Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Duvida de qual ISO baixar.
08/01/2014, 13:40
Resposta: #1
Duvida de qual ISO baixar.
Olá Pessoal,

Sempre utilizei o Debian no meu PC, como ele é antigo (Processador Pentium D) sempre precisava instalava a ISO debian-7.2.0-i386-DVD-1 nele.
Recentemente adquiri um ultrabook com processador Core i7 64bits e surgiu a seguinte duvida:
Posso utilizar este DVD de instalação do Debian (debian-7.2.0-i386-DVD-1)que eu tenho para instalar o linux no meu ultrabook ou eu preciso baixar outra ISO, especifica para a arquitetura 64 bits?

Sei que a pergunta pode parecer idiota, mas eu não conheço muito bem a diferença entra 32 bits e 64 bits e como é tudo novo pra mim achei melhor perguntar antes de sair instalando e depois ter algum problema.
Conto com a ajuda de vocês.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
08/01/2014, 22:27
Resposta: #2
RE: Duvida de qual ISO baixar.
Olá,

Baixe a de 64 bits, também está disponível para download no site oficial.
22/06/2014, 20:15
Resposta: #3
RE: Duvida de qual ISO baixar.
- É importante esclarecer que o termo “computador de 32 ou de 64 bits” diz respeito à arquitetura
tanto do processador quanto do sistema operacional empregados em uma determinada máquina. Ou seja,
a grande maioria dos processadores atuais, são capazes de processar dados e instruções de 64 ou de 32 bits.
Do ponto de vista técnico, processadores de 32 bits têm a capacidade de processar “palavras”
(sequência de bits) de até 32 bits, enquanto os de 64 bits podem trabalhar com o dobro de informações,
que é de até 64 bits.
- Vamos fazer a seguinte analogia: na arquitetura de 32 bits, enquanto um processador precisa realizar
duas ou mais “viagens” (uma a cada ciclo de clock) para interpretar determinadas informações,
na de 64 bits, ele realizaria apenas uma. Dessa forma, a capacidade de um hardware do gênero
poder trabalhar com uma quantidade maior de bits, não influenciará diretamente em sua velocidade de
operação, mas sim, em um melhor desempenho geral da plataforma, mas em questões de compatibilidade,
para processadores de 64 bits, os SO's mas atuais sempre trabalham com multi arquiteruta, mas somente
nessa questão com os processadores de 64 bits...Você pode instalar um sistema operacional de 32 bits,
com um processador de 64, mas não o inverso.
- Em termos de sistemas operacionais, uma característica importante, consiste no fato de as versões
de 64 bits serem capazes de reconhecer uma quantidade maior de memória RAM do que as de 32 bits.

- Agora no seu caso com um processador Core i7 64 bits, uma boa escolha de usuario comum quando se está na duvida,
é a utilização do DVD multi arquitetura, que segue o link abaixo:
http://cdimage.debian.org/debian-cd/7.5....-DVD-1.iso

- Já para usuarios com um pouco mais de experiência, e com um processador como o seu o de
64 bits é mais recomendado, que segue o link abaixo:
http://cdimage.debian.org/debian-cd/7.5....-DVD-1.iso

'-'
Responder 

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes

Entre em Contato | Fórum Debian | Voltar ao Topo | Voltar ao Conteúdo | Modo Leve (Arquivo) | Feeds RSS