Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Samba 4
19/02/2016, 12:59
Resposta: #1
Samba 4
Bom dia a todos,

Estou com uma duvida referente a instalação de pacotes com uma determinada versão do mesmo via apt-get.
Vou dar um exemplo que fica mais fácil.

Cenário
Servidor 1 - Debian 8 64x
Pacote instalado via apt-get: samba 4.1.17
Obs.: Faço backup dos arquivos do samba, para que se um dia der problemas eu possa restaurar em outro servidor físico novamente.

O restore de acordo com site do samba só funciona se o pacote dele for a mesma versão do que foi feito backup.

Daqui 1 ou 2 anos o pacote do samba atualiza para 4.3.4 no repositório. Se eu precisar instalar este pacote com a versão 4.1.17 novamente, como eu poderia fazer isso?

Eu baixei o .deb deste link: https://packages.debian.org/jessie/amd64/samba/download
Mais não consegui instalar devido as dependências, se tiver uma forma de fazer isso usando o apt-get já agiliza um tempão e infelizmente a infra disponível não tem como adicionar um domínio secundário.

Desde já agradeço.
Abraços.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
19/02/2016, 16:56
Resposta: #2
RE: Samba 4
Não tenho muita experiência com o Samba, mas acredito q apenas fazendo o restore do arquivo /etc/samba/smb.conf vc consegue migrar as configurações de uma versão pra outra. Mesmo se daqui a 2 anos a versão do Samba mudar radicalmente, é muito difícil que as suas configurações atuais sejam perdidas (alguém me corrija se eu estiver errado)

Outra coisa: se vc usa o Debian 8, não haveria necessidade de vc baixar o .deb desse link aí pq é desse repositório jessie q o apt-get puxa os pacotes da versão 4.1.17, e essa é a última versão disponível nos repositórios do Debian, não sendo possível baixar a última via apt-get (a não ser se ele estivesse disponível em algum repositório testing ou backports, mas hoje a versão 4.3 ainda não está disponível)

Espero ter ajudado
20/02/2016, 16:50
Resposta: #3
(19/02/2016 16:56)davidcarvalho Escreveu:  Não tenho muita experiência com o Samba, mas acredito q apenas fazendo o restore do arquivo /etc/samba/smb.conf vc consegue migrar as configurações de uma versão pra outra. Mesmo se daqui a 2 anos a versão do Samba mudar radicalmente, é muito difícil que as suas configurações atuais sejam perdidas (alguém me corrija se eu estiver errado)

Outra coisa: se vc usa o Debian 8, não haveria necessidade de vc baixar o .deb desse link aí pq é desse repositório jessie q o apt-get puxa os pacotes da versão 4.1.17, e essa é a última versão disponível nos repositórios do Debian, não sendo possível baixar a última via apt-get (a não ser se ele estivesse disponível em algum repositório testing ou backports, mas hoje a versão 4.3 ainda não está disponível)

Espero ter ajudado

davidcarvalho,

Muito obrigado pelo retorno.
Então amigo, o smb.conf realmente não tem muitas alterações e ali o que mais é alterado são os compartilhamentos. Quanto a isso até que é tranquilo.

Mais o backup que estou fazendo é do /var/lib/samba ... assim consigo restaurar todo meu dominio com unidades, grupos e usuarios por exemplo. Funciona normalmente.

Porem no site do samba diz que as versões devem ser as mesmas. Então se eu tenho 4.1 e faço backup, só consigo restaurar na versão 4.1. Por isso tentei baixar o .deb do site, se um dia o pacote do samba for atualizado nos repositorios para sei lah ... 4.3 por exemplo. Eu ainda teria o 4.1 ...deb entendeu.

Mais pelo jeito não terá como mesmo.
O lance é manter o atual e instalado atualizado, para que se um dia der problemas eu consiga instalar a versão disponível e restauro todo o domínio.

Outra forma seria baixar os fontes e instalar manualmente mesmo. Assim baixaria e instalaria o fonte da versão que quiser do ftp do samba. Mais prefiro a opção acima, mais rápido e comodo.

Me ajudou sim, clareou pra eu chegar nesta conclusão.
Obrigado pela ajuda amigo.
Abraços.
22/02/2016, 08:56
Resposta: #4
Entendi, nesse caso, uma opção que seria interessante é manter uma base centralizada de todos os usuários e grupos no OpenLDAP, só não sei lhe dizer se é possível migrar as configs. atuais do Samba, caso tenha interesse dê uma pesquisada por "Integração Samba com OpenLDAP", abs.
22/02/2016, 16:50
Resposta: #5
(22/02/2016 08:56)davidcarvalho Escreveu:  Entendi, nesse caso, uma opção que seria interessante é manter uma base centralizada de todos os usuários e grupos no OpenLDAP, só não sei lhe dizer se é possível migrar as configs. atuais do Samba, caso tenha interesse dê uma pesquisada por "Integração Samba com OpenLDAP", abs.

Desta forma é como fazia no samba 3, a versão 4 já inclui o openldap. Economiza um tempinho né rsrsr. O ruim é que te amarra na Microsoft rsrsrs.

O que eu fiz foi o seguinte ...
- clonei o disco onde esta instalado o samba 4.1. Assim qualquer incidente eu posso restaurar o SO já com o samba na versão 4.1.
- Fiz o restore e esta tranquilo, já tirou essa preocupação da minha cabeça.

Obrigado pela ajuda.
Abs.
Responder 

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes

Entre em Contato | Fórum Debian | Voltar ao Topo | Voltar ao Conteúdo | Modo Leve (Arquivo) | Feeds RSS