Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Como testar placa de rede?
07/02/2012, 08:51
Resposta: #1
Como testar placa de rede?
Olá debianos,

tenho uma pergunta referente a minha placa de rede. O técnico da empresa que oferece conexão a internet na minha região aformou que a placa está danificada e precisa ser substituída. Considerando a falta de confiança que tenho na empresa, que vive aprontando (cortou, por exemplo, duas vezes a conexão, alegando que a mensalidade não teria sido paga, apesar de o pagamento ter sido feito normalmente dentro do prazo previsto), gostaria que vocês me ajudassem a encontrar uma forma de testar a referida placa, para ver se ela realmente está danificada.

Até poucas semanas atrás a placa de rede estava funcionando normalmente no sistema operacional do colonialismo (Microsoft Windows). Para ver como fazer a conexão a internet no Debian (conexão via rádio), abrirei um outro tópico em breve. Nâo vejo a hora de poder dispensar o Windows para usar somente software livre!

Tenho no momento um roteador em casa. Consigo acessar o menu desse roteador pela interface do Iceweasel. Par mim o fato de se possível acessar o roteador através da referida placa de rede significa que a placa está funcionando sem problemas e estaria, portanto, também apta para conexões a internet. Alguém sabe me dizer, se esta conclusão está certa?

Como se pode testar no Debian, se uma placa de rede instalada está funcionando corretamente? Se possível, dêem dicas tanto para o caso de ter ou não um roteador em mãos, assim as respostas de vocês serão úteis para masi usuários.

Agradeço de antemão pela ajuda!

Abraços solidários

gnu-che
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
07/02/2012, 10:31
Resposta: #2
RE: Como testar placa de rede?
Citar:Tenho no momento um roteador em casa. Consigo acessar o menu desse roteador pela interface do Iceweasel. Par mim o fato de se possível acessar o roteador através da referida placa de rede significa que a placa está funcionando sem problemas e estaria, portanto, também apta para conexões a internet. Alguém sabe me dizer, se esta conclusão está certa?

conseguindo acessar o roteador, está enviando e recebendo pacotes. tbm chegaria a essa conclusão

mas faz o teste do ping para garantir.
$ ping <endereço.do.roteador>
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
07/02/2012, 20:00
Resposta: #3
Olá,

Nem sempre pode ser a placa de rede o problema, mas o cabo (em caso de conexão cabeada), interferências de sinal (em caso de conexões wireless). Alguns comandos simples de fazer isso são ethtool e ifconfig. Através do ethtool você pode identificar a velocidade da conexão pelo campo Speed e com o ifconfig você pode por exemplo identificar colisões, erros de entrada e saída, etc...
07/02/2012, 22:26
Resposta: #4
ola como falou spikery creio que sua placa não tem problemas, pelo que você falou você conseguir acessar o roteador faz os teste e coloca o resultado aqui.
1º como root executa o comando ifconfig vai mostra as interface de rede do seu pc no caso da sua deve ser a eth0 a não ser que tenha mais placa se tiver placa wireless vai aparecer também wlan0
2º porque motivo falaram que a sua placa estava com defeito?

Jvianez
Todo Cristão é Livre use Linux e não seja Pirata.
08/02/2012, 14:59
Resposta: #5
Dependendo do local do equipamento o cabo ou a entrada para o cabo de rede podem oxidar ou ficar sujo se for o caso é interessante fazer uma limpeza, mas deixe isso para ultimo caso depois de fazer teste como o de pingar o roteador.
17/02/2012, 13:21
Resposta: #6
Olá,
obrigado pelas respostas! Devido às atitudes interesseiras da empresa que fornece a conexão no minha casa, entrei no PROCON para pedir ressarcimento. A conexão ainda não foi reestabelecida. Por isso precisaria de um método que permitisse testar a placa de rede, sem estar conectado à internet. O que tenho, como falei, é o roteador, o qual consigo acessar tanto pela interface gráfica dos navegadores de internet quanto usando ping e o endereço IP. Alguém tem um método que permita fazer esse teste de forma precisa?]

Abraços
gnu-che
17/02/2012, 13:30
Resposta: #7
tem outro computador ou notebook em casa?

liga tudo no roteador e tenta passar arquivos pela rede local de um pro outro. se funcionar, sua placa de rede está perfeita.
17/02/2012, 16:25
Resposta: #8
Saindo da área técnica e indo para a área jurídica - não sou advogado - o ônus da prova não é seu e sim da empresa. Se ela afirma que o problema é a placa de rede, um laudo deveria ser emitido, informando exatamente o problema.

Conhece a SULMG ?
Responder 

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes

Entre em Contato | Fórum Debian | Voltar ao Topo | Voltar ao Conteúdo | Modo Leve (Arquivo) | Feeds RSS