Configurar roteamento no debian
|
13/11/2009, 14:47
Resposta: #16
|
|||
|
|||
Re: Configurar roteamento no debian
Acho que minha mensagem foi moderada, dhclient eth0 down e dhcliente eth0 up não existem.
Lucas Saliés Brum site | blog | telegram | medium | vk | twitter | github | .share |
|||
14/11/2009, 12:50
Resposta: #17
|
|||
|
|||
Olha, creio que não haja nenhum erro de roteamento, mas a melhor documentação é a manpage do comando route...
|
|||
14/11/2009, 12:52
Resposta: #18
|
|||
|
|||
Citar:Acho que minha mensagem foi moderada As duas mensagens foram moderadas, o objetivo do Fórum é ajudar uns aos outros, caso não concorde com alguma pergunta, responda de forma correta ou simplismente não responda ![]() |
|||
14/11/2009, 18:10
Resposta: #19
|
|||
|
|||
fdcdsp Escreveu:Ainda, acredito que haja algum erro na tabela de roteamento. Onde acho um tutorial que me explique o que é cada coluna e como o protocolo faz a leitura das informações nela? Código: man interfaces Cole seu arquivo /etc/network/interfaces que todos nós vamos ajudar, a solução não é difícil, mas sem ver o que tem nesse arquivo fica impossível ajudar e/ou ver onde você errou. Abraço. P.S.: spikey, desculpa responder na sua frente. Lucas Saliés Brum site | blog | telegram | medium | vk | twitter | github | .share |
|||
26/11/2009, 16:35
Resposta: #20
|
|||
|
|||
Caro Spikey,
consegui algum progresso, já consigo pingar de qualquer interface da rede interna (ligada a eth1 do roteador) para a eth0 do roteador e recebo resposta positiva. Ainda não consigo pingar das interfaces internas para o modem adsl. Um outro problema, quando utilizo a eth0 para pingar as interfaces internas, recebo uma mensgem de erro: rede inalcansável. Por ocasião do teste anterior, observei que a eth0 utiliza um ip roteável (troca seu IP de rede privada) para fazer o ping para as interfaces da rede interna, por quê? Acho que por isso ela não enxerga as interfaces internas. Para conseguir esse pequeno progresso refiz todas as configurações da rede. |
|||
26/11/2009, 16:48
Resposta: #21
|
|||
|
|||
Caro Sistemático,
o arquivo que vc me pediu: # This file describes the network interfaces available on your system # and how to activate them. For more information, see interfaces(5). # The loopback network interface auto lo iface lo inet loopback address 127.0.0.1 netmask 255.0.0.0 # The primary network interface allow-hotplug eth0 iface eth0 inet dhcp # Interface secundária de rede (rede interna) auto eth1 iface eth1 inet static address 192.168.100.1 net 192.168.100.0 #Endereço de rede netmask 255.255.255.0 gateway 192.168.100.1 |
|||
26/11/2009, 23:34
Resposta: #22
|
|||
|
|||
Código: net 192.168.100.0 #Endereço de rede Código: address 127.0.0.1 Citar:consegui algum progresso, já consigo pingar de qualquer interface da rede interna (ligada a eth1 do roteador) para a eth0 do roteador e recebo resposta positiva.eth1 do roteador para eth0 do roteador? Você quer pingar de uma interface para a outra dentro da mesma máquina? Citar:Ainda não consigo pingar das interfaces internas para o modem adsl.Como assim? Se eu fosse você tentaria pingar um site qualquer como o Google, não o modem. Desculpe, mas eu realmente não entendi o que você quer fazer, e o que não funciona. Abraço. Lucas Saliés Brum site | blog | telegram | medium | vk | twitter | github | .share |
|||
27/11/2009, 07:46
Resposta: #23
|
|||
|
|||
Pode verificar o próprio man do comando, ele explica bem isso. tente pingar da seuinte forma, por exemplo, para pingar a eth0 através da eth1:
Código: ping -I 192.168.1.1 200.200.200.200 Onde eth1 192.168.1.1 e eth0 200.200.200.200 |
|||
27/11/2009, 09:07
Resposta: #24
|
|||
|
|||
Caro Spikey,
o teste de ping obteve sucesso, da forma ecrita por vc. Estava digitando o seguinte comando: ping -c4 -I eth1 192.168.254.x (x é número de host atribuído por dhcp), mas não obtinha sucesso, por quê? Os comando não são equivalentes? Abraço. |
|||
27/11/2009, 09:20
Resposta: #25
|
|||
|
|||
Caro Sistemático,
fiz as correções e os ajustes sugeridos por vc. A idéia em pingar de uma interface à outra, corrija-me se estiver errado, era para testar se a comunicação fluia em ambos os sentidos. Antes, existia uma outra máquina que rodava o Suse e esse tipo de teste era possível, mas não nos preocupemos com isso a orientação dada pelo Spikey produziu o resultado esperado. Desculpe-me por eu não ter sido claro, vou melhorar agora. minha estrutura é a seguinte: modem adsl, ligado ao roteador local pela interface eth0 (endereço atribuído por dhcp); roteador ligado à rede interna pela interface eth1 (endereço estático). Finalidade do roteador prover acesso à internet das máquinas da rede interna. Em que ponto nos encontramos hoje: consigo pingar de uma máquina da rede interna para qualquer uma das interfaces do rotedor; qualquer ping para além da interface do rotedor eth0 é perdido. É isso que falta corrigir. Espro que tenha melhorado, aguardo orientações. Enquanto isso estou lendo dia e noite em busca de respostas. rsrsrsrsrs Abraço. |
|||
28/11/2009, 00:33
Resposta: #26
|
|||
|
|||
Como eu disse na 4ª mensagem, cole seu /etc/sysctl.conf
Acho que precisa habilitar o mascaramento no iptables, senão não vai funcionar. Código: iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE Lucas Saliés Brum site | blog | telegram | medium | vk | twitter | github | .share |
|||
28/11/2009, 01:46
Resposta: #27
|
|||
|
|||
Que bom que funcionou a questão do ping, creio que isso é porque as outras interfaces não conhecem a que está tentando pingar, ou seja, você especifica com -I a saída...
|
|||
29/11/2009, 10:17
Resposta: #28
|
|||
|
|||
Caro Sistemático
segue cópia do sysctl.conf # # /etc/sysctl.conf - Configuration file for setting system variables # See /etc/sysctl.d/ for additonal system variables # See sysctl.conf (5) for information. # #kernel.domainname = example.com # Uncomment the following to stop low-level messages on console #kernel.printk = 4 4 1 7 ##############################################################3 # Functions previously found in netbase # # Uncomment the next two lines to enable Spoof protection (reverse-path filter) # Turn on Source Address Verification in all interfaces to # prevent some spoofing attacks #net.ipv4.conf.default.rp_filter=1 #net.ipv4.conf.all.rp_filter=1 # Uncomment the next line to enable TCP/IP SYN cookies # This disables TCP Window Scaling (http://lkml.org/lkml/2008/2/5/167), # and is not recommended. #net.ipv4.tcp_syncookies=1 # Uncomment the next line to enable packet forwarding for IPv4 net.ipv4.ip_forward=1 # Uncomment the next line to enable packet forwarding for IPv6 #net.ipv6.conf.all.forwarding=1 ################################################################### # Additional settings - these settings can improve the network # security of the host and prevent against some network attacks # including spoofing attacks and man in the middle attacks through # redirection. Some network environments, however, require that these # settings are disabled so review and enable them as needed. # # Ignore ICMP broadcasts #net.ipv4.icmp_echo_ignore_broadcasts = 1 # # Ignore bogus ICMP errors #net.ipv4.icmp_ignore_bogus_error_responses = 1 # # Do not accept ICMP redirects (prevent MITM attacks) #net.ipv4.conf.all.accept_redirects = 0 #net.ipv6.conf.all.accept_redirects = 0 # _or_ # Accept ICMP redirects only for gateways listed in our default # gateway list (enabled by default) # net.ipv4.conf.all.secure_redirects = 1 # # Do not send ICMP redirects (we are not a router) #net.ipv4.conf.all.send_redirects = 0 # # Do not accept IP source route packets (we are not a router) #net.ipv4.conf.all.accept_source_route = 0 #net.ipv6.conf.all.accept_source_route = 0 # # Log Martian Packets #net.ipv4.conf.all.log_martians = 1 # # The contents of /proc/<pid>/maps and smaps files are only visible to # readers that are allowed to ptrace() the process # kernel.maps_protect = 1 ..................................................fim do arquivo...................................... Executei o comando sugerido do iptables e mesmo assim ainda não funcionou. Estou lendo um artigo sobre o iptables e acho que vc acertou, está faltando apenas o mascaramento de ip. Caso consiga algum progresso posto aqui. Abraço. |
|||
29/11/2009, 10:20
Resposta: #29
|
|||
|
|||
Caro Spikey,
continuo na luta e obrigado até o momento. Postei o conteúdo do sysctl.conf que o Sistemático me pediu. Pediria que vc desse uma olhada na mensagem. Abraço. |
|||
30/11/2009, 07:24
Resposta: #30
|
|||
|
|||
A questão de pingar funcionou? Agora falta somente navegar? Não entendi muito bem...
|
|||
« Anteriores | Seguintes »
|
Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes