Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
rede gigabit, como ir a full?
24/04/2011, 23:42
Resposta: #1
rede gigabit, como ir a full?
boa noite a todos, tenho um servidor ibm que é servidor de arquivos possui placa de rede gigabit, testei de outra maquina copiar um arquivo dela, esta maquina tbm possui gigabit, eu verifiquei a taxa de transferencia não passava de 30MB/s (megabytes por segundo) o switch tbm é gigabit logicamente os cabos são curtinhos, ta tudo certo não tinha nenhum processo a mais rodando em ambas as maquinas, eu quero saber porque estava dando apenas 30MB/s sendo que em uma rede gigabit a taxa teórica pode chegar até 128MB/s (1024Mbit/s / 8 = 128MB/s), em ambas as maquinas não estava sendo feito nenhum outro tipo de cópia, porque tanta diferença, 30MB/s é apenas um quarto do que teoricamente pode oferecer, eu entendo as perdas que se existe mas acredito que não chegue a este valor, eu tenho que habilitar alguma coisa pra poder mandar a full? tem alguma configuração no samba que tem que ser feito? alguem ja passou por isto? ou é assim mesmo? lembrando tbm no switch so tinha as duas maquinas ligadas, ou seja não era trafego de mais para o switch so tinha aquelas duas maquinas mesmo. se alguem puder me explicar, Grato des de já.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
25/04/2011, 20:29
Resposta: #2
RE: rede gigabit, como ir a full?
chegou a ver a velocidade máxima de ambos HD's? com o ioparm??
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
26/04/2011, 02:01
Resposta: #3
não testei cara, mas o servidor funciona em raid 10 (4 hds) e a maquina cliente é recem formatada, so instalei o linux nela pra testar esta copia mesmo acredito que não há nada que possa esta interferindo pois ela é SATA2 (300MBp/s) e a velocidade do sata 2 é bem superior da placa gigabit...
26/04/2011, 17:16
Resposta: #4
me enganei com o comando, é hdparm

Código:
# hdparm -t /dev/sda
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
03/05/2011, 10:07
Resposta: #5
Uma vez tive um problema com velocidade de transferencia de arquivos no Debian Lenny, era terrivel a velocidade, muito baixa. Tentei atualizar kernel e mais um monte de configurações que não deram certo, só obtive sucesso após reinstalar o Debian Lenny na máquina.

Tenta atualizar o kernel, e atualizar o sistema em geral. Mas antes faça o que o amigo acima disse, teste a velocidade de trsnferencia de dados do seu HD, em relação ao HD ser Sata II isso não quer dizer muita coisa caso ele esteja com problema para transferir os dados. O meu também era Sata II e a transferencia era ridicula devido a problemas com o meu Debian.
Dá um retorno ai, avisa se você já resolveu o problema e como resolveu.

Boa sorte ai.
03/05/2011, 11:31
Resposta: #6
ok, fiz os testes com o hdparm segue eles abaixo

no servidor antes de começar a copia
hdparm -t /dev/sda: media de 235 MB/s
hdparm -T /dev/sda: media de 7800 MB/s

no servidor durante a copia:
hdparm -t /dev/sda: media de 100 MB/s
hdparm -T /dev/sda: media de 7600 MB/s

No cliente antes de começar a copia
hdparm -t /dev/sda: media de 120 MB/s
hdparm -T /dev/sda: media de 750 MB/s

no cliente durante a copia:
hdparm -t /dev/sda: media de 93 MB/s
hdparm -T /dev/sda: media de 450 MB/s

fiz uma copia de 10GB +- deu uma media de 23 MB/s.

bem tai os dados aproveitando, este hdparm -t ele testa a velocidade de copia do hd e o hdparm -T testa a velocidade de leitura? é assim ou não tem nada a ver? porque por exemplo la no cliente é SATAII ou seja 300MB/s e só da 120 MB/s no -t... se alguem me puder explicar mais destes comando ficarei feliz tbm =)...

agora quanto ao foco princial do problema, o que pode ser ele não estar copiando os 128MB/s prometidos pelo gigabit ethernet (claro isto é valor teorico mas pelo menos bem mais que 23 MB/s ele deveria copiar).

No aguardo, grato a todos pela ajuda ate agora.
08/05/2011, 23:08
Resposta: #7
alguem?
29/05/2011, 09:31
Resposta: #8
alguem?
29/05/2011, 10:04
Resposta: #9
Olá. Estou acompanhando o tópico também. Observe que o vsftpd, por exemplo, é um dos servidores de "arquivos" que o linux usa. O que aconteceu aqui é que transferindo pastas causava alguma demora mas quando marcava os arquivos e executava a transferência a velocidade transcorria normalmente. Pode ser irrelevante o que postei aqui mas para mim funcionou.
Abraços.
31/05/2011, 11:44
Resposta: #10
Olá,

Umas das coisas a serem feitas é verificar se as interfaces de rede estão trabalhando na velocidade desejada. Para isso pode ser utilizada a ferramenta ethtool. Um outro fator é verificar se não estão ocorrendo erros de recepção e transmissão de dados e colisões, estes podem ser visualizados através do comando ifconfig.
Responder 

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes

Entre em Contato | Fórum Debian | Voltar ao Topo | Voltar ao Conteúdo | Modo Leve (Arquivo) | Feeds RSS