Fórum Debian

Versão Completa: Instalações paralelas do LaTeX: como editar PATH, MANPATH e INFOPATH? [ RESOLVIDO ]
Você está atualmente visualizando uma versão simplificada do conteúdo. Visualizar a versão completa com formatação.
Bom dia amigos do Fórum Debian!
Alguns dias depois de dar um "aptitude install texlive-full", por simples curiosidade, eu resolvi instalar o tex-live 2012 que baixei do tug.org/texlive. Até aqui tudo bem, mas eu não editei minhas variáveis de ambiente e por isso continuo usando apenas o latex mantido pelos desenvolvedores do debian. Como eu faço para editar o meu PATH de modo a usar ambos? Por exemplo: digitando 'pdflatex' para chamar a versão debian e digitando 'pdflatex-2' para chamar a versão, digamos, pura ou original? Valeu ae gente!
Neste caso eu não criaria variáveis de ambiente. Criaria um link simbólico em /bin ou /usr/bin para o executável com o nome que desejar. Mas se preferir criar variáveis de ambiente, pode fazer isso pelo arquivo /etc/profile ou diretamente no arquivo .profile no home do usuário desejado.
Olá Spikey! Obrigado por você sempre responder minhas dúvidas referentes ao LaTeX. Uma dúvida sobre sua sugestão: eu terei que criar um link para cada programa que vem com a distribuição texlive do LaTeX? é porque são muitos programas, não sei, talves uns dez. Se eu fosse editar o meu /etc/profile, como ficaria? Lembrando que eu não quero inutilizar (eu não sei se isto ocorreria) o meu texlive-full dos repositórios do debian. Valeu companheiro!
Então, você colocaria o caminho dos binários na variável PATH:

Código:
PATH="/usr/local/sbin:/usr/local/bin:/usr/sbin:/usr/bin:/sbin:/bin:/usr/local/bin"
Valeu Spikey! Agora deu certo!
URL de Referência