção ambiente desktop.

Porem se você pretende usar, mais só não quer que ela seja iniciada. Pode fazer como eu fiz, retirei o script de inicialização da interface gráfica chamado "gdm", que fica em /etc/init.d/ e coloquei em um diretório de minha preferência, assim quando quero inicia-la, vou no diretório onde o script esta e uso apenas "gdm start".

Espero que isso possa ajudar, e me desculpem se falei algo errado!

- rof20004 - 11/09/2007 17:31

meu irmão...bem simples e à moda Debian....

entra na pasta /etc/init.d/

lá digita isso aqui....é bem melhor!

update-rc gdm remove

ele vai remover o script de todos os RC's

se quiser de volta é so

update-rc gdm (rapaz, agora eu não lembro, faz um tempão que eu não faço isso...dalhe update-rc -help)

Ah...e não esquece de lembra o numero de inicialização pra cada rc onde fica o GDM....

- eliasdiniz - 11/09/2007 23:52

poderia ter usado o rcconf, depois de instala-lo basta executar e desmarcar a opção GDM.

RE: - pardall - 13/03/2013 15:08

(11/09/2007 23:52)eliasdiniz Escreveu:  poderia ter usado o rcconf, depois de instala-lo basta executar e desmarcar a opção GDM.

é uso ele agora Alegre

RE: Quero que o debian inicia modo texo..nao com grafico - caveira - 13/03/2013 19:34

afff.. nada contra... mas depois de 5 anos responde?? rsrs

eu instalo a versão NetInstall. aí incremento o q preciso.