Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
atualização de samba vs perda de perfil de usuários.
15/03/2011, 21:23
Resposta: #1
atualização de samba vs perda de perfil de usuários.
Olá, eu estou querendo atualizar o meu servidor debian(versão 5.0) junto com o meu samba(3.2.5) para versões mais atuais.
A pergunta, levando-se em conta o titulo do meu tópico e: Depois de ter instalado o servidor, o samba, o que eu posso fazer para que os usuários
não percam suas configurações locais ao fazerem logon?

Ou seja, o que eu devo fazer para primeiro, não ter que tirar eles do dominio e ter que colocar no domionio de novo?
E feito isso, como eu posso fazer para os usuários não perderem seus perfis que já estavam sendo utilizados antes?

Ex: o pedro tinha o login: pedro e senha: 1234
no perfil dele, tinha todas suas configurações, como arquivos pessoais e perfil de outlook.

Depois que atualiza-se o servidor e o pedro faz login com esse usuário e senha, é como se ele tivesse fazendo login pela primeira vez, não carregando o perfil original dele
e sim como que criando um novo.

Att ,Victor
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
16/03/2011, 17:33
Resposta: #2
Re: atualização de samba vs perda de perfil de usuários.
Victor não entendi bem seu problema. Você já tem um Samba PDC? Você usa perfis móveis?
Você quer atualizar seu Lenny pra Squeeze ?

Para que eu possa te ajudar seja mais específico por favor.
A principio te digo se você atualizar não terá problemas pois já atualizei 5 servidores sem nenhuma perda de dados ou parada de serviços mas leia atentamente as mensagens de alerta quando da atualização de serviços pois ele perguntará o que fazer em relação aos arquivos de configuração. Sugiro manter a sua versão caso tenha modificado o arquivo com suas próprias configurações.
16/03/2011, 21:09
Resposta: #3
Opa, então, me desculpe caso eu não tenha sido detalhista.

Eu vou explicar o que aconteceu aqui.

Eu atualizei meu samba 3.2.5 para 3.5.7 pelo repositorio sernet.

Pronto.

Quando o usuário x foi fazer o logon rotineiro que ele faz todo dia, ele não conseguiu logar com o perfil local dele( eu não uso perfil móvel), mesmo a pasta do usuário dele estando no document and settings.

Por exemplo. o nome do dominio é "dom".

O usuário no computador dele tinha a pasta de usuário dele; usuário teste tinha sua pasta teste no document and setting, no computador dele; quando ele loga, o windows carrega a pasta dele e suas respectivas configurações.

Quando eu atualizei o samba, e o usuário teste foi fazer o logon no computador dele, o windows não carregou o usuário teste que já tinha no computador e sim o windwos criou um novo perfil(pasta) chamado teste.dom - dom é o nome do dominio, como eu disse - "perdendo" assim todos os seus arquivos, configurações de outlook, etc..

A solução que eu abordei foi então copiar o perfil(pasta) "antigo" para o perfi(pasta)l "novo" para restaurar a normalidade.

Bom, é isso, qualquer coisa sinta-se a vontade para pedir mais explicações.

Att, Victor
16/03/2011, 23:36
Resposta: #4
Aparentemente, o problema inicial pode ser com o Security Identifierr (SID), que é alterado.
Será que tem a ver com isso?

Att, Victor
17/03/2011, 06:10
Resposta: #5
Bom dia !

Agora sim eu entendi. Olhe só você deve der desinstalado um Samba pra instalar o outro e com isso perdeu o Domain SID. Para fazer está atualização sem a perda de perfis de usuários você poderia ter atuado de duas formas. A primeira delas e a mais simples era ter habilitado os repositórios Debian Backports e depois disto sem remover o Samba instalado ter feito um:
# apt-get -t lenny-backports install samba

Pois ele teria instalado a nova versão sem alterar o SID do Domínio.

A segunda e mais complicada seria a remoção do Samba antigo como imagino que você fez porém antes da remoção obtendo o SID do domínio:

# net getdomainsid > meusid.txt

e depois que instalasse o novo Samba você setaria o Sid antigo:

# net setdomainsid < meusid.txt

obs: Não tenho certeza mas se você tivesse instalado o Samba da Sernet sem remover o antigo ele mesmo assumiria o SID antigo.

Agora não me ocorre como resolver seu problema a não ser através da cópia manual do perfil mesmo. Espero que seu parque de máquinas e usuários não seja tão grande.

Como habilitar o repositório back-ports? No seu sources.list adicione a seguinte linha:

deb http://backports.debian.org/debian-backports lenny-backports main contrib non-free

para instalar programas através do backports:

apt-get -t lenny-backports install "pacote novo"

obs: não precisa desinstalar o antigo pois ele atualiza sozinho.

para manter atualizado o que for instalado atravéz do backports crie uma arquivo chamado preferences dentro de /etc/apt/ com o seguinte conteúdo:

Package: *
Pin: release a=lenny-backports
Pin-Priority: 200

Fazendo assim sempre que atualizar os pacotes do sistema o que foi instalado pelo backports também será atualizado.

Versão do Samba do backports : 3.5.6

Obs: De preferência aos pacotes dos repositórios oficiais sempre que possível. Tmabém já utilizei o pacote do Samba do pessoal da Sernet mas já tive alguns pequenos problemas.
Espero ter te ajudado !
17/03/2011, 23:51
Resposta: #6
Obrigado andrefeira pela resposta.

Porém, me ocorreu a seguinte dúvida.
Não seria a alteração do Security Identifierr (SID) do dominio que teria causado
o problema com o problema que eu relatei?

o SID é responsável também pela relação de confiança entre a estação de trabalho e o controlador de domínio?

Att, Victor
18/03/2011, 06:02
Resposta: #7
Victor seu raciocínio está correto, por isso te disse que você deveria instalar um Samba sobre outro pois ele utilizaria o SID já existente ou então copia-lo do samba 3.2.5 para o 3.5.7 e você não perderia as informações dos usuários. O que aconteceu é que foi gerado um novo SID e tanto as estações como usuários pensaram se tratar de um novo domínio embora tivesse o mesmo nome.
Poxa mas então como não tive que recolocar as maquinas no dominio e nem recriar os usuários?
Bem como tanto as estações como os usuarios já existiam em /etc/passwd o script de pos instalação do samba faz essa importação pra você.

Att, Andre Freire.
18/03/2011, 12:30
Resposta: #8
Andre, entendi seu ponto.

O meu argumento na última resposta foi baseado na seguinte frase sua:

"Agora não me ocorre como resolver seu problema a não ser através da cópia manual do perfil mesmo. Espero que seu parque de máquinas e usuários não seja tão grande"

Eu devo ter entendido errado, pois aqui você dá a entender que mesmo seguindo o procedimento de exportação do SID, quando o usuário logar com sua senha, o windows vai criar um novo perfil local, mesmo o usuário já tendo o perfil dele?

Foi isso que eu entendi.

Att ,Victor
18/03/2011, 19:45
Resposta: #9
Victor veja bem se você tivesse atualizado o Samba ou exportado e importado o perfil nada disso teria acontecido pois o SID seria o mesmo. Agora só resta a você copiar os perfis antigos para os novos nas estações windows.
Responder 

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes

Entre em Contato | Fórum Debian | Voltar ao Topo | Voltar ao Conteúdo | Modo Leve (Arquivo) | Feeds RSS