Fórum Debian

Versão Completa: [Resolvido] Iniciar o X em modo multiusuario
Você está atualmente visualizando uma versão simplificada do conteúdo. Visualizar a versão completa com formatação.
Boa Tarde Galera,

Estou com uma duvida que nao consegui achar em lugar nenhum e nem sei se posso postar isso aqui...É que eu migrei para o Slackware.

Quando ligo o note o Slack inicia porém ele não inicia juntamente com o Ambiente grafico. Alterei o init para runlevel 4 (Modo gráfico do Slack) e não consigo utilizar os terminais para logar. Eles me aparecem ocupados. o TTY 1 mostra que ta rodando o X o resto nao tem nada escrito, fica preto como se nao tive-se possibilidade de logar neles. Eu acredito que eh so incluir o link do /etc/rc3.d do ambiente grafico, mas nao consigo listar os servicos do /etc/init.d e consequentemente nao sei qual servico copiar. No momento estou usando o XFCE mas depois da instalação eu havia deixado o KDE, só que sempre da pal e acabei desistindo (Configurado no comando xwmconfig). Queria saber se eh so adicionando o runlevel ou se tem outra forma. Outra coisa eh que eu nao consigo listar os servicos, porque? Eu sempre usei debian lenny.

Qualquer coisa estou disponivel para qualquer esclarecimento e desculpem o post mas estou desesperado pra ajeita isso aqui, como era simples o Lenny O__O

Rodrigo.
num sei muito sobre o slackware mas deduzo que vc deve inicializar o sistema no modo texto mesmo e configurar o xorg.conf corretamente com o driver mais apropriado para a placa de video, feito isso tente dar um startx e veja se o gráfico "levanta" se num funcionar vc deve novamente tentar acertar o xorg.

boa sorte.
Até ai sim instalei o driver da NVIDIA igual como faço no debian. Ai só dar um startx para que a interface gráfica suba. Pra mim ele sobe o XFCE. Alterei agora pouco pro runlevel 4 no inittab e ai o curioso é que ele tá subindo o gráfico mas com tela de login KDE. Nossa tá muito porco isso aqui.

QUando eu queria fechar o servidor x no debian eu digitava /etc/init.d/gdm stop ou kdm stop ou xdm stop. Não consigo fazer isso no Slackware.

Complicado. Só queria que ele inicia-se o X com os terminei TTYX disponíveis, o que não acontece. Todos não funcionam, sou obrigado a usar o terminal dentro do KDE/XFCE

To tentando aqui achar alguma coisa que me dê uma luz mas tá foda. Valeu dmatrix
Conseguii dmatrix.

O slackware como utiliza o modo init semelhante ao BSD, então tudo é script e não diretório para iniciar o RUNLEVEL. Para configurar o X em multi-usuário basta abrir o /etc/inittab e alterar destar forma, lembrando que isso é do SLACKWARE 13.1:

Procure a seguinte linha abaixo:
Código:
id:3:initdefault:

Agora vamos ativar a interface gráfica alterando o runlevel deste modo:
Código:
id:4:initdefault:

Agora a interface gráfica será ativada por padrão durante a iniciação. Agora para ativar os terminais multi-usuário procure por essas linhas:

Código:
c1:1235:respawn:/sbin/agetty 38400 tty1 linux
c2:1235:respawn:/sbin/agetty 38400 tty2 linux
c3:1235:respawn:/sbin/agetty 38400 tty3 linux
c4:1235:respawn:/sbin/agetty 38400 tty4 linux
c5:1235:respawn:/sbin/agetty 38400 tty5 linux
c6:12345:respawn:/sbin/agetty 38400 tty6 linux

Observe que somente o TTY6 está ativado para utilizar o terminal, ou melhor, configurado para ser utilizado. Então altere desta forma:

Código:
c1:12345:respawn:/sbin/agetty 38400 tty1 linux
c2:12345:respawn:/sbin/agetty 38400 tty2 linux
c3:12345:respawn:/sbin/agetty 38400 tty3 linux
c4:12345:respawn:/sbin/agetty 38400 tty4 linux
c5:12345:respawn:/sbin/agetty 38400 tty5 linux
c6:12345:respawn:/sbin/agetty 38400 tty6 linux

agora para efetuar o teste se deu certo digite
Código:
init 6

ou
Código:
shutdown -r now

Irá subir o Window X padrão com os terminais liberados.

Espero ter ajudado com meu problema. Valeu!
URL de Referência