Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Como instalar DirectX e Direct 3D no Debian?
10/12/2007, 22:59
Resposta: #1
Como instalar DirectX e Direct 3D no Debian?
Alguém aqui já testemunhou o funcionamento de algum jogo (como Age of Empires, War Craft e Counter Strike) no Linux, especificamente na distro Debian?

Não consigo rodar jogos com D3D, só com Software (gráfico ruim e boa velocidade) e OpenGL (gráfico bom mas baixa velocidade)

Obs.: Já testei no Wine e no Cedega;
No teste do ActiveX que fiz no wine (xdiag) o DirectDraw Funcionou bem mas quando chegava no teste do DirectX o linux até fazia logout, pois acredito que não suportava alguma configuração de vídeo!!!

Se alguém já teve a experiência de usar Direct 3D (do DirectX) com algum desses jogos poderia explicar o processo de instalação e configuração do Direct3D no Linux :?:
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
12/12/2007, 16:16
Resposta: #2
No caminho certo...
Minha placa de vídeo é:
01:00.0 VGA compatible controller: VIA Technologies, Inc. UniChrome Pro IGP (rev 01)

Parece que o Linux não conseguiu encontrar e nem instalar o driver dela, e está usando o driver genérico "vesa" (segundo informações de /etc/X11/xorg.conf).

Alguém ou já teve experiência na instalação do driver dessa placa VIA/S3?

Agradeço e aguardo qualquer sugestão.

[Imagem: userbardebianuj5.png]
[Gigabyte GA-VM800PMC][Celeron D 2.8 LGA775][HD Western 80G][512GB DDR][DVD-RW Samsung-SH-S182 writemaster][Debian lenny/sid 2.6.22-6]
12/12/2007, 17:26
Resposta: #3

cara acho que directx n instala no linux n, mais sobre jogar instala o wine com ele vc consegue jogar este jogos ae

espero ter ajudado
12/12/2007, 18:09
Resposta: #4

Obrigado pela dica,
eu sei que eles rodam no Linux pois instalei eles pelo Wine, mas o problema é que alguns deles só funcionam com DirectX instalado, como Age of Empires por exemplo, o Counter Strike ainda funciona no modo de aceleração por software mas WarCraft só roda como D3D, e o pior é que o gráfico do modo de aceleração por software é deplorável. Por isso estou interessado em saber como proceder na instalação do driver dessa placa de vídeo e o DirectX (com D3D funcional) no Cedega ou Wine.

Mais dicas ainda são bem vindas...

[Gigabyte GA-VM800PMC][Celeron D 2.8 LGA775][HD Western 80G][512GB DDR][DVD-RW Samsung-SH-S182 writemaster][Debian lenny/sid 2.6.22-6]
13/12/2007, 13:27
Resposta: #5

O Google acha:
http://wine-review.blogspot.com/2007/11 ... -wine.html
Boa sorte! Alegre

Abraços!

Usuário Linux #470577
13/12/2007, 16:12
Resposta: #6

Foi nesse link que você passou que eu me baseei, fiz exatamente como o explicado.

Mas acho (não tenho certeza) que encontrei o problema:

O driver que está instalado é um driver genérico, o vesa, que funciona em qualquer placa de vídeo mas não suporta gráficos que necessitem de aceleração 3D.
A placa de vídeo que uso é:
01:00.0 VGA compatible controller: VIA Technologies, Inc. UniChrome Pro IGP (rev 01)
Segundo resultado do comando lspci|grep VGA.
Tentei substituir o driver vesa (no arquivo xorg.conf) pelo driver via (o driver correto da minha placa de vídeo) mas o Servidor X sequer inicializou. Então instalei um driver chamado openchrome através do script disponibilizado nesse link:
http://ubuntuforums.org/showthread.php? ... rome+video
E com esse driver, ao contrário do vesa que pelo menos iniciava o Wine, Cedega e jogos acelerados por Software, não foi possível nem iniciar esses programas/jogos baseados no Windows. Mas com o driver openchrome eu consigo alterar a resolução de vídeo entre 640x480, 800x600 e 1024x768, coisa que não consigo fazer com o driver vesa que me prende na resolução de 1024x768.

Obs.: Seguindo o link:
https://help.ubuntu.com/community/OpenC ... 944ab120bb
Usei o comando:
apt-get build-dep xserver-xorg-driver-via
e foi exibido a mensagem:
Impossível encontrar um pacote fonte para xserver-xorg-driver-via :?
então incorretamente (pois segundo o Link acima esse comando é pro Ubuntu) usei o comando:
apt-get build-dep xserver-xorg-video-via
instalou sem erros mas ao substituir vesa por via em xorg.conf e fazer as alterações indicadas pelo Professor Marco nesse link:
http://www.vivaolinux.com.br/comunidade ... opico=6261
houve o mesmo problema na inicialização do Servidor X.
Então por enquanto tenho que usar o driver vesa com seus recursos precários.

Caso alguém saiba como se instala esse(s) drive(rs) da placa UniChrome VIA/S3 IGP Pro, poderia nos explicar?

Aguardo resposta!
:wink:

13/12/2007, 16:27
Resposta: #7

Obs.: Também li o seguinte link:
http://wiki.openchrome.org/tikiwiki/tik ... +on+Debian
Mas não entendi muito bem Lingua

Dicas, dicas, por favor dicas...

Responder 

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes

Entre em Contato | Fórum Debian | Voltar ao Topo | Voltar ao Conteúdo | Modo Leve (Arquivo) | Feeds RSS