Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Notebook Criptografado
23/08/2014, 21:42 (Resposta editada pela última vez em: 23/08/2014 21:45 por ricardoperera.)
Resposta: #1
Notebook Criptografado
Olá pessoal!

Estou preparando uma instalação novinha do debian Jessie no meu note, e queria umas dicas sobre segurança.... (estou criando um tutorial e pretendo disponibilizá-lo depois aqui)

Qual seria a melhor forma de mantê-lo criptografado? eu tenho que criptografar a partição /home ou só o / ?

E no caso dos e-mails e do dropbox? Se eles estiverem numa partição criptografada não significa que estão seguros, uma vez que ao enviar arquivos ou email para o servidor a informaçao trafega encriptada mas ao chegar no servidor, a informação fica disponível...

Teria alguma forma de ficar seguro também? Acho muito irritante a ideia de que nossos dados são coletados diariamente....

P.S. vi que tem alguns posts de criptografia no fórum, mas como eles são um pouco mais antigos, queria saber o que tem de mais atual que se está usando...

Abraços,
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
25/08/2014, 10:59
Resposta: #2
RE: Notebook Criptografado
Olá,

Você pode fazer a instalação criptografada de todo o sistema: http://debian-handbook.info/browse/stabl...teps.html. se for para criptografar acho que vale a pena fazer em todas as partições.
25/08/2014, 15:57
Resposta: #3
Valeu Spikey! Baixei o ebook pra ler mais tarde!

Pois é... tava pensando em fazer só na partiçao do usuário, ou só na pasta do dropbox, pasta do email, etc.... isso protege contra roubos, mas por outro lado... pensando na segurança da internet, se o servidor do email ou do dropbox, por exemplo fosse invadido, os nossos dados ficariam todos acessíveis.... Todos estes serviços que são de terceiros vc fica na confiança de que eles usam políticas de segurança adequada.....seria isso?

Abraços,

Ricardo
26/08/2014, 11:29
Resposta: #4
Então, eu colocaria no sistema todo pelo seguinte motivo de que alguém iniciando o sistema se a partição criptografada for montada automaticamente os dados serão acessíveis da mesma forma, a menos que você adicione senha na montagem da partição. Sobre os serviços eu não confio e não mantenho dados nestes.
26/08/2014, 13:02
Resposta: #5
(26/08/2014 11:29)spikey Escreveu:  Então, eu colocaria no sistema todo pelo seguinte motivo de que alguém iniciando o sistema se a partição criptografada for montada automaticamente os dados serão acessíveis da mesma forma, a menos que você adicione senha na montagem da partição.

R: Ah, agora entendi...

(26/08/2014 11:29)spikey Escreveu:  Sobre os serviços eu não confio e não mantenho dados nestes.

R: Eu uso muito o dropbox para fazer trabalhos em colaboração.... e também não confio nestes serviços... Qual seria a melhor estratégia? Montar um server com um PC antigo? Mas se o PC queimar, perderia tudo.... aí teria que ter 2 servers no mínimo, de forma redundante? Isso seria legal de fazer com o Raspberri Pi, pois poderia deixá-lo ligado ao lado do roteador, em casa, no trabalho, etc...

Valeu pelas dicas Spikey,

Abraços,

Ricardo
26/08/2014, 13:14
Resposta: #6
Então, você pode criar esta estrutura que descreveu porém terá um custo. No meu caso eu deixo em meus próprios servidores e mantenho um servidor do escritório sempre ligado para acesso remoto via desktop.
12/09/2014, 10:40
Resposta: #7
Obrigado Spikey,

Uma outra opção para aproveitar estes espaços de armazenamento on-line seria criar volumes criptografados e sincronizá-los por estes serviços, como o dropbox... assim acredito que os dados, caso fossem analisados estariam protegidos..

Abc

Ricardo
12/09/2014, 11:45
Resposta: #8
sim, este assunto de criptografia é bem interessante. As possibilidades são muitas no Linux.
Responder 

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes

Entre em Contato | Fórum Debian | Voltar ao Topo | Voltar ao Conteúdo | Modo Leve (Arquivo) | Feeds RSS