Fórum Debian
Como configurar teclado US-Internacional no DSL? - Versão para Impressão

+- Fórum Debian (http://www.forumdebian.com.br)
+-- Fórum: Outras Distros (/forum-6.html)
+--- Fórum: Damn Small Linux (/forum-38.html)
+--- Tópico: Como configurar teclado US-Internacional no DSL? (/thread-9397.html)

Como configurar teclado US-Internacional no DSL? - ATBoechat - 13/07/2007 17:07

Ol'a pessoal:
Estou tentando usar o DSL numa m'aquina virtual vmwareplayer, dentro de um host winxp. Acontece que a configura'c~ao que uso no meu notebook Acer 3102 tem que ser a US-Internacional (us_intl), que n~ao aparece nas op'c~oes do DSL. Eu n~ao estou conseguindo descobrir ONDE e como configurar o meu teclado e se algu'em que trabalhe com o DSL puder me ajudar agrade'co desde j'a.
ATBoechat

- Rizada - 14/07/2007 22:14

Amigo, se vc sabe qual teclado vai ser usado entre no terminal com o comando:

Código:
dpkg-reconfigure xserver-xorg

E vai respondendo as perguntas q sao feitas, na hora q ele te perguntar sobre o seu teclado, provavelmente ele vai pedir pra detectar o layout automaticamente, mas com eu disse, se vc ja sabe qual o seu, é so indicar no xorg

- Rizada - 14/07/2007 22:23

Cara, eu tentei aqui no meu pra fazer um teste... veja se funciona com vc o comando:

Código:
setxkbmap -model pc104 -layout us -variant intl

Se funcionar volte a postar!

- ATBoechat - 15/07/2007 13:07

Amigo Rizada, obrigado por responder.

1- Quando dou o comando
dpkg-reconfigure xserver-xorg
recebo como resposta que o xserver-xorg n~ao est'a instalado. Tentei baix'a-lo com o
apt-get install xserver-xorg
e o pacote n~ao foi encontrado.

2- Quando dou o comando
setxkbmap -model pc104 -layout us -variant intl
recebo a resposta que
XKB extension not present on :0.0

ATBoechat

- Rizada - 15/07/2007 14:15

Hummm.. rapaz, eu usei o DSL a muiiiiito tempo atras, agora nao lembro se ele vem com o xorg nao... acho q nao funcionou por ele usar o xfree86 e nao o xorg...
Vou baixar o DSL aqui, e aproveito e testo ele com meu teclado q tb eh americano...

- ATBoechat - 15/07/2007 16:39

Beleza!!!!
Vou aguardar....

- ATBoechat - 10/08/2007 22:47

Caraca !!!!!!!!

A espera por aqui tá pior que nos aeroportos brasileiros !!! :shock:

- Rizada - 16/08/2007 16:26

Po mano, tava bastante ocupado esse fim de mes aqui no trampo! desculpe pela demora....

Digita ai no terminal o comando:

loadkeys -d (ele deixa o seu teclado com o layout padrao (default) em US. ou digita loadkeys --help pra ver mais funcoes....

- ATBoechat - 16/08/2007 19:38

Valeu Rizada,
vou tentar aqui e ver o que consigo.

- LVRennus - 08/09/2007 13:20

Se não me engano vc tem que rodar o arquivo xsetup.sh...durante o setup uma das perguntas é qual o Layout do teclado q vc quer usar... e so vc colocar "US" e pronto... vou ver aqui diretinho e volto a postar

- ATBoechat - 08/09/2007 13:48

Ok LVRennus, mas ele já me disponibiliza o US por padrão, enquanto que o meu teclado é US-Internacional. Aguardo suas sugestões.

Alterar Layout de entrada do Teclado no Debian Etch 4.0 - alexandrequadros - 27/12/2007 14:14

Rizada Escreveu:Po mano, tava bastante ocupado esse fim de mes aqui no trampo! desculpe pela demora....

Digita ai no terminal o comando:

loadkeys -d (ele deixa o seu teclado com o layout padrao (default) em US. ou digita loadkeys --help pra ver mais funcoes....

Muito obrigado! simples e funcionou