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Tsclient ou rdesktop: No license server available
14/04/2008, 19:11
Resposta: #1
Tsclient ou rdesktop: No license server available
Boa Tarde.

Meu problema éo seguinte: Ao tentar me conectar em um servidor windows (2000 ou 2003), recebo a mensagem No License server available. (sendo que existe licenças)
Não consigo resolver esse problema no Linux, Utilizo Debian e distribuições feitas a partir dele.

Isso ocorre vez ou outra quando tento acessar via TS do Windows 98/XP no 2000 Server ou 2003 Server, mas tenho a solução.
No registro, em Local Machine/Software/Microsoft/MSLicensing da maquina cliente (98...XP), basta remover as pastas HardwareID e Store.
Ao tentar um novo acesso, as pastas que apaguei no registro são recriadas, o acesso volta ao normal e pronto.
Se não faço isso, nunca mais volto a conectar, não adianta mudar ip, nome da maquina, etc...

Mas como só utilizo o Windows Emulado pelo Qemu, é horrivel manter uma VM só por causa disso.

Agora, quando estou no linux, o acesso vai normal e, de repende, um dia qq recebo a mensagem No license Server Available, ai, já era, só instalando tudo de novo.

Alguém sabe como resolver esse problema que ocorre, acredito que tenha um arquivo que posso editar, um valor que possa mudar, já que se eu formato, volto a conectar, quer dizer que o problema esta localizado dentro do linux, mas não sei onde,
Ja removi e reinstalei o Tsclient, ja instalei outros clientes como o rdesktop...

Detalhe, são nove servidores 2000 server e três 2003 server. No momento, não consigo me conectar a quatro deles, abos retornam a mesma mensagem, deve ter na estação linux algo com no windows, onde removo 2 pastas e uma chave no registro e volto a me conectar sem erro.

Se alg souber de qq coisa relacionada, agradeço.

Grato.
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15/04/2008, 00:30
Resposta: #2
 
me parece q o problema esta na instalação de licenças no servidor windows... para funcionar legal possivelmente as estações windows que vc fez o teste deve ter algum acesso administrativo e o erro não aparece.. tive um erro parecido a vários anos atras em um NT server.. era as licenças mau instaladas.

Veja isso primeiro

Rodrigo Braga Prado
Consultor de Informática/Segurança
Especialista em Linux e Software Livre
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15/04/2008, 16:44
Resposta: #3
 
Pois é, ai é que esta, não é esse o problema.
Não é questão de fazer o teste no windows, acontece que existe mais de 100 clientes com windows para cada servidor, e o erro ocorre com esses clientes, de forma aleatória.
em 1000 acessos, 4 clientes tem o acesso negado permanentemente.
O numero de sessões aberta no servidor por dia é absurdamente alto e, hora ou outra, algum cliente windows recebe a mensagem de que a licença expirou.
Só que quando isso ocorre, vou no registro da maquina cliente, excluo duas pastas e uma chave e pronto, o acesso volta ao normal.
Não reinicio a maquina, não faço mais nada e nem mexo no servidor, nem reinicio o servidor, só mexo no cliente e pronto.
porém, se não faço isso, o cliente windows recebe sempre a mensagem de licensa expirada, não adianta mudar nome, ip, etc...
Conclusão, quando o cliente windows recebe a mensagem de licensa expirada, é alterado um valor em uma chave no registro do cliente e, enquanto esse valor não for corrigido, não voltará a se conectar, se esse valor for excluido, ele é recriado no próximo acesso e tudo se resolve.
Assim, concluo que esse valor é a chave que da acesso ao servidor.
Não sei se é um bug, se é devido ao elevado numero de acessos, só sei que quando um cliente windows não se conecta mais, a resposta esta no registro do próprio cliente, então, quando um cliente linux recebe a mensagem e não se conecta mais a um determinado servidor, a resposta esta dentro dele, mas onde?
Se eu formato e reinstalo, volto a acessar, com o mesmo nome, ip, etc...
Então, se eu formato o cliente e resolvo o problema, sei que posso resolver sem formatalo, pois alguma coisa que foi alterada volta ao original após realizar uma instalação nova, mas não sei o que, que coisa é essa, o que é alterado quando o servidor nega o acesso a uma maquina linux.
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15/04/2008, 16:56
Resposta: #4
 
raidicar, vc já tentou comparar os arquivos do tsclient, para ver se há alguma diferença entre o que esta funcionando e o que não esta? é um trabalho de cão mas talvez vc descubra onde ele foi alterado, eu listei os que apareceram na minha maquina

Código:
/usr/bin/tsclient
/usr/share/menu/tsclient
/usr/share/doc/tsclient
/usr/share/pixmaps/tsclient
/usr/lib/tsclient

Alem desses é bom dar uma olhada nos que ficam dentro do .tsclient dentro do home do usuario.

Visite também o Nosso Wiki
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16/04/2008, 15:17
Resposta: #5
 
Reposta superficial.

Olha só. Irei dizer aqui o que possivelmente poderia ser, mesmo não tendo lido se seu ambiente está num dominio linux(ldap) ou windows, ou se faz parte de algum dominio.

1- Se faz parte de algum pdc: Veja dentro das configurações GPO se tem lá marcada as opções de acesso via terminal, pois ela será superior às regras dentro do cliente windows, claro né.

2- Se não faz parte de um PDC veja isso dentro das ferramentas adminstrativas de cada cliente e procure pela mesma chave dentro de Segurança.

Se não conseguir posta ai, sempre tem um jeito pra tudo.
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16/04/2008, 20:46
Resposta: #6
 
ljulio - ja comparei, substitui, removi e nada.
ja troquei de cliente, e nada.
Não acredito que o problema estaria relacionado ao tsclient ou algum de seus arquivos, do contrario, outros clientes funcionariam, ai deixei de tentar a solução seguindo essa linha e, acredito que o problema esta em um local que todos os clientes tem em comum, um local onde todos vão pegar uma determinada informação ou valor, um local criado no ato da instalação do linux, independente de ter ou não algum cliente para ts instalado.

jsfigueiredo, tenho um servidor de dominio linux, outros 5 servidores linux, 2 servidores unix e pouco mais de 10 servidores de acesso com 2000 ou 2003 servers instalados. A conexão remota via TS a esses servidores funciona independe de estar logado no servidor.
DETALHE NOVO:
Instalei outras distros pra ver se não era a distro a muito tempo atraz, tentei slack, ubuntu, red hat e Debian, como não pretendo usar outra distro sem ser debian ou em segundo plano, uma baseada nele, ja descartei e apaguei os red hat e slack.
Ia apagar de vez essa maquina Ubuntu, mas antes, numa ultima fuçada, fui pelo modo grafico em sistema/administração/gerenciador de chaveiros e la tinha dois chaveiros: "Chaveiro Login" e Chaveiro Session", removi o primeiro, o segundo não deu, tentei fazer uma nova conexão a um servidor que tinha negado acesso e tive o erro:
Error of failed request: BadAtom (Invalid Atom parameter)
Majr opcode of failed request: 23 (X_GetselectionOwner)
Atom id in failed request: 0x0
Serial Number of failed request: 51
Current serial number in output stream: 51
Reiniciei o linux e:
No tsclient, ao selecionar RDP como protocolo, tenho esse novo erro.
Ao selecionar RDP5, tenho o erro antigo: no licence server available.
A conexão aos outros servidores continuam OK, nada mudou, tando pelo protocolo RDP quanto pelo protocolo RDP5.
Mas agora, tenho erros distintos, conforme mudo o protocolo para acessar.
O estranho é que na verdade, não deveira interferir em nada.
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05/01/2009, 10:23
Resposta: #7
Problema Igual!
raidicar Escreveu:ljulio - ja comparei, substitui, removi e nada.
ja troquei de cliente, e nada.
Não acredito que o problema estaria relacionado ao tsclient ou algum de seus arquivos, do contrario, outros clientes funcionariam, ai deixei de tentar a solução seguindo essa linha e, acredito que o problema esta em um local que todos os clientes tem em comum, um local onde todos vão pegar uma determinada informação ou valor, um local criado no ato da instalação do linux, independente de ter ou não algum cliente para ts instalado.

jsfigueiredo, tenho um servidor de dominio linux, outros 5 servidores linux, 2 servidores unix e pouco mais de 10 servidores de acesso com 2000 ou 2003 servers instalados. A conexão remota via TS a esses servidores funciona independe de estar logado no servidor.
DETALHE NOVO:
Instalei outras distros pra ver se não era a distro a muito tempo atraz, tentei slack, ubuntu, red hat e Debian, como não pretendo usar outra distro sem ser debian ou em segundo plano, uma baseada nele, ja descartei e apaguei os red hat e slack.
Ia apagar de vez essa maquina Ubuntu, mas antes, numa ultima fuçada, fui pelo modo grafico em sistema/administração/gerenciador de chaveiros e la tinha dois chaveiros: "Chaveiro Login" e Chaveiro Session", removi o primeiro, o segundo não deu, tentei fazer uma nova conexão a um servidor que tinha negado acesso e tive o erro:
Error of failed request: BadAtom (Invalid Atom parameter)
Majr opcode of failed request: 23 (X_GetselectionOwner)
Atom id in failed request: 0x0
Serial Number of failed request: 51
Current serial number in output stream: 51
Reiniciei o linux e:
No tsclient, ao selecionar RDP como protocolo, tenho esse novo erro.
Ao selecionar RDP5, tenho o erro antigo: no licence server available.
A conexão aos outros servidores continuam OK, nada mudou, tando pelo protocolo RDP quanto pelo protocolo RDP5.
Mas agora, tenho erros distintos, conforme mudo o protocolo para acessar.
O estranho é que na verdade, não deveira interferir em nada.


Cara estou com este mesmo problema ao tentar acessar alguns clientes pelo rdesktop. Em outros clientes ele apenas da a menssagem de conexão fechada pela outra ponta, e em alguns clientes ele funciona normal!

Espero que se alguém tiver uma solução, que nos ajude.
Abraços e Feliz Ano Novo a todos!!!
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