Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Iniciar um Serviço/Aplicativo [RESOLVIDO]
28/07/2013, 13:05 (Resposta editada pela última vez em: 30/07/2013 22:48 por eduardo_magno.)
Resposta: #1
Iniciar um Serviço/Aplicativo [RESOLVIDO]
Olá pessoal,

Instalei o minidlna em meu pc, para ter acesso a meus arquivos através do celular e principalmente pela TV sem a necessidade de cabos.
Tudo está rodando perfeitamente, porém sempre que inicio o debian, preciso acessar o terminal, logar como super usuário e sem seguida digitar minidlna -R, para que o serviço inicie e eu tenha acesso aos arquivos.
Porém quando eu coloco um novo arquivo no HD e o sistema já está carregado, preciso parar o servico com o comando service minidlna stop (como root) e depois iniciar novamente com o comando citado anteriormente.
Minha necessidade seria criar um script, para automaticamente quando eu clicar no ícone do script, ele verificar se o minidlna já está ativo, caso sim, ele perguntar se deseja "da um refresh" ou seja parar e iniciar novamente, caso o minidlna não estivesse rodando ele iniciar o serviço.

Alguém pode me ajudar?
Em linguagem de programação como Java ou C#, faço isso tranquilamente mas em Shell não tenho tal conhecimento.

Aguardo ajuda!
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
28/07/2013, 14:31 (Resposta editada pela última vez em: 29/07/2013 13:29 por TuxCps.)
Resposta: #2
RE: Iniciar um Serviço/Aplicativo
Supondo que o serviço gera um processo de nome "minidlna" :

Código:
#!/bin/bash
#
# testa se há um ou mais processos "minidlna" em execução
if (( $(pgrep -c minidlna) > 0 )); then
  # diálogo SIM/NÃO --> 0/1
  zenity --title 'Confirme' --question --text 'Reiniciar o Minidlna?'
  if [[ $? -eq 0 ]]; then
    #
    # sudo service minidlna restart
    #
    sudo service minidlna stop
    sudo service minidlna start
  fi
fi

[[*]]'s
30/07/2013, 22:48
Resposta: #3
RE: Iniciar um Serviço/Aplicativo [RESOLVIDO]
Certinho,
Fiz algumas mudanças aqui para minha necessidade. Obrigado.
Responder 

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes

Entre em Contato | Fórum Debian | Voltar ao Topo | Voltar ao Conteúdo | Modo Leve (Arquivo) | Feeds RSS