Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
4 servidores por um DEBIAN com maquinas virtuais
23/07/2007, 15:49
Resposta: #1
4 servidores por um DEBIAN com maquinas virtuais
Originalmente eu trabalhava com 4 servidores sendo:

1. Windows 2000 Server como servidor de Banco de dados
2. Windows 2003 Server para terminal Service
3. Windows 2003 Server Para servidor de arquivos e PDC
4. Debian como firewall e Proxy

Pra quem já trabalhou com Terminal service, sabe a dura vida de processo travado e constantes reinicializações e tudo mais.

Além disso, tínhamos o problema de backup, maquinas não redundantes e toda espécie de problema que quem tem mais de um servidor sabe o que acontece.

Compramos então um DELL Power Edge 2900 com dois QuadCore, 4 GB de RAM ECC, discos em RAID 0 de 160 GB, com duas placas 1000 e ainda acrescentei duas placas 3com.

Instalei o DEBIAN como sistema principal, e o VMWARE (muito top), no fim temos a seguinte configuração:

1. Servidor virtual no VMWARE com Windows 2000 para o banco de MsSql (não posso me livrar dele por enquanto) usando uma placa de rede eth0.
2. Servidor virtual no VMWARE com Windows 2000 como terminal service (também não posso me libertar ainda por causa da aplicação) usando outra placa de rede eth1.
3. Servidor SAMBA com PDC (me libertei de todas os problemas de ter um PDC Windows) o domínio foi plenamente criado todas as maquinas fazem parte dele controle total, muito jóia, usando outra placa de rede eth2.
3. Servidor Apache, Ssh, FTP, Proxy e Firewall na eth3 (nem precisa comentar se isso ai funciona), usando a eth3.

Como a maquina tem redundância em tudo isso deu uma segurança enorme, usei dois Nobreak UPS e programei o VMWARE pra parar os servidores Windows se houver algum problema, antes de parar o sistema principal DEBIAN.

O backup de banco esta sendo guardado em pasta que compartilhei pelo SAMBA com toda segurança de um PDC sem os problemas de segurança Windows e ainda não me preocupo com vírus.

Moral da História, esta tudo funcionando muito bem, a segurança esta me deixando ultra tranqüilo, embora seja um pouco complicado a topologia geral, mas o resultado é excepcional.

O VMWARE resolve um grave problema que é a degradação de um servidor WINDOWS, que como todos sabem com o tempo você tem que reinstalar, há um recurso muito bom que permite eu voltar ao dia em que instalei e o processo não leva mais que 2 minutos, bastando restaurar o banco e a data do sistema, como o banco fica depositado fora da unidade do Windows isso é muito tranqüilo.

Espero ter cooperado com a comunidade.

Se alguém comentar posso trocar mais informações sobre como fiz tudo isso.

Bispo
[email protected]
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
24/07/2007, 21:08
Resposta: #2

bispo,

Muito legal você ter postado essa experiência no fórum.

Você chegou a pensar na possibilidade de usar o Xen ao invés do VMWare?

Obs.: Servidor "parrudo" eim Lingua
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
24/07/2007, 23:06
Resposta: #3
Novos recursos
Fernando!

Eu nao pensei porque o Xen ainda ta muito xiita pra configurar, gosto de fazer tudo modo texto, praticamente nao uso modo gráfico porque tive uma péssima experiencia alguns anos atras e resolvi abandonar o grafico (digo pra servidores), mas o Xen ainda pega pesado inclusive tem imagens específicas pra ele, mas eh muito interessante, promete ter melhor desenpenho que o VMWare.

Como eu precisava de algo consistente que fosse ficar estavel resolvi pelo VMWare, que diga-se de passagem é muito top mesmo.

Hoje levantei um recurso que ainda nao havia testado o VMware Management Interface, otimo, porque como o Ruindows nao tem como evitar e precisa ser reiniciado de vez em quando, entao uma ferramenta WEB (sobre ssh) ajuda muito porque eh mais leve que o console, logico que nao da pra fazer tudo, mas muitas coisas inclusive restartar a maquina virtual.

Fiz uma experiencia hoje, um backup de um banco de 2 GB pra ver o desenpenho, fiquei impressionado porque o processador (ja da maquina virtual) deu pico máximo de 2% hehe

So pra ficar mais claro, o servidor é de missao critica, um serviço que nao pode parar 24 horas (e por força de lei) entao, acabou a necessidade de ficar acordado as 04:00 pra ressucitar maquina bixada com ruindows.

Servidor parrudo? bota parrudo nisso eh um maquinao, se alguem quiser posto umas fotos de como esta por aqui.

Abraço

Bispo
[email protected]
25/07/2007, 11:06
Resposta: #4

pqp!!!! fiquei curioso...posta umas fotos desse "huk" pra galera vê-lo bombando..

Quem acredita, sempre alcança!

Regras para uma boa conduta no Fórum
25/07/2007, 22:39
Resposta: #5

Também fiquei curioso para ver a máquina.

"Superar o fácil não tem mérito, é obrigação. Vencer o difícil é glorificante. Ultrapassar o impossível é esplendoroso" (Alexandre Fonteles).

Linux user #471261
[Imagem: debian2cl3.png]
22/08/2007, 15:24
Resposta: #6

Amigos!

Estive viajando e estou devendo as imagens, no Sabado eu publico aqui, inclusive neste sabado estarei levantando outro server com as mesmas caracteristicas porque o resultado simplesmente foi excepcional, absolutamente sem problemas, muito bom.

Sds.

Bispo
[email protected]
22/08/2007, 18:40
Resposta: #7

bispo, muito legal mesmo, mas sem querer abusar seria interessante se vc pudesse colocar como foram as conf. do samba, VMWare etc.. acho que poderia até postar no wiki.

Visite também o Nosso Wiki
WikiForumdebian

--
"In a World without Walls and Fences, who needs Windows and Gates? -
Think different. -Think Linux."
10/09/2007, 10:54
Resposta: #8

Gostei do projeto!
Tenho um caso muito semelhante, porém utilizando um DELL PowerEdge 1900 com 6GB de ram e 2 HDs Raid 0 250GB SATA. Além da eth onboard gigabit coloquei mais 2 Dual Gigabit Intel PRO1000. A máquina é 2 Xeon Dual Core 1.6GHz.

Roda Debian + VMware e é uma beleza! Como é um provedor, nosso maior fluxo é o encaminhamento de pacotes e controle de banda apenas. Hoje estamos com 20Mbit em fibra pela BrT e outra fibra com a Copel, e cerca de 2000 clientes.
A máquina faz, além do roteamento, servidor web, dns e e-mail. Trabalhamos tudo com VLan 802.1q, o que foi necessário apenas um ajuste de MTU nas eths do Debian, que faz o host do VMware, para passar a tag das VLans nas máquinas virtuais. Consumo de processamento? Em horário de pico é 25%.
Trocamos todos os servidores de roteamento e o servidor de e-mail por este DELL e até agora não nos arrependemos em nada.
Somente dois servidores ficaram de fora: gerenciamento da rede Canopy (consome MUITA memória) e o servidor asterisk por causa da placa E1.
Quase todas as VMs rodam Debian. Para soluções mais rápidas utilizamos Mikrotik. O problema do Mikrotik (ao menos na versão 2.9) é que não detecta mais de um processador e trabalha apenas com 32bits, o que causa uma má utilização dos recursos.

De resto... funcionando perfeitamente!

Além disso, apesar do alto valor de um servidor desse, o custo de manutenção despenca.
Uma coisa é você manter várias maquininhas P4 com 1GB ou 512MB que SEMPRE tem uma para encomodar, e outra é você manter apenas uma fazendo o serviço de todo o resto. Fora a estabilidade, confiabilidade, disponibilidade e desempenho.

Ahh! E nós também já estamos planejando um próximo servidor no mesmo estilo.
16/10/2007, 09:57
Resposta: #9
debian em servidor dell?
me ajudem então a instalar o debian 4 etch neste servidor dell:

Servidor Dell PowerEdge 860 com processador PESC440,2MB,2.13MHZ,PD,1066FSB

Trilhos inclusos para Rack não Dell tipo VERSARAIL,ROUNDHOLE-UNIVERSAL
Documentação eletronica para PE860
Material e cabos
Memória 2GB DDR2, 667MHZ, 2X1G, Dual ranked
Placa para preenchimento frontal para PE860
Unidade optica - CDRW/DVD 24X, interna
Placa controladora RISER,PCI-X para Servidor Dell PE850
Disco Rígido 250GB,SATA,3.5IN,7.2K
Configuração de discos SAS5iR,ADD-IN,RAID 1,1-2 HD
Placa Controladora SAS 5IR INT RAID Adapter, PCI-Express
Sem sistema operacional
Chave de habilitação Broadcom TCP/IP Offload Engine não habilitada
Placa de rede dual on-board, sem TOE

me falaram que os principais problemas com relação a drivers seriam os discos SATA com espelhamento RAID1, a controladora, e a placa de rede.
31/10/2007, 23:12
Resposta: #10
Re: debian em servidor dell?
Com etch não tive problema algum com os PE1900 e PE840. Creio que com o PE860 não tenha problema também.

Apenas tive problema quando era o sarge... este sim eu ralei. Utilizei uma versão modificada para instalar. Sempre kernel amd64!

fabinhosantos Escreveu:me ajudem então a instalar o debian 4 etch neste servidor dell:

Servidor Dell PowerEdge 860 com processador PESC440,2MB,2.13MHZ,PD,1066FSB

Trilhos inclusos para Rack não Dell tipo VERSARAIL,ROUNDHOLE-UNIVERSAL
Documentação eletronica para PE860
Material e cabos
Memória 2GB DDR2, 667MHZ, 2X1G, Dual ranked
Placa para preenchimento frontal para PE860
Unidade optica - CDRW/DVD 24X, interna
Placa controladora RISER,PCI-X para Servidor Dell PE850
Configuração de discos SAS5iR,ADD-IN,RAID 1,1-2 HD
Placa Controladora SAS 5IR INT RAID Adapter, PCI-Express
Sem sistema operacional
Chave de habilitação Broadcom TCP/IP Offload Engine não habilitada
Placa de rede dual on-board, sem TOE

me falaram que os principais problemas com relação a drivers seriam os discos SATA com espelhamento RAID1, a controladora, e a placa de rede.
18/01/2008, 09:58
Resposta: #11
Re: 4 servidores por um DEBIAN com maquinas virtuais
Bispo,

Estou na mesma situação que você. Tenho a necessidade de manter um MSSQL rodando, e com o Windows 2000 server rodando no meu servidor tá complicado. Também estou partindo pra virtualização.

Tenho um servidor DELLPower Edge 1900 com dois DualCore, 4 GB de RAM ECC, discos SAS em RAID 5.

A minha idéia é semelhanate à tua:

2. Servidor virtual no VMWARE com Windows 2000 como Servidor de Banco de Dados (SQLSERVER)
2. Servidor virtual no VMWARE com Windows 2000 como PDA service
3. Servidor virtual no VMWARE com Debian como Proxy/firewall/router
4. Servidor virtual no VMWARE com Debian como Samba/PDC.

Essa é uma dúvida que tenho... Vale a pena deixar o host apenas com o vmware-server, ou jogo os serviços de proxy, firewall, samba pro host?

Eu pensei em colocar como um servidor virtual também pra isolar os serviços, além de me facilitar a vida no caso de precisar migrar algum desses serviços pra outro host. Vale a pena essa estratégia, ou é um desperdício muito grande?

Uma outra dúvida é a seguinte: no vmware-server tenho a opção de colocar 1 ou dois processadores... Mas no caso de cada processador possuir 2 núcleos o guest vai enxergar 4 núcleos ou apenas 2?

Se vc puder postar as configurações de Proxy, firewall, PDC q vc usou, seria útil.

[]s

bispo Escreveu:Originalmente eu trabalhava com 4 servidores sendo:

1. Windows 2000 Server como servidor de Banco de dados
2. Windows 2003 Server para terminal Service
3. Windows 2003 Server Para servidor de arquivos e PDC
4. Debian como firewall e Proxy

Pra quem já trabalhou com Terminal service, sabe a dura vida de processo travado e constantes reinicializações e tudo mais.

Além disso, tínhamos o problema de backup, maquinas não redundantes e toda espécie de problema que quem tem mais de um servidor sabe o que acontece.

Compramos então um DELL Power Edge 2900 com dois QuadCore, 4 GB de RAM ECC, discos em RAID 0 de 160 GB, com duas placas 1000 e ainda acrescentei duas placas 3com.

Instalei o DEBIAN como sistema principal, e o VMWARE (muito top), no fim temos a seguinte configuração:

1. Servidor virtual no VMWARE com Windows 2000 para o banco de MsSql (não posso me livrar dele por enquanto) usando uma placa de rede eth0.
2. Servidor virtual no VMWARE com Windows 2000 como terminal service (também não posso me libertar ainda por causa da aplicação) usando outra placa de rede eth1.
3. Servidor SAMBA com PDC (me libertei de todas os problemas de ter um PDC Windows) o domínio foi plenamente criado todas as maquinas fazem parte dele controle total, muito jóia, usando outra placa de rede eth2.
3. Servidor Apache, Ssh, FTP, Proxy e Firewall na eth3 (nem precisa comentar se isso ai funciona), usando a eth3.

Como a maquina tem redundância em tudo isso deu uma segurança enorme, usei dois Nobreak UPS e programei o VMWARE pra parar os servidores Windows se houver algum problema, antes de parar o sistema principal DEBIAN.

O backup de banco esta sendo guardado em pasta que compartilhei pelo SAMBA com toda segurança de um PDC sem os problemas de segurança Windows e ainda não me preocupo com vírus.

Moral da História, esta tudo funcionando muito bem, a segurança esta me deixando ultra tranqüilo, embora seja um pouco complicado a topologia geral, mas o resultado é excepcional.

O VMWARE resolve um grave problema que é a degradação de um servidor WINDOWS, que como todos sabem com o tempo você tem que reinstalar, há um recurso muito bom que permite eu voltar ao dia em que instalei e o processo não leva mais que 2 minutos, bastando restaurar o banco e a data do sistema, como o banco fica depositado fora da unidade do Windows isso é muito tranqüilo.

Espero ter cooperado com a comunidade.

Se alguém comentar posso trocar mais informações sobre como fiz tudo isso.
19/11/2008, 16:16
Resposta: #12

Impressionante nao e? ;D
18/11/2009, 15:31
Resposta: #13
Aqui no meu trabalho vamos fazer algo semelhante. Em um outro cpd da empresa há um servidor win2003 com 2 processadores e 8gb ram, que roda um aplicativo interno. Ele precisa ser reiniciado quase todo dia, por diversos erros. Também é um servidor de missão crítica, com uma aplicação que roda 24h. Como esse aplicativo tem muito mais a ver com o meu cpd do que com aquele onde ele se encontra fisicamente, em breve ele será transferido para o nosso setor. Aqui essa máquina vai receber um Debian e vai virtualizar o win 2003. Vamos ver como vai ser, estou ansioso pra fazer isso.
01/05/2010, 19:12
Resposta: #14
Cara achei legal pra caramba o projeto. Achei legal vc ter eliminado o PDC efeito com samba..vc naõ tem algum material ou tutoriais que explique melhor como voce fez. to querendo fazer aqui, mas como não tenho tanto conhecimento fica dificil convencer o chefe.... ta devendo as fotos eimm...
flw
07/05/2010, 09:26
Resposta: #15
>>>Se alguém comentar posso trocar mais informações sobre como fiz tudo isso.

amigao, vou fazer alguns comentarios

achei maravilhoso teu depoimento aqui cara

vou trocar experiencias contigo, pedir dicas e bla bla bla

vamo la

>>>Pra quem já trabalhou com Terminal service, sabe a dura vida de processo travado e constantes reinicializações e tudo mais.

normalmente nao tenho este problema.

>>Além disso, tínhamos o problema de backup, maquinas não redundantes e toda espécie de problema que quem tem mais de um servidor sabe o que acontece.

a redundancia que se refere eh de energia?

>>Compramos então um DELL Power Edge 2900 com dois QuadCore, 4 GB de RAM ECC, discos em RAID 0 de 160 GB, com duas placas 1000 e ainda acrescentei duas placas 3com.

cara, tenho um 1800, e depois de um problema com a dell ( 15 dias aguardando uma fonte ), imagine, meu servidor de dados oracle de uma aplicacao comercial :shock: , troquei o 1800 por
uma maquina montada por mim mesmo, 5300, 4gb nao ecc, gigabyte g31, 1 sata 160gb.
o patrao quase teve um infarto quando chegou no cpd e viu "aquilo" como servidor, contudo,
esta maquna que eu tinha montado como reserva para "estacoes" esta funcionando 24h a 6 meses,
nestes 6 meses precisei fazer uns 6 restarts, mais nao posso afirmar se foi hardware ou software,
o OS eh o OpenSuse.

fiz contacao de um storage com 4 sas 15k para raid 1 + 0 e 2 T410 mais o valor saiu salgadinho

bom, ainda estou trilhando pra melhorar as coisas por aqui, mais estou atras de uma solucao
mais barata.

so pra lembrar que tenho um servidor stand-by ( nao sou louco ) hehe, e eh um dell.

>>Instalei o DEBIAN como sistema principal, e o VMWARE (muito top), no fim temos a seguinte configuração:

amigao, eu estou fazendo testes com o virtualbox 3.1 e vem me atendendo maravilhosamente
ate entao, gostaria de aprender mais sobre o vmware, xen e comparar os 3, quero ter o seguinte
quadro (outra situcao, nao oracle)

dois servidores debian com virtual box, um copia do outro, com 2003 server
o rsync de 15m pegando dados do virtualizado A para o B
meu usuarios usam o Terminal service, e se conectam pelo .218 (exemplo), dai deu pau,
nao interessa qual, meus usuarios simplesmente passam pro .217 (exemplo), so perde os
ultimos minutos. se for pau nos dados tenho o backup diario que eh feito a noite, infelizmente
ainda feito completo pela exportacao do vdi (quero automatizar isto)

>>Como a maquina tem redundância em tudo isso deu uma segurança enorme, usei dois Nobreak UPS e programei o VMWARE pra parar os servidores Windows se houver algum problema, antes de parar o sistema principal DEBIAN.

ta, sobre redundancia de energia fiz diferente, tenho duas 5300 com fonte generica
como informei acima, 2003 virtualizado e rsync, se minha concessionaria falha entro no
nobreak ( engetron 12kva com 16 baterias ) 2h autonomia testado, mais depois de 25 segundos
meu gerador ja entra suprindo a necessidade, meu tanque de diesel segura 10 horas de trabalho,
toda loja, do ar condicionado a geladeira da cozinha!

>>O backup de banco esta sendo guardado em pasta que compartilhei pelo SAMBA com toda segurança de um PDC sem os problemas de segurança Windows e ainda não me preocupo com vírus.

tu ta usando o clamav? seus dados nao podem ser infectados na instancia virtualizada e ir com o virus pra dentro da pasta linux? com certeza voce ta usando o clamav pra estar tranquilo ne?
nao domino clamav ainda!

>>Moral da História, esta tudo funcionando muito bem, a segurança esta me deixando ultra tranqüilo, embora seja um pouco complicado a topologia geral, mas o resultado é excepcional.

bom, se fosse facil qualquer um fazia ne amigao, tem que ser como nos, ter tesao pelo negocio!
hehehehe, parabens mesmo cara!

>>O VMWARE resolve um grave problema que é a degradação de um servidor WINDOWS, que como todos sabem com o tempo você tem que reinstalar, há um recurso muito bom que permite eu voltar ao dia em que instalei e o processo não leva mais que 2 minutos, bastando restaurar o banco e a data do sistema, como o banco fica depositado fora da unidade do Windows isso é muito tranqüilo.

poderia falar um pouco sobre este recurso de voltar ao dia que instalou? c diz tipo o snapshot que
temos no virtual box ne?

eu penso em colocar 2 servidores sem redundancia em cada ( pois ja tenho a nivel de concessionaria/nobreak/gerador ), usar uma mobo que aceite 8gb, colocar um processador 64bits.
colocar o debian 64, utilizar virtualbox, jogar o 2003 la dentro usando 3cpus e 5gb ram +- pra
virtualizacao. a virtualizacao A na maquina A (pasta com dados) vou replicar via rsync na
virtualizacao B da maquina B.

espero por criticas, sugestoes!

>>>Espero ter cooperado com a comunidade.

com certeza parceiro

entao cara, quizer trocar umas ideias meu email msn [email protected]
mande email primeiro se indentificando se nao nao aceito no msn

eh isto ai, todo mundo contribuindo para o Tux debian

valeu

obs. nao sei se sem registro pode-se ver estes topicos, estou tentando difundir o linux
num forum que participo, postei teu caso de sucesso la com todos respectivos creditos

http://forum.programacaobrasil.com/linu ... 7.htm#5923

valeu pinguins!

[Imagem: dart-vader.jpg]
Que a força esteja com o Pinguim!
email/msn: [email protected]
(envie informacao que eh do forum debian)
Responder 

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes

Entre em Contato | Fórum Debian | Voltar ao Topo | Voltar ao Conteúdo | Modo Leve (Arquivo) | Feeds RSS