Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Não consigo acessar Root após instalação
21/12/2013, 20:26
Resposta: #1
Não consigo acessar Root após instalação
Olá, amigos! Instalei o Debian 3.2.0-4-amd64 e está funcionando muito bem! No entanto, não consigo acessar o root, está aparecendo este erro:

[email protected]:~$ sudo su -
[sudo] password for marco:
marco is not in the sudoers file. This incident will be reported.

Alguém pode me ajudar?
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
22/12/2013, 07:46
Resposta: #2
RE: Não consigo acessar Root após instalação
Bem amigos, consegui resolver! Primeiro necessitei entender o que estava ocorrendo. Traduzi o texto em inglês e descobri que o "usuário marco" não existia como administrador, portanto, não era erro de senha e sim o sistema não reconhecia o "usuário marco" como administrador. Precisei dizer para o computador que o "usuário marco" deveria ter acesso como "root" ou superusuário. Procedi da seguinte forma:

1- Abri um terminal;
2- Digitei: su root (Ex.: [email protected]:~$ su root);
3- O sistema me solicitou a senha do root que criei quando instalei o DEBIAN. Digitei a senha;
4- Pronto! Acessei o root do sistema. Agora faltava criar o meu usuário administrador;
5- Como root, digitei: sudo nautilus (Ex.: #sudo nautilus);
6- Abriu uma janela com o gerenciador de arquivos Nautilus como root;
7- Clicando fui até o arquivo: /etc/sudoers;
8- Abri o arquivo e editei a linha onde se localizava o root conforme abaixo:
# User privilege specification
root ALL=(ALL:ALL) ALL
marco ALL=(ALL:ALL) ALL (Digitei esse texto)
Depois, salvei o conteúdo editado e fechei tudo.
9- Abri um terminal novamente e no prompt do meu usuário digitei: sudo su (e minha senha de root)
10- Acessei o root pelo meu usuário.

Não sei se estou certo. Como utilizo o Ubuntu, na instalação tenho o hábito de digitar a mesma senha simples para usuário comum e root. Fiz o mesmo no Debian. Anteriormente, na tentativa de resolver o problema, tentei trocar a senha do usuário pensando que estava como administrador e, o sistema não aceitava uma senha simples. Resultado, tive que inserir uma senha com caracteres diversos. Pensei que estava trocando a senha do root e me equivoquei, pois o que faltava eara o usuário administrador. Resultado...fiquei com a senha de root simples e a senha de usuário complexa. Tentei trocar novamente para uma senha simples e o ssistema não aceita. O que chamo de uma senha simples é uma palavra somente com letras minúsculas. Conclusão: o Debian possui um sistema de segurança que não permite senhas simples após a sua instalação, porém, aceita essas senhas na instalação. Vá entender uma coisa dessas! Porque utilizo uma senha simples? Por que sou o único usuário Linux na minha casa e em anos de uso de vários SO Linux, nunca tive nenhum problema de invasão ou vírus.
Agradeço a colaboração dos amigos! Tenham um bom final de semana!
22/12/2013, 11:45
Resposta: #3
RE: Não consigo acessar Root após instalação
Olá angelmix. Não é o recomendado dar poderes de root ao usuário. Melhor seria colocar o usuário no grupo sudo. Um feliz natal a todos do fórum, boa entrada de ano extensivo a todos os familiares.
Responder 

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes

Entre em Contato | Fórum Debian | Voltar ao Topo | Voltar ao Conteúdo | Modo Leve (Arquivo) | Feeds RSS