Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Gráfica Expressa e Lan House rodando Debian
17/04/2008, 00:16
Resposta: #1
Gráfica Expressa e Lan House rodando Debian
Sou defensor de software livre e usuário de Linux já faz um bom tempo. O meu primeiro contato foi com o Conectiva e o Red Hat, desde essa época já havia percebido que tinha muita coisa para explorar. Ultimamente já testei várias distros em diferentes tipos de hardware, de micros mais antigos aos mais novos.

No meu tempo livre me dedico a estudar e também faço alguns trabalhos extras quando sou consultado. Faz um tempo que fui contratado para implantar o Linux em uma pequena empresa, mais precisamente uma Gráfica Expressa e Lan House. Até este ponto, sem muitas novidades porque eu já sabia o que iria enfrentar. O importante naquele momento era informar para o cliente sobre as vantagens que ele teria com o ambiente Linux e também deixar claro que ele enfrentaria algumas resistências, principalmente por usuários adoradores do Windows, que na maioria conhecem muito pouco sobre outros sistemas operacionais ou hardware, mas que ainda assim são felizes usando Windows mesmo as cegas.

O meu primeiro desafio seria com relação aos jogos, mas o foco e o público desta empresa não era esse, então não tive problemas quanto a isto. O segundo desafio era encontrar softwares livres com a missão de substituir o Corel Draw e Photoshop. Também não tive muitas dificuldades porque existem softwares muito bons para cumprir este papel, como por exemplo: o Inkscape, o Gimp e até mesmo o Draw do pacote BrOffice. É claro que ainda existe uma curva de aprendizado, porque o profissional de Design Gráfico habituado a utilizar o “Corel” tem que aprender novamente como fazer a mesma coisa com outro software. Este tipo de migração demanda um pouco mais de tempo por parte do próprio cliente, então ele optou por permanecer com o Windows em apenas uma máquina para rodar estes softwares proprietários e com o tempo migrando esta atividade também para o ambiente Linux. Com relação a administração de Lan House, também existem muitas alternativas, testei algumas e na minha opinião o cliente optou pela mais simples, a qual achou mais prática e operacional. São os velhos conhecidos da comunidade Linux, o Zeiberbude e o Zbdesk.
Outro detalhe importante, foi a escolha da distribuição, ou seja, qual o “Linux” mais adequado. Esse assunto é polêmico e antes de tomar esta decisão é conveniente testar várias distribuições e optar pela que mais lhe agrade com base nos fatores que você considera importante. No meu caso, desde o início eu já havia optado pelo Debian, devido sua estabilidade, leveza e outros fatores, mas antes de chegar nesta conclusão testei várias distros. A pedido do responsável pela parte técnica da empresa, fiz vários testes, eram 16 micros na rede e instalei o Debian em apenas 2 deles, nos demais fui instalando outras distros, como por exemplo o Ubuntu, Mandriva, Fedora, OpenSuse, Kurumin e o DreamLinux. Bom, os únicos micros que não precisei colocar a mão novamente foi no Debian, os demais eu ia fazendo um rodízio até instalar o Debian em toda a rede. Não que as demais distros tenham algum problema crítico, muito pelo contrário, em minha opinião Linux é Linux e não importa qual você utilize, é uma questão de gosto e escolha onde somente você deve decidir o que é melhor para você mesmo, cada distro tem sua particularidade e o seu foco. Muita gente diz que o Debian é ideal para servidores e prefere por exemplo o Fedora para Desktop. O teste que executei provou que o Debian também roda muito bem em ambiente Desktop, na minha opinião rodou melhor do que qualquer outro, inclusive sem a necessidade de otimizar o sistema ou coisa parecida. Fiz apenas uma instalação básica com o ambiente desktop.

Conclusão: Depois de algum tempo, os clientes se adaptaram sem problemas. Alguns gostaram tanto que solicitaram meus serviços para instalar o Debian em seus micros que já rodavam o Windows, fazendo um Dual Boot e em alguns casos substituindo totalmente o Windows pelo Debian.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Pessoal, estou editando este documento porque já faz algum tempo que a empresa abandonou o uso do Linux e preferiu trabalhar na ilegalidade com o uso do Windows. Fui informado que isto ocorreu devido a problemas relacionados a instabilidade da conexão de INTERNET onde a falta de conhecimento do proprietário o fez acreditar que seria o uso do sistema operacional o causador do problema.

Infelizmente, para a maioria dos usuários existe apenas o "Windows". Estas pessoas não estão preparadas para inovações tecnológicas e não gostam muito de mudanças. Também acredito que muitos empresários não se preocupam com a utilização de softwares piratas porque sabem que dificilmente serão penalizados por isto.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Bom, sou defensor de "software livre" e não tenho muito o que dizer, mas posso afirmar que sou feliz usando o Linux ou qualquer outro sistema operacional derivado do Unix. No passado, fui usuário do Windows, mas na minha opinião tenho muita opções superiores e de graça!!!
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
17/04/2008, 07:51
Resposta: #2

Tardioli, parabéns pelo seu case e pela explanação da solução, concordo com vc a escolha da distro não é só uma escolha técnica, mas também pessoal, pois quem vai administrar, vai escolher a distro a qual tem mais familiaridade.

Visite também o Nosso Wiki
WikiForumdebian

--
"In a World without Walls and Fences, who needs Windows and Gates? -
Think different. -Think Linux."
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
17/04/2008, 20:15
Resposta: #3

Tardioli fico feliz por vc, parabens por não te desistido. O mal de muitos eh que não vao ate o fim e terminam colocando outros sistemas operacionais.

Eu tenho trabalhado com Debian (estudo) a pouco tempo e tenho aprendido muita coisa sobre redes, hardware e o proprio sistema. não vejo dificuldades nenhum em usar linux, as vezes eu me complico em fazer algumas coisas mas isso eh questao mais de sentar e pesquisar para poder resolver. o mal maior eh que as pessoas veem o Linux como uma coisa ruin antes mesmo de usar.

Acho muito positivo a ideia de divulgar e insentivar o uso do software, mais uma vez parabens e continue assim, eu tenho planos para oferecer algumas soluções 100% livre no futuro. em breve espero esta colocando aqui minha esperiencia.

Fórum Debian.....
19/04/2008, 16:29
Resposta: #4

Parabéns pelo trabalho!!
12/02/2009, 15:39
Resposta: #5
Re: Gráfica Expressa e Lan House rodando Debian
Moro em Campinas -SP e sou usuário fanático pelo Debian... Gostaria de conhecer essa empresa e fazer um artigo com eles...Isso é possível?

grato

[Imagem: knn6.jpg]
[Imagem: gr.png]
[Imagem: tb.gif]
[Imagem: wy.png]
[Imagem: v.jpg]
12/02/2009, 19:15
Resposta: #6
Parabéns!!
12/02/2009, 22:46
Resposta: #7
Parabéns pelo Trabalho/Iniciativa! Sorrisão

Meu Blog sobre Software Livre
Código:
[email protected]:~$ uname -a
Linux debian 2.6.27.6-omnislash5 #1 SMP PREEMPT Sun Nov 23 12:22:44 BRST 2008 i686 GNU/Linux
Responder 

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes

Entre em Contato | Fórum Debian | Voltar ao Topo | Voltar ao Conteúdo | Modo Leve (Arquivo) | Feeds RSS