Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Reinstalei Win2k + 1 HD perdi ubuntu-grub (eh restauravel ?)
07/01/2007, 21:50
Resposta: #1
Reinstalei Win2k + 1 HD perdi ubuntu-grub (eh restauravel ?)
chinaaski_ Escreveu:De um boot pelo CD de instalaçao do debian e monte a partição root em algum lugar:

#mount /dev/hdaX /mnt

manda um chroot:

#chroot /mnt

e depois um grub-install:

#grub-install /dev/hda

Existe uma forma de iniciar o kernel da partição root pelo cd, mas nao lembro como é. Se quiser pesquisar, ou se alguem souber.

ljulio Escreveu:É o mesmo procedimento descrito acima, vc monta a partição onde esta o linux que vc quer recuperar de depois de montado chroot no local onde vc o montou e grub-install /dev/hda

Perdi a placa mae, arrumei outro pc mais caidinho que eu tinha ubuntu + Win_ME (muito instavel) troquei o Win_ME pelo Win_2000 adicionei o HD do outro computador que acabei de perder (antigas particoes C , D e E Todas Fat32) e perdi o grub (creio que so). Ficou assim, visto pelo windows:
C, D e F (todas Fat32 (F com Win_98 para um scanner) em hda + particao ubuntu com swap) e D e G (no HD que era do computador (hdb) perdido - Fat 32)
Resumindo isso; hda (Win_2000, Win_98 e ubuntu e o outro e todas as outras particoes, para guardar arquivos e algumas ja cheias(fat32)

Verifiquei esse topico antigo e fiquei com varias duvidas:
1 - Utilizo qual dos CD's? ubuntu live, kurumin 4.1, dansmall ou debian cdd
2 - Monto a particao no hda, onde estava(a) o ubuntu;
Nao lembro qual seria essa particao. Existe alguma forma ou aplicativo para confirmar?
3 - "chroot" no local onde vc montou. - Nao entendi essa parte!!

Sera que vou conseguir restaurar? Grato pela ajuda.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
07/01/2007, 22:34
Resposta: #2

Então vamos por partes:
1) Vc pode usar qualquer LiveCD normalmente todos funcionam

2)Sim vc precisa montar a partição onde esta o seu sistema, para verificar vc pode usar o cfdisk por padrão ele vai mostra o hda, mas se seu sistema não estiver no hda vc pode usar o cfdisk /dev/hdb ou onde ele estiver.

3)Sim vc da um chroot onde vc montou, por exemplo, vamos supor que eu monte meu sistema que esta em hda2 em /mnt/linux ai o chroot seria em linux chroot linux, ai depois é só executar o grub-install /dev/hda e deve funcionar.

Espero ter sido claro o suficiente, qualquer coisa volte a postar, tem um artigo sobre isso no nosso wiki também, seria legal vc dar uma olhada lá:

http://wiki.forumdebian.com.br/index.php/Gestor_de_Boot

Visite também o Nosso Wiki
WikiForumdebian

--
"In a World without Walls and Fences, who needs Windows and Gates? -
Think different. -Think Linux."
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
08/01/2007, 11:32
Resposta: #3

"3) Sim vc da um chroot onde vc montou, por exemplo, vamos supor que eu monte meu sistema que esta em hda2 em /mnt/linux ai o chroot seria em linux chroot linux, ai depois é só executar o grub-install /dev/hda e deve funcionar."

Ok, ljulio, este item 3 ainda nao saquei muito bem... um chroot onde eu montei... quer dizer no HD do computador e nao o LiveCD, por default todo linux eh instalado em um diretorio nomeado linux?
isso seria como se fosse uma marca de redirecionamento; para quando eu de o grub-install /dev/hda ele esteja direcionado para o HD no diretorio do linux?

bem, logo mais vou tentar e posto aqui o que deu. Valeu.
08/01/2007, 11:48
Resposta: #4

O que faz este comando chroot ?

Elieser Carlos Topassi
Analista de Sistemas, Consultor
Bacharelando em Ciências da Computação

UNESP - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"
São José do Rio Preto, SP
Porque Deus escolheu as coisas Loucas deste mundo para confundir as Sábias... e as Fracas para envergonhar as Fortes... (1Co 1:27)
08/01/2007, 20:24
Resposta: #5

Ola pessoal. Acho que a coisa esta mais complicada que pensei. Bisbilhotei com o cfdisk e o cfdisk /dev/hdb. Os resultados foram os seguintes:
HD principal:(master neste PC que estou usando e que sera o unico PC)
hda1 - fat32 - Win_98 (primaria)
hda3 - fat32 - Win_2k (primaria)
hda5 - fat32 - Comum (logica)

HD que veio do computador que deu pau:(esta como slave atualmente)
hdb1 - fat32 - Com programas (tem o win_ME adormecido)
hdb5 - Linux ext2 (Logica)
hdb6 - fat32 - com arquivos (tem o Win_XP adormecido)
acusou ainda 9500MB livres no hdb.

agora estou na duvida se:

1- Sera que ainda tenho linux instalado ou se esta soh formatado?
2- Caso esteja instalado, veio do outro computador e la estava como master (hda). Vai funcionar nessa situacao nova e como hdb?
3- Caso seja so espaco formatado em linux ext2, se eu intalar o linux vai funcionar e vai reconhecer o Win_2k e o Win_98 no hda? ou sera que ele nao funcionara nessa condicao?
4- ou sera que o linux vai funcionar e ainda vai reconhecer e gerenciar todos eles (o 2K,o 98, o XP e o ME) ?
obs: Ja estou na duvida se eh o Debian, o Kurumin ou o Ubuntu que pode ou nao estar instalado no hdb5!!!

O que voces recomendam? Tem solucao?
08/01/2007, 20:57
Resposta: #6

Amigão, o chroot serve para mudar o diretório raiz do sistema.

Eu gosto de você ! Conte comigo.
08/01/2007, 21:06
Resposta: #7

Citar:De um boot pelo CD de instalaçao do debian e monte a partição root em algum lugar:

//Montou /dev/hdxx em /mnt. Agora /mnt tem o raiz do sistema que estava em hdxx
#mount /dev/hdxx /mnt

manda um chroot:
//Agora, o seu terminal passará a entender que a raiz do sistema de /dev/hdxx é o raiz do sistema que está rodando
#chroot /mnt

e depois um grub-install:
//Reinstala ba mbr o grub
#grub-install /dev/hda
souber.

Pronto...Comentei o código que gerou a sua dúvida para facilitar o entendimento.
;-)

Eu gosto de você ! Conte comigo.
10/01/2007, 15:19
Resposta: #8

Valeu.
Tentei restaurar, nao consegui, reformatei hdb5, criei outro swap e instalei o ubuntu. deu uma 'zebra"com a instalacao do firefox2, nao consegui por o java, alias pus o java, fiz o atalho na pasta "internet" soh que quando vou executar vem a mensagem que nao tenho permissao, ja fiz a permissao varias vezes e de varias vezes mas ... nada. Por fim, desinstalei o mozilla-firefox que veio nele e hoje eh q vou verificar se era isso. Caso nao consiga ainda, vou refazer tudo, desde a instalacao do firefox2.

O pessoal la no wiki de instalacao do firefox2+java+Flash parece que sao da assembleia de Brasilia 9estao em recesso desde a semana de ano-novo !!! :lol: Ficou dificil.
10/01/2007, 18:11
Resposta: #9

7kk.il,
Obrigado pela explicação.

Elieser Carlos Topassi
Analista de Sistemas, Consultor
Bacharelando em Ciências da Computação

UNESP - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"
São José do Rio Preto, SP
Porque Deus escolheu as coisas Loucas deste mundo para confundir as Sábias... e as Fracas para envergonhar as Fortes... (1Co 1:27)
Responder 

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes

Entre em Contato | Fórum Debian | Voltar ao Topo | Voltar ao Conteúdo | Modo Leve (Arquivo) | Feeds RSS