Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Muitas dúvidas - configurações iniciais
29/11/2013, 22:38
Resposta: #1
Muitas dúvidas - configurações iniciais
Prezados,

Sinto pelo título que estou dando a esse tópico, afinal sei que o título deve ser o mais descritivo possível, no entanto pretendo trazer uma série de dúvidas que, penso eu, não seria possível sintetizar em um título mais minucioso.

Inicialmente, informo que fui usuário de Debian durante cerca de 05 anos. Inclusive já participei em algumas poucas ocasiões desse fórum. Ocorre que há algum tempo (3 anos) estou na faculdade e trabalhando de forma concomitante, então deixei o Debian e distros hard-core e migrei para distribuições friendly-user, pois assim eu gastaria menos tempo com as configurações sistêmicas.

Enfim, o fato é que nesses últimos 3 anos tenho me utilizado de distribuições derivadas do Ubuntu, mais especificamente, Mint Linux.

Tenho percebido que após migrar para distros friendly, eu perdi muito daquela "paixão linuxer" que tive um dia. Perdi a curiosidade para aprender como resolver problemas e como programar pequenas soluções. O resultado é que até aqueles conhecimentos mais técnicos que já tive, acabei por esquecer. Hoje a resolução dos problemas dos quais dou conta são aqueles "triviais", mas vez por outra sou pego de surpresa. Acho que fiz uma péssima escolha ao ir para esse tipo de sistema Linux.

Prosseguinte, baixei recentemente o Sistema Debian em sua versão Testing (Com KDE 4.X) e me deparei com alguns problemas básico, mas me confundiram (e não consigo me lembrar como solucionar):

1. Após instalar o Debian, quando acesso a pasta "/home/$USER", parece que nenhuma pasta foi criada de forma automática lá. Ex: ao instalar o Mint, dentro da pasta /home/$USER há uma pasta Documentos, Desktop (Área de trabalho), Vídeos, Músicas. Isso é normal? Como eu faria para salvar algo no Desktop já que a pasta não é exibida?

2. Quando tento executar um programa como sudo pelo terminal, aparece mensagem dizendo que não foi possível executá-lo no "display:0". Descobri uma solução temporária, isto é, a execução do comando "xhost +", no entanto gostaria de saber como resolver o problema de forma permanente.

3. Gostaria de saber como fazer a configuração de uma internet adsl (pppoe) antes da instalação do sistema, a fim de poder fazer a atualização durante a instalação do sistema.

4. Sou apenas eu quem considera que a forma como o Debian trabalha com o usuário root (sudo) um tanto estranha? (note que estou fazendo a comparação com o Mint Linux).

Creio que por hora é isso. Desculpe por ter me alongado no meu comentário, mas realmente tenho buscado a solução, pois quero voltar a ser usuário Debian. O Debian tem um clima que me obriga a aprender, a buscar soluções, a entender a estrutura do sistema, a voltar a programar... Feliz

Ficarei grato caso tenha minhas dúvidas resolvidas.

Deus abençoe a todos.

Abraços. Sorrisão

[Imagem: Renan99870.jpg]
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
30/12/2013, 09:50
Resposta: #2
RE: Muitas dúvidas - configurações iniciais
Oi Renan68, acho que posso ajudar com a dúvida sobre internet durante a instalação, passei por isso quando instalei o Debian Stable para os meus pais recentemente. Antes de iniciar a instalação, na tela em que você escolhe vai preferir a instalação em modo texto ou gráfico, opções avançadas, interface, etc. Você pode fazer as escolhas e depois dar um tab e digitar
Código:
modules=ppp-udeb
e depois teclar enter.

Aí depois você fornece login e senha no processo de instalação. Funcionou para mim. Com esse processo consegui usar o espelho normalmente... o problema é que depois o network manager não reconhecia a conexão configurada durante a instalação... quer dizer, eu navegava tranquilamente, mas a mensagem que aparecia no painel superior dizia que o pc não estava conectado. Se você tiver esse problema, poste aqui que eu mostro um caminho para resolver isso.

Em relação às outras dúvidas, nunca passei por esses problemas. Mas eu uso o estável, nunca tive necessidade de usar o testing... de qualquer forma minha pasta home tem vários diretórios criados por padrão: desktop, documentos, vídeos, músicas, etc. E trabalhar como root para mim é normal, executo programas sem problemas e sem estranhamentos. Não tenho idéia de como o mint operacionaliza o root.

se funcionar poste aqui, ok?

abs
hguarilha
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
Responder 


Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes

Entre em Contato | Fórum Debian | Voltar ao Topo | Voltar ao Conteúdo | Modo Leve (Arquivo) | Feeds RSS