Fórum Debian
Imprimindo do Linux no Windows 2 - Versão para Impressão

+- Fórum Debian (http://www.forumdebian.com.br)
+-- Fórum: Debian (/forum-4.html)
+--- Fórum: Redes (/forum-17.html)
+--- Tópico: Imprimindo do Linux no Windows 2 (/thread-9549.html)

Páginas: 1 2

Imprimindo do Linux no Windows 2 - dbsb - 29/06/2007 20:24

Pessoal,

Nao consigo imprimir do debian 4 numa impressora q esta instalada num micro rodando o xp.
Configurei a impressora (hp deskjet 3920, instalada num micro com xp e compartilhada) atraves da opcao Printing (Menu Desktop/Administracao/Printing) e coloquei - impressora de rede, Impressora windows (smb), coloco o nome da maquina e vejo a impressora compartilhada; escolho o driver e clico em aplicar. No cups aparece:
Device URI: smb://MICRO/Impressora (onde MICRO é o nome da maquina q ta com windows e Impressora é o nome do compartilhamento, ja coloquei com o ip tb). Mandei imprimir uma pagina de teste. Fica mostrando o job, demora um pouco e ele sai, mas nao imprime.
Ja rodei aptitude install gs-esp foomatic-db-engine foomatic-db-hpijs printconf.
Ja escolhi um driver generico PostScript, PCL5, PCL6 e nada.
Nas permissoes da impressoras esta para Todos imprimir.
No firewall abri a porta 631.
Alguem sabe como resolvo isso?
Obs.: nesse mesmo micro q tem o debian tb tem o xp e consigo imprimir normal (a rede ta ok).

- dmatrix - 30/06/2007 15:20

Olá, Daniela, veja se seguindo os passos deste wiki consegue detectar a impressora na rede:
http://wiki.forumdebian.com.br/index.ph ... mpressoras
ou instalar ela.

- dbsb - 01/07/2007 14:20

Oi!
Ja tentei instalar pelo tuto desse wiki, mas nao foi. Como a impressora esta instalada no windows, só rodei: # aptitude install smbclient. Nao rodei os 3 primeiros comandos q tem na pagina. Será q precisa rodar?
Fiz como ta falando la, só q como é imp de rede, fui em "informar conexao manualmente". Aí coloquei: smb//<ip_do_micro_onde_esta_impressora>/compartilhamento (ex.: smb://192.168.0.1/impressora). Ja troquei ate o driver e nao funcionou. :-(

- dmatrix - 01/07/2007 16:45

ok Daniela precisava me certificar que tinha os pacotes minimos instalados, agora preciso saber do lado do windows xp se está tudo certo, parece que em relação ao compartilhamento da impressora está tudo ok conforme descrição acima, agora preciso saber se instalou o serviço de suporte a impressão Unix no xp, tem isso instalado?
Caso não tenha certeza abra o Painel de Controle vá em "Adicionar ou remover programas" selecione "Adicionar ou remover componentes Windows". Depois selecione "Outros serviços de arquivos e impressão de rede" e clique em Detalhes. Veja aí se está assinalado a opção "Serviços de impressão para Unix" , senão marque para instalar e confirme. Feito isso verifique se o serviço está sendo inicializado ao ligar a maquina, em "Ferramentas Administrativas" abra "Serviços (Local)" e encontre a serviço "Servidor de impressão TCP/IP" e veja se está como inicialização automática. Caso não dê dois clicks sobre este serviço e mude para inicialização Automática e click OK. Reinicialize o XP e faça novos teste de impressão utilizando os drivers mais apropriados para essa impressora no linux.

- dbsb - 02/07/2007 09:55

Instalei o serviço de suporte a impressão Unix no xp. Coloquei pra iniciar automaticamente. Reiniciei o xp. O servico ta rodando. Mandei uma impressao do Linux. A impressora saculeja, como se fosse imprimir, mas nao imprime. No gerenciador de impressao do xp aparece o job.
Nome do documento: Documento de nivel inferior remoto
Status: imprimindo
Proprietario: Convidado

Nas permissoes do xp esta "Imprimir" para o grupo todos. De qq forma, adicionei o usuario "convidado" e dei permissao de imprimir. Mesmo assim nao imprime, o trabalho fica "preso".
Obs.: Depois q instalei o servico no xp, percebi q qdo vou instalar a impressora no debian (Desktop/Administracao/Printing) - impressora de rede/impressora windows (smb), onde tem "maquina" nao aparece mais o nome do micro windows. Tenho q digitar tudo na mao grande.

- dmatrix - 02/07/2007 21:17

tá parecendo driver incorreto agora, o driver apropriado para esse modelo é o hpijs, todos casos verifique se quando no linux está instalando a impressora, está informando o usuário convidado sem senha e no windows xp a conta convidado (guest) está ativa.

- dbsb - 03/07/2007 11:16

A conta convidado estava desativada no windows. Ativei-a. O driver q to colocando eh HP DeskJet 3920 Foomatic/hpijs (recommended) - HPLIP 1.6.10.
Instalei com o usuario convidado (sem senha). Mandei imprimir pag. teste. A impressora faz q vai imprimir, mas nao imprime. Fica o job no gerenciador de impressao do windows, com status imprimindo, proprietario Convidado e nada. Mando excluir e nao sai, fica - Excluindo... Soh sai qdo tiro e coloco o cabo de força da impressora.
Qdo fui instalar a impressora no debian, coloquei tb usuario e senha do xp q tem privilegio de adm. Mesma coisa. Engraçado q a impressora saculeja, os cartuchos se movimentam, como se fosse imprimir, mas nada. será q eh mais alguma config q tem q fazer no windows?

- exercito - 03/07/2007 22:50

Boa noite pessoal, quero deixar minha experiência com esse tipo de problema e com essa mesma impressora. Basta seguir os passos abaixo. Boa sorte!

Baixe o driver aqui:
http://openprinting.org/ppd-o-matic.cgi ... 920&show=0

faça esses outros 2 downloads:

http://www.linuxprinting.org/download.c ... rip&show=0
http://www.linux-foundation.org/en/Open ... cGSWrapper

depois isso:

cd /usr/bin
wget http://www.linuxprinting.org/foomatic-rip
wget http://www.linuxprinting.org/foomatic-gswrapper
chmod 755 foomatic-rip foomatic-gswrapper
ln -s /usr/bin/foomatic-rip /usr/lib/cups/filter/foomatic-rip

Feito isso vamos para o cups:

apt-get install cups *

/etc/init.d/cupsd restart

abra o browser e digite "localhost 631" e ali vc já pode adicionar sua impressora... lembrando que para isso ela deverá estar na sua máquina Linux Debian. Fazendo-a funcionar... é só colocar na Ruindows e sorrir...
Um abraço!

- dbsb - 04/07/2007 17:51

Exercito

Obrigada pela contribuicao!
Se eu conectar a impressora no micro com linux, ela eh detectada e consigo instalar e imprimir nela normalmente (ou seja, o driver q tem no debian ta ok). Mesmo assim precisa baixar os drivers q vc falou?
Outra coisa: o comando apt-get install cups * eh pra instalar o cups, nao eh? Preciso roda-lo mesmo estando com o cups ja instalado e funcionando normalmente?

- exercito - 04/07/2007 18:49

Bom, se o CUPS tá funcionando não precisa, a não ser que vc queira atualizar ou acrescentar algum pacote, já que pode estar faltando algum na sua distro, depois de uma instalação básica... quanto aos drivers eu useis esses que te passei e funfou na boa.
Apenas apresentei uma solução que para mim funcionou...
Caso resolva poste a solução para quem sabe ajudarmos outros.
Um abraço e boa sorte.

- dmatrix - 04/07/2007 22:16

Daniela, estou tentando descobrir uma solução, me parece que existe algo afetando a impressão quando utilizando o XP com SP2, parece que no XP/SP1 funciona normal.

- dbsb - 06/07/2007 11:25

Será q nao tem a ver com configuracao de rpc (chamada de procedimento remoto) no windows? No meu trabalho anterior, um colega nao conseguia fazer com q um scanner de uma multinfuncional funcionasse no win xp sp2. Precisou fazer uma configuracao no rpc, mas nao sei como foi feito.
Exercito, qdo acesso o site

http://openprinting.org/ppd-o-matic.cgi ... 920&show=0

nao aparece nenhum link pra eu baixar o driver. No http://www.linuxprinting.org/download.c ... rip&show=0 tambem. Caso eu consiga, eh pra baixar em q pasta?

- dmatrix - 10/07/2007 19:22

Vamos lá, retornando ao tópico, vamos ver se o problema seria a impressão bidirecional que está habilitada.
Primeiro pare o serviço de impressão no XP
vá até a pasta C:\WINDOWS\system32\spool\PRINTERS
veja se existe arquivos com as extensões .shd e .spl
veja tb se a descrição dos mesmo apresenta-se como "Shockwave Splash " se sim vamos apagar essa associação no registro, antes apague esses arquivos
Abra o regedit e localize a chave da associação do Shockwave, procure no HKEY classes ROOT por .spl
selecione e apague esta chave.
Agora vá até a chave: "HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Print\Environments\Windows NT x86\Drivers\Version-3\hp deskjet 3920 series"
a chave "Version-" pode ser diferente aí, aqui eu localize uma hp 3550.
faça um backup desta chave exportando do-a para algum lugar aí no hd.
localize a chave "Monitor" edite ela anote o valor aqui estava com "hpzsnt9" e apague o valor
faça o mesmo com a chave "Dependent Files" mas só onde tem a linha do mesmo arquivo "hpzsnt9.dll"
saia do regedit
Vá até a pasta "C:\WINDOWS\system32\spool\drivers\w32x86\hp deskjet_3920_series7216" e renomeie o arquivo "hpzsnt9.dll" para "hpzsnt9.bak"
faça o mesmo em "C:\WINDOWS\system32\spool\drivers\w32x86\3"
Agora inicialize o serviço de impressão ( se necessário reinicialize o pc) e faça o teste se imprime do Linux.

- dbsb - 10/07/2007 21:00

Cara!!! Vc é bom mesmo!! Deu certo!! Ninguem tinha conseguido. Mto obrigada mesmo pelo empenho! Nooooossa!
Pensei q nao ia dar certo pq o valor q tava para a chave "Monitor" era "LIDIL Language Monitor" e nao algo tipo hpzsnt9, como vc falou. Entao nao apaguei a dll em "Dependent Files" e nem renomei-a em C:\WINDOWS\system32\spool\drivers\w32x86\hp deskjet_3920_series7216. Mas o resto fiz tudo, reiniciei o servico de impressao (nem precisou reiniciar o micro), mandei uma pagina de teste pelo cups e tb enviei uma impressao em pdf. Tudo joia! Vc é fera mesmo!! Só por curiosidade, o q é "impressao bidirecionada"?

- dmatrix - 10/07/2007 21:22

bom entendo que impressão bidirecional (tinha escrito errado) é quando a cabeça de impressão imprime as linhas tanto quando ela vai da esquerda para direito e na volta imprime a linha seguinte não perdendo tempo. Citei a desabilitação deste suporte porque depois que executei os passos descrito acima, essa opções nas propriedades da impressora ficou desabilita e inibida. Acho que não foi coincidência visto que existem documentos no KB da microsoft que descreve mais ou menos esse problema com as HPs:
http://support.microsoft.com/?scid=kb%3 ... 0&x=4&y=14