Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Usb bootável [Resolvido]
18/11/2011, 13:47 (Resposta editada pela última vez em: 12/12/2011 10:27 por GNU matador de leoes.)
Resposta: #1
Usb bootável [Resolvido]
Olá amigos. Depois de pesquisar bastante no intento de resover o problema de "tornar um usb bootavel",recorro aos amigos do fórum.Alegre

Encontrei vários tutoriais mas todos antigos e não deram certo por aqui, até mesmo o tutorial oficial da página de downloads dos arquivos .isos do Debian.Indeciso

tentei com o unetbootin, modifiquei permissões na bios, fiz alguns testes com formatação em ext4, voltei para fat32, extrai a imagem iso no usb, Instalei a chamada no hd com recurso do unetbootin, em fim, esgotei minha paciência em tentar resolver sozinho este problema.Desconfiado

Um detalhe que observei foi que na pasta /dev estava todos os dispositivos "cdrom e sda's" mas não estava o usb. Usei o MAKEDEV e passou a existir a entrada do usb que no meu caso é
Código:
ls -l dev   #Contenção em sdb
brw-rw---- 1 root floppy 8, 16 Nov 18 14:40 sdb
brw-rw---- 1 root floppy 8, 17 Nov 18 14:40 sdb1

Quando reinicio com o pendrive inserido na usb esta entrada aprarece em /dev mas quando reinicio sem o pendrive espetado na usb ela deixa de existir.
Observei também que a entrada de cdrom sempre mostra o dispositivo mesmo com o cdrom desmontado.

Meu pendriver é um kingston (idVendor=0930, idProduct=6545) de 4G.

Um detalhe que considero importante ressaltar é que na primeira vez que atuei na bios para ativar a opção 1 de boot pelo pendriver, não consegui encontra-la.Triste
Quando iniciei com o pendriver espetado a opção usb ficou disponível.
Nas demais vezes que reiniciei sem o pendriver espetado notei que a opção de boot pelo pendriver continua lá normalmente.

Código:
Dmesg  #Últimas linhas logo após inserir o pendriver
[10879.713899] usb-storage: device found at 5
[10879.713901] usb-storage: waiting for device to settle before scanning
[10884.712482] usb-storage: device scan complete
[10884.804833] scsi 7:0:0:0: Direct-Access Kingston DataTraveler 102 PMAP PQ: 0 ANSI: 0 CCS
[10884.805577] sd 7:0:0:0: Attached scsi generic sg2 type 0
[10885.340568] sd 7:0:0:0: [sdb] 7669824 512-byte logical blocks: (3.92 GB/3.65 GiB)
[10885.341055] sd 7:0:0:0: [sdb] Write Protect is off
[10885.341059] sd 7:0:0:0: [sdb] Mode Sense: 23 00 00 00
[10885.341063] sd 7:0:0:0: [sdb] Assuming drive cache: write through
[10885.343680] sd 7:0:0:0: [sdb] Assuming drive cache: write through
[10885.343686] sdb: sdb1
[10885.359801] sd 7:0:0:0: [sdb] Assuming drive cache: write through
[10885.359808] sd 7:0:0:0: [sdb] Attached SCSI removable disk
[10885.631967] FAT: utf8 is not a recommended IO charset for FAT filesystems, filesystem will be case sensitive!

Desculpem o texto prolongado mas julguei passar as informações mais importantes.Hein
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
23/11/2011, 18:20
Resposta: #2
RE: Usb bootável
Olá a todos. Venho atualizar o andamento de minhas tentativas em tornar um usb bootável.
Montei o usb (monta "/dev/sdb1" em "/media/" com o nome "Novo Volume" depois de formatado) e instalei o grub nele.
Código:
# grub-install /dev/sdb

Bom, o grub instala por padrão nos primeiros bytes da midia e o que aconteceu foi o seguinte:
Desativei a inicialização pelo hd e cd. Quando tentei inicializar pelo disco, como era de se esperar, simplesmente não consegui.
Coloquei o pendriver e inicializei o computador. O pendrive deu suporte suficiente para inicializar o sistema operacional mesmo com o boot por disco desativadoAlegre. Isso não prejudicou em nada meu sistema. Retornei a bios e ativei a inicialização pelo hd.
Agora preciso verificar alguns detalhes com .isos do próprio Debian e reestudar as orientações passadas em suas páginas referente ao assunto pois são as páginas que confio.
Infelizmente a internet é um campo hostil e parece que em alguns outros tutoriais a inteção é justamente setar rumos errados intencionalmente ou simplesmente por estarem desatualizados.
De acordo com a evolução dos fatos no campo prático e com a ajuda do fórum estarei postando neste tópico. Abraços a todos.Tímido
23/11/2011, 23:15 (Resposta editada pela última vez em: 24/08/2012 21:31 por eabreu.)
Resposta: #3
Olá amigo,

Após ver seu pedido de ajuda venho indicar um artigo que publiquei no vivaolinux.

Mas esse artigo é indicado para iniciar uma ou mais distros a partir de um pendrive ou outra mídia removível ( ex: hd externo...)

Não entendi o que você quer ao certo, mas sei que o objetivo e dá boot pelo pendrive, então segue o link abaixo para fazer isso:

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Mult...nto-movel/

Observações:

1º - Faça todos os passos no debian ou ubuntu.

2º - Na linha da primeira página do artigo que se encontra assim:

# grub-install --force --no-floppy --root-directory=/media/pendrive /dev/sdb

3º - Fique atento ao espaço no seu pendrive, caso venha a utilizar muitas distros dentro do mesmo.

4º - Seu computador tem que dá suporte a boot pelo pendrive e ou mídias removíveis.

retorna ai....
24/11/2011, 06:13
Resposta: #4
Olá eabreu. Dês de já agradeço por sua ajuda. Estou dividindo o tempo em várias tarefas e assim que testar as orientações do link que você passou vou postar os resultados. Abraços.
24/11/2011, 16:05
Resposta: #5
Olá mais uma vez. As tentativas continuam com algumas pausas para o café, dar atenção ao meu neto, postar em ajuda ao fórum e outras. Tentei reproduzir exatamente como está no link mas deu algum erro. Não fui capaz de isolar os erros pelo log mas vou continuar.
Exemplo de erro de um momento entre muitas tentativas:
"Error: Unknow file system
Entering rescue mode...
Grub rescue>
"
Não está exatamente como apareceu ( não é corte e cola) mas nos dizeres está correto.
Um fato interessante é que consegui recuperar minha partição sda1 que estava sumida a algumas horas. Com os procedimentos do tutorial reiniciei com o pendriver e apareceu /dev/sda1. Dei o boot e um update-grub e normalizou.
Código:
mkdir /media/pendrive

Código:
mount /dev/sdb1 /media/pendrive

Código:
grub-install --force --no-floppy --root-directory=/media/pendrive /dev/sdb

Código:
grub-mkconfig -o /media/pendrive/boot/grub/

Código:
mv /media/pendrive/boot/grub/.new /media/pedrive/boot/grub/grub.cfg
Este último procedimento deu erro. Tive que entrar no diretório grub para mudar o nome.
Estou eu a me prolongar demais outra vez. Voltarei para postar mais detalhes. Grato.
24/11/2011, 18:09 (Resposta editada pela última vez em: 24/11/2011 18:12 por eabreu.)
Resposta: #6
1º - Configure seu setup para dá boot pelo pendrive
2º - Você nomeou o arquivo .new para grub.cfg, caso o grub.cfg não foi criado ?
3º - Caso o arquivo .new não foi criado copie o arquivo grub.cfg do /boot/grub/grub.cfg para o diretório aonde está montado o pendrive, exemplo:

# cp /boot/grub/grub.cfg /media/pendrive/boot/grub

4º - você aplicou o sistema de arquivos

# mkfs -t vfat /dev/sdb1

5º - Siga as etapas seguintes do link.

OBS: supondo que o arquivo de dispositivo do seu pendrive é /dev/sdb1.
24/11/2011, 21:57
Resposta: #7
(24/11/2011 18:09)eabreu Escreveu:  1º - Configure seu setup para dá boot pelo pendrive
2º - Você nomeou o arquivo .new para grub.cfg, caso o grub.cfg não foi criado ?
3º - Caso o arquivo .new não foi criado copie o arquivo grub.cfg do /boot/grub/grub.cfg para o diretório aonde está montado o pendrive, exemplo:

# cp /boot/grub/grub.cfg /media/pendrive/boot/grub

4º - você aplicou o sistema de arquivos

# mkfs -t vfat /dev/sdb1
Até aqui tudo bem. Meu pendriver já está em fat32
(24/11/2011 18:09)eabreu Escreveu:  5º - Siga as etapas seguintes do link.

OBS: supondo que o arquivo de dispositivo do seu pendrive é /dev/sdb1.
Este foi o problema. Deveria ter baixado também o initrd.img e não o fiz por equivoco pensando que bastava o arquivo iso do Debian. Amanhã continuarei e mais uma vez muito obrigado por sua valiosa ajuda.
24/11/2011, 22:22
Resposta: #8
Olá matador de leões,

Siga todos os passos do link.

Tem que baixar o arquivo do initrd.gz e o vmlinuz e fazer o resto da configuração nas etapas seguintes..
26/11/2011, 20:13
Resposta: #9
Olá. Não consegui ter êxito na forma explicada no tutorial (muito bem explicado, parabéns).
Creio que seja alguma mudança nos arquivos no decorrer do tempo ou mesmo procedimento incongruente com o meu hardware. Em fim, mudei a estratégia. Vou direcionar o pen como extensão 4 e trabalhar setando, colocando e linkando arquivos como se no sistema estivesse. Abaixo um sinal de vida do pen tentanto carregar mas aínda acusando erro.
Confuso https://lh6.googleusercontent.com/-pc38U...De2011.jpg
Mais uma vez muito obrigado ao colega eabreu cujo tutorial postado no vivaolinux está me ajudando bastante.
Voltarei a dar explicações em caso de sucesso ou melhorias.
26/11/2011, 21:50 (Resposta editada pela última vez em: 26/11/2011 22:01 por eabreu.)
Resposta: #10
Fala amigo,

Peço por favor que me responda algumas perguntas, para continuar dando suporte ao seu problema, pode ser?

1º - Você conseguiu dá boot pelo pendrive, pois a imagem do link deixado por você mostrou a tela de boot ?

2º - Você quer dá boot por qual distribuição, debian?

3º - Posta ai a configuração do grub.cfg do teu pendrive.

4º - Posta ai o uuid do teu pendrive.

5º - você verificou a integridade das imagens iso ?
Aguardo pelas respostas

abraço.
26/11/2011, 22:56
Resposta: #11
(26/11/2011 21:50)eabreu Escreveu:  Fala amigo,

Peço por favor que me responda algumas perguntas, para continuar dando suporte ao seu problema, pode ser?
1º - Você conseguiu dá boot pelo pendrive, pois a imagem do link deixado por você mostrou a tela de boot ?

Sim em diversas situações nestes dois dias. houve várias mensagens de erros que iam de "procurando sistema" até o famoso "bisy box". Procurei essas mensagens nos logs mas não fui capaz de localizar ou simplesmente elas não ficam registradas quando a instalação não acontece. Todas as mensagens estavam em ingles. Aqui foi só um poste de mensagens por conta própria e traduzidas por mim.

Citar: 2º - Você quer dá boot por qual distribuição, debian?

Eu estoucom "Debian-live-amd-2.6.32-5.iso

Citar: 3º - Posta ai a configuração do grub.cfg do teu pendrive.

Agora eu formatei ele ( foi hoje na última tentativa que fiz) e está em extensão 4

menuentry 'Debian 6.0.3 Squeeze' {
insmod part_msdos
insmod ext2
set root'(/dev/sda,msdos1)'
search --no-floppy --fs-uuid --set 7553d893-e412-405e-9717-a7adbeb67433
echo 'Loading Kernel Image...'
linux /pendrive/live/7553d893-e412-405e-9717-a7adbeb67433vmlinuz root=UUID=F175-D032 cdrom-detect/try-usb=true quiet
echo 'Loading Initrd Image...'
initrd /pendrive/live/initrd.gz
}

Não sei se adianta mostrar as fotos da bagunça. Como eu disse trabalhei como se estivesse no disco com links e tudo o mais:
https://lh6.googleusercontent.com/-uxVfW...Volume.png

Citar: 4º - Posta ai o uuid do teu pendrive.

7553d893-e412-405e-9717-a7adbeb67433

Citar: 5º - você verificou a integridade das imagens iso ?

Sim. Está tudo ok.
27/11/2011, 00:08 (Resposta editada pela última vez em: 27/11/2011 00:11 por eabreu.)
Resposta: #12
Amigo matador de leões,

Olha nunca vi essa imagem iso: Debian-live-amd-2.6.32-5.iso, você nomeou ela, pois não tem nenhuma imagem iso com esse nome nos repositórios do debian não ?

Essa imagem é da versão 6, condinome squeeze ?

Outra coisa, olhei seu arquivo de configuração e vi erros, vamos a eles:

Na indicação da localização do arquivo vmlinuz(kernel do sistema) vi que colocou antes o uuid do pendrive não faça isso, pois ali fica o path do kernel, e na opção "root=UUID=" coloque o uuid do seu pendrive, no caso 7553d893-e412-405e-9717-a7adbeb67433, tenta com seu arquivo de configuração assim.

insmod part_msdos
insmod ext2
linux /pendrive/live/vmlinuz root=UUID=7553d893-e412-405e-9717-a7adbeb67433 cdrom-detect/try-usb=true quiet
initrd /pendrive/live/initrd.gz
}

Porém Repito em Dizer nunca vi essa imagem iso.
27/11/2011, 07:31 (Resposta editada pela última vez em: 27/11/2011 07:35 por GNU matador de leoes.)
Resposta: #13
O download foi feito nesta página. É a primeira iso que aparece na lista.
http://cdimage.debian.org/debian-cd/curr...so-hybrid/
Estou corrigindo o arquivo. Assim que testar volto a postar. Grato.
27/11/2011, 09:17
Resposta: #14
Andou um pouco mais. Quando estava rodando, travou no erro da imagem
https://lh6.googleusercontent.com/-OPLai...noboot.jpg
Que parece dizer na aproximação de imagem que eu preciso levantar primeiro o kernel.
27/11/2011, 09:49 (Resposta editada pela última vez em: 27/11/2011 09:56 por eabreu.)
Resposta: #15
Bom... Pela imagem que passou é simples, o kernel não foi encontrado e o initrd só pode ser carregado depois do kernel do linux.

Diz:

1º - Qual é a localização exata do kernel dentro do pendrive ?
2º - Qual é a Localização exata da imagem iso dentro do pendrive ?
3º - Qual é a Localização exata da imagem initrd.gz dentro do pendrive ?
4º - O UUID do teu pendrive é o 7553d893-e412-405e-9717-a7adbeb67433 mesmo ?
5º - Dentro do pendrive tem algum diretório chamado pendrive ?

**** NOTA: Por que se não tiver um diretório chamado "pendrive" dentro do pendrive a localização do kernel assim como da imagem initrd.gz está errada, ai ficaria assim:

insmod part_msdos
insmod ext2
linux /live/vmlinuz root=UUID=7553d893-e412-405e-9717-a7adbeb67433 cdrom-detect/try-usb=true quiet
initrd /live/initrd.gz
}

retorna ai...
Responder 

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes

Entre em Contato | Fórum Debian | Voltar ao Topo | Voltar ao Conteúdo | Modo Leve (Arquivo) | Feeds RSS