Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Atalho de configuração de rede
27/09/2006, 11:24
Resposta: #1
Atalho de configuração de rede
Galera, temos uma rede aqui na empresa com +ou- 20 pc....a maioria com SO Linux, dist Debian.
Acontece que o cara que configurou os PC não tá trabalhando mais conosco, e existe um PC que tá com um atalho de configuração de rede....todos os dias é a maior canseira...
Tem um atalho na área de trabalho como o seguinte comando :
sudo netcardconfig
Quando clico nesse atalho, tenho que configurar a máscara de sub-rede, broadcast, gateway, dns....tenho que fazer isso todas as vezes que ligo o pc...
Tem como modificar isso, de forma que a cxonfiguração de rede fique salva e funncione?
Como desfazer desse atalho, sem prejudicar a rede para o PC?
onde edito?
Pq será que o cara fez esse atalho?
Obs.: Já configurei a rede da maneira padrão, mas quando desligo o pc, ele perde a configuração, e tenho que fazer tudo de novo...

Quem acredita, sempre alcança!

Regras para uma boa conduta no Fórum
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
27/09/2006, 20:36
Resposta: #2

Netcardconfig é uma ferramenta utilizada no kurumin, no debian há duas ferramentas gráfica que vc pode estar utilizando nos ambiente Gnome ou Kde
Instalando o pacote gnome-system-tools vc terá a ferramenta network-admin a outra não me lembro direito mas sempre uso network-admin.
caso mesmo configurando ao reinicializar não iniciar automatico, vá em /etc/network/interfaces edit esse arquivo como root e adicione uma linha com auto eth0
neste arquivo vc encontrará as configurações feitas na ferramenta network-admin.

"Na caixa dizia: Requer MS Windows ou superior, então eu instalei Debian/GNU
Linux!"

.
Antes de postar use a busca e veja o Wiki.
Busca do FD
Wiki do FD
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
28/09/2006, 16:34
Resposta: #3

ok, dmtraix...funcionou legal...tks..
perguntei a outro colega de trabalho a razão pela qual havia aquele atalho, e ele me disse que tinha uma outra placa, então ora o pc reconhecia eth0, ora ele reconhecia eth1...por isso eles fizeram um atalho para confirguração diária da rede.
Por acaso, se simplesmente ele tivesse comentado a linha do eth1, não iria restringir a configuração, e por conseguinte direcionar para eth0?
Será que funcionaria dessa forma?

28/09/2006, 16:59
Resposta: #4

marcelofelipe Escreveu:ok, dmtraix...funcionou legal...tks..
perguntei a outro colega de trabalho a razão pela qual havia aquele atalho, e ele me disse que tinha uma outra placa, então ora o pc reconhecia eth0, ora ele reconhecia eth1...por isso eles fizeram um atalho para confirguração diária da rede.
Por acaso, se simplesmente ele tivesse comentado a linha do eth1, não iria restringir a configuração, e por conseguinte direcionar para eth0?
Será que funcionaria dessa forma?

creio que o mais prático seria criar um script ativando um eth ou outro, mais ou menos assim:

sudo ifconfig eth0 down
sudo ifconfig eth1 up

e se quizesse inverter:

sudo ifconfig eth1 down
sudo ifconfig eth0 up

sendo que up ativa e down desativa, isso já depois de cadastrados os ips nas duas placas funcionaria.

[]s

"Na caixa dizia: Requer MS Windows ou superior, então eu instalei Debian/GNU
Linux!"

.
Antes de postar use a busca e veja o Wiki.
Busca do FD
Wiki do FD
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
03/10/2006, 11:40
Resposta: #5

Obrigado pelas dicas!

Responder 

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes

Entre em Contato | Fórum Debian | Voltar ao Topo | Voltar ao Conteúdo | Modo Leve (Arquivo) | Feeds RSS