Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
HD sata não é reconhecido pelo instalador do debian etch
26/01/2009, 08:26
Resposta: #1
HD sata não é reconhecido pelo instalador do debian etch
Olá, pessoal, estou com um problema.
Quando tento instalar o debian etch 4.0 em um notebook CCE j33p, a instalação só vai até a detecção do HD, e não o detecta. O instalador diz que não conseguiu carregar o módulo que reconhece o HD e diz que não há unidade de armazenamento disponível no sistema, e oferece-me alguns módulos, mas testo um a um e não detecta meu hd, que é Sata.

Tem como eu resolver esse problema? Tem como fazer com que o instalador do debian reconheça o HD sata?

Se puderem me ajudar, por favor me socorram....
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
26/01/2009, 10:13
Resposta: #2

Bom dia,

Experimente passar o seguinte parâmetro para o kernel :

pci=nomsi
ou
install pci=nomsi

Não me recordo ao certo.

Até mais....

A melhor forma de aprendizado e aquela em que um grupo de pessoas, tentam ajudar umas as outras.
26/01/2009, 11:57
Resposta: #3

vadinhodebian, este parâmetro eu coloco na tela inicial de instalação, naquela em que posso colocar a opção installgui, para o instalador entrar no modo gráfico, é ali que coloco o parâmetro?

Obrigado pela atenção....
26/01/2009, 15:37
Resposta: #4

Sim, é naquela tela mesmo.

Só por curiosidade, qual o fabricante e modelo da HD?

Elieser Carlos Topassi
Analista de Sistemas, Consultor
Bacharelando em Ciências da Computação

UNESP - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"
São José do Rio Preto, SP
Porque Deus escolheu as coisas Loucas deste mundo para confundir as Sábias... e as Fracas para envergonhar as Fortes... (1Co 1:27)
27/01/2009, 09:11
Resposta: #5

elieser_topassi, meu HD é um TOSHIBA MK1246GSX 120GB.

Pessoal, não consegui ainda com comando pci=nomsi. Mas percebi uma coisa:
quando estava tentando instalar o debian sem este comando, a instalação só começava realmente se eu colocasse a solicitação do modo gráfico, o parâmetro "installgui". Aí, quando chegava na hora de detectar o hd, o mesmo não era reconhecido e o instalador impancava. Quando eu deixava a instalação seguir sem o modo gráfico, de imediato a minha tela ficava com um monte de cores em listras passando de modo que eu não via mais nada.

Ontem tentei usar o parâmetro pci=nomsi e a tela ficou com as listras de novo. Daí, gostaria de saber se tenho como informar os dois parâmetros: "pci=nomsi" e "installgui" ao mesmo tempo, já que, sem o installgui, a instalação não continua de jeito nenhum.

Se for possível utilizar os dois parâmetros ao mesmo tempo, como faço para utilizá-lo?

Muito obrigado.....
27/01/2009, 09:50
Resposta: #6

Código:
installgui pci=nomsi

Assim não funciona?

Elieser Carlos Topassi
Analista de Sistemas, Consultor
Bacharelando em Ciências da Computação

UNESP - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"
São José do Rio Preto, SP
Porque Deus escolheu as coisas Loucas deste mundo para confundir as Sábias... e as Fracas para envergonhar as Fortes... (1Co 1:27)
27/01/2009, 19:41
Resposta: #7

Boa noite unedoug,

Conseguiu resolver o problema???

Até mais...

A melhor forma de aprendizado e aquela em que um grupo de pessoas, tentam ajudar umas as outras.
28/01/2009, 08:21
Resposta: #8

Consegui resolver o problema, valdinhodebian. Fiz o seguinte, na tela de boot:

installgui pci=nomsi vga=771

com os dois primeiros parâmetros não dava vídeo, daí procurei nas opções de parâmetros apertando F1 e vi esta terceira opção, que na verdade não sei bem o que significa este "771". Mas tudo bem.

Só tem um porém, a resolução não estava muito boa após a instalação, daí fui mexer no xorg.conf, só que antes de modificar eu fiz uma cópia do arquivo original. Enfim, não deu certo, não levanta mais o X, não abre o modo gráfico, só em modo texto e mandando recuperar o xorg.conf.
Tentei de tudo mas ainda não consegui reverter para o arquivo original. entrei com o live-cd do ubuntu 8.10 mas não consegui. não tinha permissão de escrita no arquivo xorg.conf.

Vocês podem me ajudar?
De que forma eu restauro o xorg.conf? tenho o formato original gravado.
28/01/2009, 10:13
Resposta: #9

Bom dia,

Quando você esta dando boot, aparece 2 opções. Entre com a opção single-user.
Altere o xorg.conf e reinicie o computador.

Até mais...

12/02/2009, 21:02
Resposta: #10
Re: HD sata não é reconhecido pelo instalador do debian etch
Boa noite Gente

vcs acabaram fugindo um pouco do foco do tópico e não colocaram se conseguiram resolver o problema ... rsrs ...
Eu to com o mesmo problema já tem muuuiiiitttooo tempo e não consigo resolver .... tenho o mesmo HD que ele (TOSHIBA MK1246GSX 120GB.) e dá o mesmo problema.
Já tentei entrar no site do fabricante pra verificar se há algum módulo mas nem rola nda no site ... eles só mostram informações do dispositivo.

vcs conseguiram alguma solução????
14/02/2009, 08:18
Resposta: #11
anunes Escreveu:Boa noite Gente

vcs acabaram fugindo um pouco do foco do tópico e não colocaram se conseguiram resolver o problema ... rsrs ...
Eu to com o mesmo problema já tem muuuiiiitttooo tempo e não consigo resolver .... tenho o mesmo HD que ele (TOSHIBA MK1246GSX 120GB.) e dá o mesmo problema.
Já tentei entrar no site do fabricante pra verificar se há algum módulo mas nem rola nda no site ... eles só mostram informações do dispositivo.

vcs conseguiram alguma solução????

Bom dia,

Passe os seguintes parâmetros para o kernel :

installgui pci=nomsi vga=771

Até mais...

26/03/2009, 19:49
Resposta: #12
aqui tbm não funcionava,
mas numa das últimas isos do lenny, quando ele ainda era testing, funcionou magicamente..
aehiaehiuae

não tenho idéia de o porque disso, mas tudo bem..

Debian Sid
kernel 2.6.29-0.slh.2-sidux-686 #1 SMP PREEMPT

Linux Registered User: #458465
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
23/05/2009, 16:24
Resposta: #13
Bem, não conheço o modelo CCE j33p citado, porém sei que em alguns modelos os notebooks cce têm uma função c3 na Bios em Advanced que impede o reconhecimento do HD para Windows quando esta função está desativada (ative a função para Windows) e impede que o Linux reconheça o HD quando a função está ativada (basta desativá-la).

Pelo que lembro, caso sua bios seja antiga (não sei que versão de bios) é necessário atualizá-la. Como não tenho certeza, sugiro que consulte no site da cce ou no site da distribuição linux satux, já que esta distribuição vem com muitos notebooks cce. Lá deve haver informações sobre como configurar bem o Linux nesses notebooks.
23/05/2009, 16:36
Resposta: #14
Boa tarde caarlos0,

Se não me engano, houve alterações no instalador do Debian Lenny, por este motivo que ele reconheceu de forma automática, sem precisar de intervenção do usuário.

Até mais...

Responder 

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes

Entre em Contato | Fórum Debian | Voltar ao Topo | Voltar ao Conteúdo | Modo Leve (Arquivo) | Feeds RSS