Fórum Debian

Versão Completa: Desligamento do Gnome entra no GDM.
Você está atualmente visualizando uma versão simplificada do conteúdo. Visualizar a versão completa com formatação.
Pessoal, quando mando o Gnome desligar ou reiniciar o computador em Sistema > Desligar... ele volta para o GDM, alguem sabe como arrumar isso?
aparentemente num é um caso isolado e num está só nessa viewtopic.php?p=53379#p53379
ao meu entendimento, isso ocorre porque falta delegação ou permissão para que o usuário normal possa desligar o sistema. Vou pesquisar mas acredito que tenha algo a ver com as polices que são configuradas em autorizações. Veja se no menu do Gnome Sistema > Administração se existe o item "Autorizações" se não existir então instale o pacote:
# aptitude install policykit-gnome
feito isso deve existir o Autorizações" no menu, através desta ferramenta localize onde deseja conceder autorização.
Se num encontrar nada, tente ver se lá nos privilégio do usuário está habilitado o suspender e hibernar em Grupos e usuários.
Bem lembrado!!! :lol:
Não estava marcado não dmatrix! Vou testar e volto a postar.
Eu instalei o Debian com a imagem de 24/dez (testing) e habilitei os repositórios do sid e também estava com esse problema. Até postei num bug já aberto sobre isso. Hoje eu loguei no sistema pra responder justamente uma pergunta do mantenedor e quando desliguei funcionou.
Como o gnome-session não mudou de versão eu estou achando (mas é só achismo mesmo) que isso pode ter influenciado: eu passei a usar o IceWM e pra poder desligar e reiniciar por ele eu precisei habilitar o sudo pro /sbin/reboot e /sbin/halt com a linha
ALL ALL=NOPASSWD: /sbin/reboot, /sbin/halt
em /etc/sudoers
e isso pode talvez ter influenciado.
O meu /etc/sudoers sempre esteve assim, porem continuo com o mesmo problema.
Com o suspender e hibernar marcado eu continuo com o mesmo problema.
Tambem estou no grupo powerdev e gdm.

Eu uso o Gnome e OpenBox, só que no OpenBox não tem esse botão, é tudo por menu, e o item de desligar do menu eu escrevi "sudo halt", e funcionou normal.

Vou continuar testando e volto aqui depois.
Eu não entendo do funcionamento 'por baixo do capô' mas eu desconfio que os bugs da interface do Gnome podem estar relacionados: problema pra desligar (no meu caso já resolvido e também o reiniciar parece que funciona); Network Manager applet dá status 'não-conectado' mesmo com DHCP funcionando (eu removi o applet do painel pois só tenho essa conexão mas esse bug dele faz com que o Evolution sempre abra off-line, entre outras coisas que influencia); ferramentas administrativas que requerem autenticação (como o time-admin e o users-admin) não pedem autenticação quando abertas pelo painel (no caso, 'Autorizações' e 'Hora e data') e portanto não funcionam, e provavelmente outros bugs que eu ainda não encontrei.
Quando ao gnome-system-tools, verifique se tem alguma senha sua no seahorse, caso tiver, apague-a, acho que depois disse ele vai pedir senha novamente.

Já o network-manager, aqui funciona normal, aliás, só consegui colocar a rede wireless pra funcionar nele.

Um abraço.
num posso dizer muito sobre isso, quando tinha o lenny instalado, existia um applet de desligar que sempre utilizava para desligar o PC, depois de migrei para o squeeze esse applet deixou de existir e somente a ter o de encerrar sessão, então agora para desligar tenho que clicar neste applet de encerrar ...daí ele cai no gdm e assim consigo mandar ele desligar. Isso é um saco mas num consegui colocar novamente o applet de desligar, pode ser que seja um reflexo do bug no squeeze. ainda por cima meu pc tem um problema no acpi, tenho que forçar ele desligar por completo.
URL de Referência