Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 Votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Instalação do debian 7 em Netbook Asus Eee PC 1000HA
16/02/2014, 12:07 (Resposta editada pela última vez em: 16/02/2014 14:07 por xluisfernando.)
Resposta: #1
Positivo Instalação do debian 7 em Netbook Asus Eee PC 1000HA
Os Eee PC surgiram por volta de 2007, numa época pré tablet e pré smartphone como uma opção de voltada para estudantes e pessoas que precisavam de um aparelho barato, com recursos de notebook e com autonomia de bateria.

O modelo 1000HA conta com HD de 160GB, 1GB de memória RAM e placa de vídeo integrada intel e originalmente vinha com o Windows XP Home SP3 embarcado. Com essa configuração, o uso era um tanto quanto sofrível, uma vez que o Windows rodava lento nesse aparelho.

Em 2010, passado o período de garantia do aparelho, removi completamente o Windows e instalei uma distribuição GNU/Linux, adotando uma tabela de partições com a /home separada:
/dev/sda1 = EXT4 = 15GB = Ponto de montagem /
/dev/sda2 = SWAP = 3GB
/dev/sda3 = EXT4 = 142GB = Ponto de montagem /home

Com essa tabela iniciei-me no GNU/Linux com o Ubuntu 10.04LTS e de lá para cá, testei várias distribuições, sempre mantendo a mesma /home e o mesmo nome de usuário, de forma que só faço backup por segurança mesmo.

O Ubuntu 10.04LTS funcionava bem no aparelho, sendo mais rápido, leve e fluido que o Windows XP. Mas, com 1GB de memória, ao usar alguns recursos gráficos a coisa ficava pesada. Com o 12.04LTS, mesmo na versão unity2d, a situação ficava quase tão pesada que na época do Windows, de forma que fui motivado e pesquisar alternativas.

Inicialmente, tentei o debian squeeze, mas em virtude da dificuldade (quase incompatibilidade) do kernel 2.6.32 com a placa wireless atheros, tive que deixar de lado, pois não encontrei uma solução para o problema.

Além disso, o microfone interno não funcionava e mesmo tentando aplicar as configurações recomendadas para esse problema, noticiadas para o debian lenny, nunca consegui fazê-lo funcionar.

Tentei o ambiente LXDE, com o Lubuntu 10.04 e 13.10. Em relação ao ambiente gráfico, percebi que essa era a melhor escolha, pois funcionava bem e era rápido. No entanto, a instabilidade do sistema, que não conseguia nem habilitar um bloqueio de tela.

Com a publicação do debian wheezy e as melhorias feitas no LXDE, resolvi tentar. Usando o Lubuntu 13.10, baixei a imagem LXDE e transferi o ISO para um pen drive usando o comando:
Citar:sudo if dd=/home/xluisfernando/debian-7.4.0-i386-xfce-CD-1.iso of=/dev/sdb
Depois, iniciei uma sessão live-usb outro pendrive, com o Lubuntu 13.10, apenas para poder acessar o conteúdo da /home. Como a ideia é manter os dados da /home, é necessário acessar seu conteúdo antes por live-usb e excluir os arquivos e pastas de configuração (.confg, .cache...). Logicamente, é preciso usar os privilégios de superusuário na sessão live-usb para isso. Então, abri o gerenciador de arquivo, montei a partição /home no sistema, fechei o gerenciador e usei o comando:
Citar: sudo pcmanfm
para abrir o gerenciador de arquivo do LXDE como root, dentro da sessão live-usb. Depois de apagar os arquivos de configuração e deixar apenas os arquivos pessoais, desliguei, troquei o pendrive e iniciei a instalação do debian.

Observação: antes de instalar recomendo que se estude o processo, pois o instalador do debian não é tão intuitivo quanto o do ubuntu. Para isso:
http://pplware.sapo.pt/linux/aprenda-a-i...-0-wheezy/
http://www.youtube.com/watch?v=6H5qLEtHr8s

Uma das primeiras coisas que percebi é que o problema do conflito com o wireless atheros que me atormentou a vida inteira nesse netbook, foi completamente resolvido do o wheezy. Mesmo no ubuntu 12.04LTS eu tinha que compilar um módulo a partir do source do fabricante. Com o wheezy 7.0.4, no próprio diálogo da instalação eu consegui estabelecer a conexão, que foi usada para completar os aplicativos necessários ao processo.

Feita a instalação, após o primeiro boot, algumas considerações:
Touchpad. Por padrão, no debian com LXDE, a opção do toque no touchpad para fazer a função do clique não vem habilitada, embora o synaptics venha instalado. Resolvi isso editando o arquivo de configuração, de acordo com a dica do http://www.vivaolinux.com.br/topico/Debi...heezy-LXDE :
Citar:#leafpad /usr/share/X11/xorg.conf.d/50-synaptics.conf
Embora no arquivo esteja escrito, em letra garrafais, que não se deve editá-lo, por enquanto o que resolveu o problema foi inserir as opções, logo abaixo da linha Driver “synaptics”
Citar:Section "InputClass"
Identifier "touchpad catchall"
Driver "synaptics"
MatchIsTouchpad "on"
Option "TapButton1" "1"
Option "VertEdgeScroll" "1"

EndSection
Note que o EndSection já está presente no arquivo originalmente, logo abaixo de algumas recomendações comentadas, de forma que não deve ser colocado em duplicidade.

Chiado no som. Desde o Ubuntu 10.04LTS, esse netbook apresenta um comportamento estranho, que fica com um chiado constante no som, que só era interrompido com o rufar dos tambores da tela de login. Com o Lubuntu e agora com o debian, esse chiado não some. Mesmo diminuindo o volume, ele se mantém alto, fazendo-se necessário colocar o som no mudo, devido a irritabilidade.
Então, para melhorar isso, seguindo a dica http://www.vivaolinux.com.br/dica/Como-r...driva-2008 , editei um arquivo de configuração e adicionei a linha
Citar:options snd-hda-intel position_fix=1 model=3stack
ao conteúdodo mesmo
Citar:# leafpad /etc/modprobe.d/eeepc.conf
. Também criei um novo arquivo e adicionei a mesma linha ao seu conteúdo:
Citar:# leafpad /etc/modprobe.conf
Depois disso, o chiado some após o login.

Teclas de controle do som. Segui a dica http://oneoftherotten.blogspot.com.br/20...-lxde.html Como o controle de volume não vem habilitado por padrão no LXDE, basta apenas editar um arquivo de configuração dentro da /home:
Citar:$ leafpad ~/.config/openbox/lxde-rc.xml
e adicionar um conteúdo logo acima da chave </keyboard>:
Citar:<keybind key="XF86AudioMute">
<action name="Execute">
<command>amixer sset Master toggle</command>
</action>
</keybind>
<keybind key="XF86AudioRaiseVolume">
<action name="Execute">
<command>amixer sset Master 5%+</command>
</action>
</keybind>
<keybind key="XF86AudioLowerVolume">
<action name="Execute">
<command>amixer sset Master 5%-</command>
</action>
</keybind>
Com isso, depois reiniciar as teclas passaram a funcionar.

Sobre o comportamento do sistema, até o presente momento, estou muito satisfeito e com algumas opções de personalização, já consegui deixar o aparelho ao meu gosto, com um desempenho e economia que nunca havia visto antes.

Pós Instalação
Para orientação, segui a dica http://gnutwoall.wordpress.com/2013/06/2...an-wheezy/

Editando o arquivo ~/.config/openbox/lxde-rc.xml é possível adicionar atalhos personalizados para o teclado, bastando inserir os argumentos na sessão correta. Para não me perder, passei a adiconar os comandos sempre na linha imediatamente acima do fim da sessão, marcada por </keyboard>, respeitando a sintaxe:
Citar:<keybind key="Nome-da-tecla-no-sistema">
<action name="Execute">
<command>comando-do-terminal</command>
</action>
</keybind>
Para descobrir o nome da tecla desejada use o comando xev no terminal e durante a sua execução pressione a tecla desejada (no caso das funções, pressione Fn+Função). No terminal será exibido o nome da tecla. Quanto ao comando, pode ser a chamada de uma aplicativo ou mesmo de um script previamente escrito. Usei essa lógica e a dica http://oneoftherotten.blogspot.com.br/20...-lxde.html para ativar a função printscreen, de forma que o screenshot é salvo como imagem png diretamente na pasta do usuário.

Outra coisa interessante (vai do gosto do freguês) é adicionar um painel vertical à esquerda, deixando-o funcionar como uma dock simples, como pode-se ver no vídeo http://www.youtube.com/watch?v=7jUYK99-8Ok

Asus M2N-E SLI /Chipset Nvidia nForce 500 SLI MCP
AMD Athlon X2 64 5000+
Nvidia GeForce 8500GT 512MB (EFI String)
HD Seagate PATA 20GB Windows XP
HD Seagate PATA 160GB (ubuntu GNU/Linux 12.04 amd64 LTS - unity
DVD RW PATA Atapi
Teclado e mouse USB

Asus Eee PC 1000HA (debian Wheezy 7.0.4 LXDE)

Modem 3G Huawei E226
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
Responder 


Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes

Entre em Contato | Fórum Debian | Voltar ao Topo | Voltar ao Conteúdo | Modo Leve (Arquivo) | Feeds RSS