Fórum Debian

Versão Completa: Pesando cada vez mais
Você está atualmente visualizando uma versão simplificada do conteúdo. Visualizar a versão completa com formatação.
Legal! Mais um Debian, mais uma versão e como tudo nesse mundo a versão principal requere hardware mais poderoso, mesmo que não seja tanto.

Sai do Debian Squeeze de Gnome 2 para o Debian Wheezy com LOP (Lxde+Openbox+Pcmanfm) não apenas porque ficou mais pesado, mas também porque o Gnome ficou parecido com o Unity e particularmente não gosto daquele ambiente lento de visor transparente.

As próximas edições serão o derradeiro para a Comunidade de Software Livre, e que surgem como sugestões: o hardware terá de ser cada vez maior? Os desenvolvedores escutarão os usuários sobre as questões que envolvem o desenvolvimento do ambiente gráfico?

O Debian é legal porque disponibiliza diversas versões, entre elas 'as mais leves', embora não tenha uma versão lite. Afinal não se busca uma 'versão lite', mas uma versão completa e leve.

Saudações
Uso o Debian em um ATOM 1.6 e um Celeron 1.2 single core.
Com o OpenBox + Tint2 + Thunar aqui é super leve.
Bem leve mesmo.

IMHO.
Hoje em dia mudou tudo!

O Point Linux fez um ótimo trabalho, embora não seja totalmente livre, e as opções do Projeto GNU estão emergindo muiito bem!

Não resisti e coloquei o Gnome 3, que nem é tão pesado assim e funcionar melhor que eu esperava. Estou com um netbook Aspire One da Acer de 1.6 Ghz e 1 GB RAM.

Vou fazer essa opção que você disse.
Migrei pro CrunchBang que é um Debian que já vem com o OpenBox default.
O OpenBox compensa, acredite.
Bom, eu tenho um Lxde instalado na máquina do Centro Acadêmico de Filosofia Leônidas Hegenberg, da UFSJ, com 256 RAM e está funcionando muito bem!

É perceptível como que no Squeeze foi do Iceweasel 3.5 ao Iceweasel 17.. como pesou muito mais, e o sistema e todos os sistemas que foram inevitavelmente pesando mais que os outros anteriores com o passar do tempo.

Apenas não deixarei o Openbox para pessoas que não conhecem do que se trata. Aos computadores comuns com até com 512 MB, vou estar colocando XFCE ou LXDE.. nem Gnome 3 nem KDE, que somente acima de 1 Gb Ram
Se tá pesado assim então tira o Iceweasel e instala o Google Chrome ou o Chromium, ou mesmo o Opera.
Hoje em dia praticamente todo mundo tem um PC com pelo menos 2GB de RAM, processador dual core e HD de ao menos 500GB. Por que os desenvolvedores são ainda obrigados a pensar em quem tem PC muito antigo, se tudo na vida evolui?
É porque sempre vai haver hardware antigo/menos potente. A melhor forma de evitar lixo é reutilizando-os, se possível, mesmo que seja 256 MB RAM como num Debian Lxde que coloquei no Centro Acadêmico de Filosofia, ou opções aceitáveis para se oferecer a computadores com 512 Mb Ram.

O que eu quiser expressar com o tópico é sobre a utilização do ambiente gráfico errado para os computadores com hardware 'inexpressivo'. Além da preocupação, também, da exigência de hardware aumentar sempre mais, e mais, e mais.

A quem concorda, prefere não gastar dinheiro com isso por muito tempo. Àqueles que não gostam/ou não podem comprar computador/utensílio novo a cada versão que sai, e preferiria continuar com o mesmo nível de hardware para sempre porque é o 'suficiente'.

Ps: Mozilla 4ever
URL de Referência