Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Pendrive de boot no debian
04/11/2013, 18:22 (Resposta editada pela última vez em: 05/11/2013 04:20 por serguei.)
Resposta: #1
Dúvida Pendrive de boot no debian
oi gente,

estou tentando fazer um pendrive de boot usando debian.
sou um iniciante entusiasta do linux e o unico procedimento que aprendi foi usando ubuntu.

http://www.youtube.com/watch?v=20f6Sy0TJ1g

porém esta ferramenta não tem no meu pc (acer aspire one d270 netbook intel atom n2600) - criador de disco de inicialização.
e tenho o apoio de um macbook pro.

alguma sugestão?
valeu!
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
05/11/2013, 04:20 (Resposta editada pela última vez em: 05/11/2013 04:29 por serguei.)
Resposta: #2
RE: Pendrive de boot no debian
montei um pendrive de boot usando unetbootin pq assim posso rodar no mac, mas não funcionou. mesmo selecionando F12 ou F2, selecionando o drive de boot, não inicia pelo pendrive. chega até a ler 3 linhas, tão rapidamente que não dá para ver o que aconteceu.

então li isso:
https://wiki.debian.org/DebianAcerOne
aqui explica alguma coisa sobre a imagem do arquivo que que quer instalar em cmpatibilidade com o kernel da bios. mas estou tentando entender...

em um texto em português diz:

A.2.3. USB memory stick

É também possível instalar a partir de um dispositivo amovível USB. Um porta-chaves USB, por exemplo, pode dar para uma meio de instalação de Debian que poderá transportar para todo lado.

A maneira mais fácil de preparar o seu stick de memória USB é fazer o download de hd-media/boot.img.gz, e utilizar o gunzip para extrair a imagem de 256 MB desse ficheiro. Escreva essa imagem directamente para o seu stick de memória, que tem de ter pelo menos 256 MB de capacidade. Naturalmente isto destruirá o que já estiver no stick de memória. Em seguida monte o stick de memória USB, que terá agora um sistema de ficheiros FAT. Em seguida, faça o download da imagem de CD Debian netinst, e copie esse ficheiro para o stick de memória; qualquer ficheiro é válido desde que termine em .iso.

Existem outras formas mais flexíveis para preparar o memory stick para utilizar o instalador debian, e é possível que funcione com um stick de memória de menor capacidade. Para detalhes, visite a Secção 4.4, “Preparar Ficheiros para iniciar a partir de USB Memory Stick”.

Algumas BIOS podem arrancar directamente do armazenamento USB, e outras não. Você pode ter de configurar a sua BIOS para iniciar de uma “removable drive” ou até de “USB-ZIP” para que inicie a partir do dispositivo USB. Para dicas úteis e detalhes, visite a Secção 5.1.3, “Iniciar a partir de um Stick de Memória USB”.

mas não sei como fazer isso em algumas partes do processo.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
05/11/2013, 13:23 (Resposta editada pela última vez em: 05/11/2013 13:26 por Bequimão.)
Resposta: #3
RE: Pendrive de boot no debian
Olá Serguei,

Todas as ISOs do Debian são hibrides, quer dizer que elas dão boot tanto no drive ótico quanto no drive USB como um pendrive. Basta copiar a ISO com o comando dd como root:

Código:
# dd if=/caminho/arquivo.iso of=/dev/sdX

Cuidado! Se por exemplo /dev/sdb for seu segundo disco rígido, o comando dd destruiria o sistema de arquivos. O unetbootin é do Ubuntu e está sem suporte no Debian.

Abraços
Bequimão
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
Responder 


Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes

Entre em Contato | Fórum Debian | Voltar ao Topo | Voltar ao Conteúdo | Modo Leve (Arquivo) | Feeds RSS