Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Recuperar GRUB
17/03/2008, 09:30
Resposta: #1
Recuperar GRUB
Olá pessoal.. Estou num maior sufoco com o GRUB aqui.. Fui instalar o GFXBoot (para botar imagens no grub) conforme este tutorial do guiadohardware.net: http://www.guiadohardware.net/dicas/ins ... xboot.html

Seguindo o tutorial, removi o grub, instalei o gfxboot, adicionei a imagem que eu queria e na hora que vou tentar instalar o grub novamente dá o seguinte erro:
"The file /boot/grub/stage1 not read correctly"

Não sei o que está acontecendo.. Aí fui tentar recupera-lo utilizando um Live CD, e segui os passos:
1) mount /dev/sda6 /mnt
2) chroot /mnt
Até aí tudo ok.. Mas quando vou tentar o grub-install /dev/sda o sistema não encontra o 'sda' dentro do diretorio /dev ..

Lascou tudo.. Alguem pode me ajudar?? :cry:

Obrigado.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
17/03/2008, 09:59
Resposta: #2

Usando o LiveCD faça os seguintes comandos.
# sudo grub
# find /boot/grub/stage1
Veja aonde ele encontrou o stage1 e coloque esse dispositivo no lugar de (hdX,X) abaixo.
# root (hdX,X)
# setup (hd0)
# quit

Abraço.
Fabiano.
17/03/2008, 10:22
Resposta: #3

Tentei desta maneira também mas não funcionou.
Tenho 3 instalações do Debian no meu HD, na sda3, sda6 e sda7.
Sendo que o ultimo a ser instalado foi na sda6 portanto era pro grub estar configurado a partir desta partição.
Mas quando executo o comando 'find /boot/grub/stage1' ele retorna:
(hd0,2)
(hd0,6)

Não sei porque não aparece o (hd0,5)..
Aí quando executo 'setup (hd0)' todas as mensagens aparecem com "sucessed" porem o grub nao é instalado.
17/03/2008, 10:27
Resposta: #4

Há sim, mas você não removeu o grub para instalar o gfxboot nessa partição sda6? Por isso o stage1 não é encontrado lá. Recuperando o grub de qualquer um dos sistema irá funcionar. Você chegou a executar "root (hd0,2)" ou "root (hd0,6)" antes de setup (hd0) ?
17/03/2008, 14:37
Resposta: #5

Cara agora a situação ficou pior ainda..
Instalei o Kubuntu em outra partição pra ver se na instalação o grub reconheceria minha partição sda6.
Ao final da instalação reiniciei o computador e na tela do grub aparaceu lá (Debian bla bla bla, (sda6))
Mas ao tentar entrar nessa opção me aparece:

Error 2: bad file or directory type
Press any key to continue..

Pressiono alguma tecla e ele volta pro menu de novo..

Inferno mesmo viu.. como faço pra conseguir entrar na minha partição novamente???
17/03/2008, 16:22
Resposta: #6

Uma solução seria entrar no kubuntu e montar a partição sda6 para ver se está tudo lá.
Abraço.
Fabiano.
Responder 

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes

Entre em Contato | Fórum Debian | Voltar ao Topo | Voltar ao Conteúdo | Modo Leve (Arquivo) | Feeds RSS