Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Bloquear diretorio com senha [RESOLVIDO]
22/11/2013, 10:40 (Resposta editada pela última vez em: 29/11/2013 07:34 por Jose Mauro.)
Resposta: #1
Bloquear diretorio com senha [RESOLVIDO]
Bom dia, Pessoal

Bem estou estudando shell-script e logica de programação com o livro do Julio Cezar Neves, e acabei tento a ideia de criar um script para bloquear diretorios atribuindo uma senha ao mesmo, isso ficou muito bom na ideia mas na pratica nem tanto rsrsrs.

Segue o script:

chmod -rwx /home/administrador/inventario/ > /dev/null

#variavel chave guarda a senha
chave=123456

read -s -p "Insira o codigo: " $1

#Desbloque pasta se senha correta
if [ "$chave" -eq "123456" ]
then
chmod +rwx /home/administrador/inventario/
else
echo -e "Codigo Invalido"

fi

Então o script está quase pronto, ele passa pela etapa de bloquear e solicita a senha porém ao digitar qualquer coisa ele libera o acesso ao diretorio...

Agradeço a quem poder ajudar
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
28/11/2013, 22:42
Resposta: #2
RE: Bloquear diretorio com senha
o unico erro que estou vendo é que vc deve usar o comparador "=" e não "-eq" já que o -eq é para comparações numericas e pode dar pau no seu caso.

outra coisa, existe uma forma (eu nao sei como é), que vc usa um programa para criptografar as senhas, assim o camarada não vai abrir o seu script e ver qual é a senha.

e deve ter jeito de fechar o script da mesma forma que programas ficando só os binarios, então o usuário não burlaria o seu sistema já que ele não tem acesso aos codigos do script, dá uma pesquisada vai ficar muito bom

dá uma olhada no material que diponibilizei talvez te ajude
http://www.forumdebian.com.br/thread-14977.html
29/11/2013, 07:26
Resposta: #3
RE: Bloquear diretorio com senha [RESOLVIDO]
Opa olá Luiz blz ?

Consegui resolver com a sua dica, nao sabia a forma de uso do operador "=" nesse caso, mas muito obrigado vlw mesmo espero que o topico possa ajudar tirar as duvidas do pessoal!! .

E respondendo a sua pergunta quanto a forma de fechar o codigo, eu nunca fiz em shell-script mas acredito que de para usar o compilador GCC igual para compilar algum programa. E parabens pelas suas aulas muito bom!!!

Abraços..
29/11/2013, 10:15
Resposta: #4
RE: Bloquear diretorio com senha [RESOLVIDO]
fico feliz em ajudar, na aula 3 tem as tabelas que explicam esta questão do "=" "-eq" etc.
Responder 

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes

Entre em Contato | Fórum Debian | Voltar ao Topo | Voltar ao Conteúdo | Modo Leve (Arquivo) | Feeds RSS