Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
roteamento
10/10/2006, 20:13
Resposta: #1
roteamento
Eu creio que o meu problema ocorre devido a conceitos errados que tenho.
Mesmo lendo GDH,livros e documentação não obtive a resposta aos meus problemas. Então se alguem puder me ajudar eu agradeço.
Ai vai o problema:
Tenho um computador de acesso a internet com uma placa de rede eth0(estatico) e no arquivo ifcg-eth0:
Ip(a)
Mask(a)
Dns(a)
Gw(a)

E tudo funciona bem.
Vou adicionar mais uma placa de rede eth1 para ligar com outra rede(chamaremos de rede B), então Ip(b),Mask(b) e definir este computador domo roteador.
A placa eth1 se ligará a um HuB que terá todos os computadores da rede B.
Primeira pergunta. Todos os computadores da rede B deverão ter seus gateway definidos com o Ip(b)?
Segunda Pergunta:No arquivo icfg-eth1 além do Ip(b) e Mask(b) os endereços de Gateway e DNs deverão ser, respectivamente,os mesmos de Ip(a) e DNS(a)?
Terceira , após definir a tabela de roteamento só isto será suficiente para
os usuários da rede B acessarem a internet ou terei que definir um servidor proxy?
Obrigado e desculpem as perguntas bobas.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
10/10/2006, 23:40
Resposta: #2
Re: roteamento
Vou tentar responder, mas não sei se entendi corretamente, ok?

alex Escreveu:Primeira pergunta. Todos os computadores da rede B deverão ter seus gateway definidos com o Ip(b)?

Sim, se você quiser que a rede B veja a rede A (também deverá criar uma regra no iptables para esse roteamento).

alex Escreveu:Segunda Pergunta:No arquivo icfg-eth1 além do Ip(b) e Mask(b) os endereços de Gateway e DNs deverão ser, respectivamente,os mesmos de Ip(a) e DNS(a)?
Terceira , após definir a tabela de roteamento só isto será suficiente para
os usuários da rede B acessarem a internet ou terei que definir um servidor proxy?

Essa máquina que fará o roteamente entre A e B será aquela que estará conectada à internet? Você tem um servidor DNS interno ou está utilizando um externo?
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
11/10/2006, 00:10
Resposta: #3

Fernando disse:
<Essa máquina que fará o roteamente entre A e B será aquela que estará conectada à internet? Você tem um servidor DNS interno ou está utilizando um externo?>

Sim a maquina com eth0/eth1 deverá fazer o roteamento e o servidor DNS é
externo.
14/10/2006, 11:03
Resposta: #4

Amigos , já que não houve resposta ao meu problema de usar um computador como roteador eu gostaria de pedir que colocassem aqui algum exemplo de tabela route e os arquivos ifcfg- eth0 e eth1 de algum roteador que tenha funcionado com voces.
Obrigado
15/10/2006, 02:10
Resposta: #5

alex Escreveu:Sim a maquina com eth0/eth1 deverá fazer o roteamento e o servidor DNS é externo.

Bom primeiramente recomendaria a você que usasse o bind no seu roteador, assim todas as máquinas utilizariam ele como servidor dns (salvando banda).

Simplesmente um

Código:
apt-get install bind

Resolve e você já pode usar ele como servidor dns da sua rede.

Quanto ao roteamento, veja se isso vai te ajudar: http://www.vivaolinux.com.br/dicas/verD ... codigo=239

Qualquer dúvida, volte a postar.
16/10/2006, 17:21
Resposta: #6

e a minha terceirqa pergunta?
Só com o roteamento ativado eu consigo fazer que minhas maquinas acessem a internet ou não?
17/10/2006, 00:37
Resposta: #7

Bom, você tem duas opções, utilizar o Squid ou o Iptables.

Recomendo que você utilize o Squid pois ele fará cache e salvará bastante banda, veja aqui se te ajuda: http://www.vivaolinux.com.br/conf/verCo ... codigo=518

Caso deseje utilizar apenas iptables veja: http://wiki.forumdebian.com.br/index.ph ... n#Iptables
Responder 

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes

Entre em Contato | Fórum Debian | Voltar ao Topo | Voltar ao Conteúdo | Modo Leve (Arquivo) | Feeds RSS