Dúvida de iniciante IPTABLES.
|
20/08/2014, 22:04
Resposta: #1
|
|||
|
|||
Dúvida de iniciante IPTABLES.
Senhores, comecei a aprender iptables e estou com algumas dúvidas.
Segue a imagem da minha topologia de teste. http://tinypic.com/r/2w3p1ed/8 No caso não estou conseguindo criar uma regra que libere o cliente 1 (10.0.3.2) para passar direto pelo NAT do firewall, ele só tem acesso externo quando eu mudo a política padrão do FORWARD para ACCEPT, mas neste caso todos os hosts da rede local conseguem o acesso. Preciso que a política padrão do FORWARD continue DROP mas que o cliente 1 consiga acesso externo normalmente. Segue meu script. E já agradeço qualquer ajuda. #!/bin/bash IF_WEB=eth0 IF_LAN=eth1 stop(){ ########################## # Limpa as Regras # ########################## iptables -F iptables -t nat -F iptables -t mangle -F iptables -P INPUT ACCEPT iptables -P OUTPUT ACCEPT iptables -P FORWARD ACCEPT } start(){ ########################## # Limpa as Regras # ########################## iptables -F iptables -t nat -F iptables -t mangle -F iptables -P INPUT ACCEPT iptables -P OUTPUT ACCEPT iptables -P FORWARD ACCEPT ############################### # Aplica as Políticas padrões # ############################### iptables -P INPUT DROP iptables -P OUTPUT DROP iptables -P FORWARD DROP ############################################### # Permite host da rede local pingar o firewall# ############################################### iptables -A INPUT -i $IF_LAN -p icmp -j ACCEPT iptables -A OUTPUT -o $IF_LAN -p icmp -j ACCEPT ################################################################# # Permite os que o Hosts da rede local acessem a porta do squid # ################################################################# iptables -A INPUT -i $IF_LAN -p tcp --dport 3128 -j ACCEPT iptables -A OUTPUT -o $IF_LAN -p tcp --sport 3128 -j ACCEPT ######################### # Nat Para Internet # ######################### echo "1" > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward iptables -t nat -A POSTROUTING -o $IF_WEB -j MASQUERADE ###################################################### # Libera a Saída full Para uma excessão (cliente 1) # ###################################################### ?????????????????????????? } case $1 in start) start ;; stop) stop ;; restart) stop start ;; *) echo "Erro, utilize os seguintes parâmetros: start | stop | restart" exit 0 ;; esac |
|||
21/08/2014, 11:22
(Resposta editada pela última vez em: 21/08/2014 11:22 por spikey.)
Resposta: #2
|
|||
|
|||
RE: Dúvida de iniciante IPTABLES.
Olá,
Tente isso, lembrando que com a opção -A as regras são adicionadas uma abaixo da outra: Código: iptables -t filter -A FORWARD -s 10.0.3.2 -d 0.0.0.0 -j ACCEPT |
|||
« Anteriores | Seguintes »
|
Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes