Fórum Debian
Duvidas sobre como montar uma rede doméstica com um servidor! - Versão para Impressão

+- Fórum Debian (http://www.forumdebian.com.br)
+-- Fórum: Debian (/forum-4.html)
+--- Fórum: Redes (/forum-17.html)
+--- Tópico: Duvidas sobre como montar uma rede doméstica com um servidor! (/thread-14184.html)

Páginas: 1 2 3 4 5 6

RE: Duvidas sobre como montar uma rede doméstica com um servidor! - Bruno Rocha - 12/07/2012 17:16

Ok, talvez eu deva ter me confundido e assim confundido vocês com a minha explicação, mas tendo em vista o que você disse amigo GNU matador de leões eu já fiz isso de organizar primeiro as lans, pra depois ir para a wan é tanto que eu já recebi o dhcp vindo do servidor no meu note ( só que via cabo ) e acredito não ter conseguido acessar a internet devido a alguma coisa que estou fazendo errado ou esquecendo de fazer.
Quero que a minha rede fique exatamente como essa:
[Imagem: th_Semttulo.png]

Por favor, me tirem umas duvidas?
Eu tenho que configurar as duas placas de rede ( eth0 e eth1 ) manualmente?
Ou eu só preciso configurar manualmente a eth0 que é a que vai ter um cabo que vai sair pro roteador?
Ou tenho que configurar manualmente a eth1 que vai receber o cabo que vem do modem?
Como seria essa configuração que tenho que fazer nas placas ( se é que tenho que fazer )?

Mais uma vez me desculpem pelas duvidas, mas sou iniciante no linux!!

RE: Duvidas sobre como montar uma rede doméstica com um servidor! - altairmsouza - 12/07/2012 18:04

Citar:Eu tenho que configurar as duas placas de rede ( eth0 e eth1 ) manualmente?
Ou eu só preciso configurar manualmente a eth0 que é a que vai ter um cabo que vai sair pro roteador?
Ou tenho que configurar manualmente a eth1 que vai receber o cabo que vem do modem?
Como seria essa configuração que tenho que fazer nas placas ( se é que tenho que fazer )?

Como os colegas sugeriram e também prefiro deixe o modem como "bridge". Após isso no servidor baixe o pacote "pppoeconf" para poder fazer autenticação gerando uma interface "ppp0".

# apt-get install pppoeconf
depois
# pppoeconf eth1
vai pedir dados da operadora, senha, etc....

Assim não irá precisar configurar a eth1 (ligada no modem). Bastando apenas configurar a eth0 (ligada no router ou switch)

Para configurar a eth0, sugiro deixa-la fixa no arquivo interfaces (/etc/network/interfaces), veja no wiki abaixo, tem boas dicas de como compartilhar internet, configurar servidor dhcp e configurar interfaces, no seu caso eth0.

http://wiki.forumdebian.com.br/index.php/Compartilhando_a_internet_no_Debian_com_Dhcp

RE: Duvidas sobre como montar uma rede doméstica com um servidor! - Jvianez - 12/07/2012 20:22

Da uma olhada neste posto do wiki foi eu mesmo que fiz basta trocar os ip pelo que você quer usar na sua rede
E se não fizer como altarimsouza falou basta trocar o ppp0 pela eth1 nesta linha iptables -t nat -A POSTROUTING -o ppp0 -j MASQUERADE

como você via usar porxy também tem que fazer o redirecionamento par ao proxy

modpobre iptable_nat echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward iptables -t nat -A POSTROUTING -o ppp0 -j MASQUERADE iptables -A FORWARD -i 192.168.254.254 -p tcp --dport 3128 -j ACCEPT #troca pelos ip da sua rede iptables -t nat -A PREROUTING -s 192.168.254.0/24 -p tcp --dport 80 -j REDIRECT --to-port 3128 #troca pelos ip da sua rede
Lembre de colocar estes comando no fim do arquivo /etc/init.d/bootmisc.sh

RE: Duvidas sobre como montar uma rede doméstica com um servidor! - Bruno Rocha - 12/07/2012 21:11

Como eu mexi em milhões de coisas aqui e nenhuma delas deu certo, eu vou formatar a minha maquina novamente, e depois vou seguir fielmente o que você Jvianez e o amigo altairmsouza me mandaram.

RE: Duvidas sobre como montar uma rede doméstica com um servidor! - [email protected] - 12/07/2012 22:27

O seu servidor esta como nós, confusos!!! rsrsrs essa de bebados foi boa!!
Bom acredito que vc esteja tentando desenhar seja isso;
Internet > ISP > Servidor > Wireless
O cabo quem vem do seu ISP teria que estar na eth0 ou eth1 configurado como DHCP, já que você não possui um ip fixo publico.
Ai a sua eth1 ou eth0 que tem q ter um ip fixo ex: 10.0.0.1, aqui para seu servidor navegar como o GNU disse,vc precisará fazer um NAT.
Se este for o cenário acho mais facil acertar a WAN primeiro, assim vc mexerá somente na parte interna da rede.
Com seu servidor navegando vc irá puxar o cabo da eth1 e ligar em uma porta do seu roteador wireless (qualquer porta menos a que está escrita wan.. rs)
aqui seu roteador terá por exemplo o ip 10.0.0.2 com o gateway final 1.
Neste cenario seria mais simples o servidor de DHCP ser o seu wireless e não o seu gateway de internet, agora se quiser que seja o servidor o seriço de dhcp no wireless fica inativo. Evite fixar ips que estão no escopo no DHCP.

RE: Duvidas sobre como montar uma rede doméstica com um servidor! - Bruno Rocha - 13/07/2012 01:08

Imaginei que o problema era eu quem não estava sabendo explicar!
Me deixe tentar mais uma vez!
Sim, amigo [email protected], de fato o que eu estou tentando desenhar é exatamente isso, internet>ISP( que eu não sei o que é, mas acredito que seja o modem )>Servidor>wireless!
Como eu falei, instalei o debian normalzinho, em seguida atualizei os repositórios " apt-get update e upgrade " e instalei o serviço DHCP " apt-get install dhcp3-server " e em seguida configurei o arquivo de configuração do serviço " /etc/dhcp/dhcpd.conf " que ficou dessa forma:

option domain-name " casa.local ";
option domain-name-servers 192.168.1.254;
default-lease-time 600;
max-lease-time 7200;
subnet 192.168.1.0 netmask 255.255.255.0 {
range 192.168.1.50 192.168.1.200;
option broadcast-address 192.168.1.255;
option routers 192.168.1.254;
}

Feito isso eu configurei a placa " eth0 " da seguinte forma:

# Primary network interface
allow-hotplug eth0
iface eth0 inet static
address 192.168.1.10
netmask 255.255.255.0
network 192.168.1.0
broadcast 192.168.1.255
gateway 192.168.1.254
# dns-* options are implemented by the resolvconf package, if install
dns-nameservers 192.168.1.254
dns-search casa.local

Lembrando que a minha placa eth1 tava lá quietinha sem eu mexer em nada dela além de fazer o que o amigo jvianez pediu, que foi subir ela manualmente " ifconfig eth1 up " e editar no aquivo " /etc/init.d/bootmisc.sh " pra que toda a vez que eu iniciasse o sistema ela funcionasse normalmente.

Pronto!
Feito isso eu testei pra ver se tava tudo funcionando direitinho ( e foi que começou a putaria )!
Primeiro eu tentei fazer funcionar tudo da seguinte forma:
Restartei o serviço dhcp " /etc/init.d/isc-dhcp-server restart ";
Depois eu liguei o cabo que sai do modem direto na minha eth1 ( que tava recebendo o dhcp - pelo menos era o que tinha mostrando no "/etc/network/interfaces" sobre ela - ), em seguida liguei um cabo que sai da minha eth0 direto no roteador ( com o dhcp dele desabilitado ), não funcionou!
Nem o servidor conectava na internet, nem o meu note recebeu um ip da faixa que vinha do dhcp do servidor.
Depois eu reiniciei o servidor e tirei o cabo que ia pro roteador e liguei direto no meu note, ai o meu note recebeu um ip vindo do dhcp do servidor, mas o servidor continuava sem conectar na internet.
Em seguida fiz o que o amigo altairmsouza recomendou, colocar o modem em modo bridge e instalar o pacote " pppoeconf " e eu fiz exatamente como ele recomendou, mas também não deu certo.
Em seguida eu tentei fazer exatamente como no link da wiki indicado pelo amigo altairmsouza, o post foi feito pelo amigo jvianez e eu segui direitinho o que dizia nele, mas também não funcionou ( e lá vai o tadinho do teclado sentir a fúria da minha frustração )!
Ai quando o amigo jvianez fez sua ultima recomendação eu decidi formatar a maquinha novamente e iniciar do 0 ( zero )!
Agora a pouco eu terminei de formatar a maquina, já subi a eth1 e configurei manualmente a minha eth0.
Enquanto terminava a formatação eu tive que consertar a configuração do modem e do roteador, dai quando a formatação terminou e eu fiz as coisas que falei acima eu tentei ligar o servidor só que ele iria receber o dhcp vindo do roteador e eu liguei na minha eth1 e ta funcionando normalzinho, perfeito, agora eu pergunto... Porque essa bendita placa eth1 recebe o dhcp normalzinho do roteador e quando eu ligo ela direto no modem ela não pega o ip que vem dele?

Gente, mais uma vez obrigado pela a ajuda, muito obrigado!!!

Eu sou meio burro, mas eu sou persistente e sei que vou aprender!!

RE: Duvidas sobre como montar uma rede doméstica com um servidor! - altairmsouza - 13/07/2012 09:18

Bruno,

- Conforme o [email protected] sugeriu arrume sua WAN (Wide Area Network) Area Externa de Rede/Internet, onde seu modem estará conetado ao ISP (Internet Service Provider), seu provedor de internet (GVT, Oi, etc..), somente depois acerte sua LAN (Local Area Network) sua rede local.

- Escolha se deseja que o servidor faça o roteamento ou se o modem será o roteador, existe uma certa confusão quando fala-se de roteamento e Access Point Wireless, mas quem redireciona portas, bloqueia, libera tráfego é o serviço de roteamento, ok.
- Se deixou o modem como router+dhcp ativo terá que dizer ao servidor que a placa de rede eth1 (/etc/network/interfaces) será um cliente dhcp do modem.
- Se deixou o modem como bridge(ponte), deverá instalar o serviço pppoeconf no servidor para criar uma interface ppp0 (prefiro essa opção).
- Depois de definir quem é o roteador, conecte o cabo do modem na eth1
- Se o modem for router, (modem em modo router, com dhcp ativo) de o comando:
# dhclient eth1
- Atenção é um teste, se for isso que deseja, tem que ajustar em /etc/network/interfaces deixando eth1 com client automático.

- Se o servidor for o router (modem em modo bridge, sem dhcp), de o comando:
# pppoeconf eth1 (informe login, senha operadora e continue...)

- Neste ponto seu servidor deverá estar na nuvem, faça teste com ping:
# ping http://www.forumdebian.com.br
# ping google.com.br
De Ctrl+C para parar de pingar.
- Se houver exito, seu servidor realmente está navegando.
- Sugiro agora que siga o excelente wiki que o colega Jvianez criou
Citar:http://wiki.forumdebian.com.br/index.php/Compartilhando_a_internet_no_Debian_com_Dhcp

- Atenção sobre o wiki pois depende de sua escolha, quem é o router
Se o modem for bridge sua interface da internet é ppp0
Se o modem for router sua interface de internet é eth1
Observe no wiki e altere conforme seu gosto, observando sempre ppp0 e eth1. de o comando (ifconfig) para ver as interfaces de rede.

- E finalmente pegue um cabo de rede, conecte na eth0 e a outra ponta conecte a um switch ou Access Point Wireless/router wireless e veja se o computador da ponta consegue navegar.

Também passei por isso no início, sei que não é fácil, você fica perdido, mas tenha certeza que existem pessoas realmente dispostas em ajudar (Jvianez, [email protected] e muitos outros no mundo linux), hoje continuo pedindo ajuda e acredito que não irei parar de ajudar e pedir ajuda.

Qualquer duvida poste novamente, que uma hora esse bichinho vai funcionar, hehehehe...
PS: se optou em deixar modem como bridge, antes de fazer (pppoeconf eth1), o pacote pppoeconf deve estar instalado.

# aptitude install pppoeconf

depois continue conforme orientações ácima:

# pppoeconf eth1

RE: Duvidas sobre como montar uma rede doméstica com um servidor! - [email protected] - 13/07/2012 10:32

Calma ninguem é burro, é falta de experiencia só isso!!Você vai ver que depois que acertar a primeira vez, depois fica facil.

Tenta fazer assim;

Deixe o modem em modo router,ai vc liga ele na eth0 do servidor e faz esses comandos;

# nano/etc/network/interface

auto lo
iface lo inet loopback
auto eth0
iface eth0 inet dhcp # ip automaticamente do dhcp do modem

auto eth1
iface eth1 inet static
address 192.168.0.1
netmask 255.255.255.0
dns-nameservers 8.8.8.8

Salva as configs. Ai vc faz;

# modprobe iptable_nat
# echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
# iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE

Depois reinicie o serviço

# /etc/init.d/networking restart

No servidor pinga o 8.8.8.8.
Se pingar blz, faz um nslookup no 8.8.8.8
Se responder blz, agora vc liga o cabo da eth1 no seu note, ele não vai atribuir nenhum ip pq ate o momento não há serviço de DHCP então coloque na mão (esqueça nesse momento o serviço de dhcp do seu server).

IP: 192.168.0.2
mask: 255.255.255.0
Gateway: 192.168.0.1
DNS: 192.168.0.1

Tenta navegar, se navegar blz, tira o cabo do note e coloca no wireless em qualquer porta menos a WAN e configura o Wireless com os mesmos dados que vc colocou anteriormente no note, e no proprio Wireless, vc defini o escopo do DHCP
Feito isso, volta seu note para pegar ip por dhcp, não é possível que assim não funcione!! rsrs Tenta seguir o raciocinio do desenho

RE: Duvidas sobre como montar uma rede doméstica com um servidor! - Bruno Rocha - 13/07/2012 15:15

Amigos digamos que de 100% só deu certo 50%!
Primeiro a dica dada pelo amigo altairmsouza não deu certo ( definitivamente o problema sou eu ).
Mas a dica do amigo [email protected] deu certo em partes.... tipo, ate a parte do restartar o serviço " /etc/init.d/networking restart " ta tudo beleza, o pinga para 8.8.8.8 também ta belezinha, mas eu não sei o que é ou como se faz um " nslookup no 8.8.8.8 ".
Ate ai esse foi o primeiro problema que deu, mas eu pulei e segui em frente, quando eu fui configurar a minha placa no note com :

Gateway: 192.168.0.1
DNS: 192.168.0.1

ela conectou, mas não tinha conexao com a internet, dai eu troquei o DNS por 8.8.8.8 e ai sim funcionou direitinho ( ate aqui belezinha de novo )!
Dai eu segui a diante, fui ligar o cabo no roteador ( em qualquer porta que não a WAN ), configurei direitinho e definir o dhcp.
Quando eu tentei no note pegar um ip ele pegou, mas mais uma vez tava conectado, mas não tinha conexão ( lembrando que no roteador eu coloquei tudo direitinho ):

Gateway: 192.168.0.1-------> Não tem no roteador opção pra eu colocar o gateway
DNS: 192.168.0.1---------> Eu só troquei esse DNS, coloquei 8.8.8.8, na opção DOMAIN NAME que tem no roteador.

Como não deu certo eu troquei o DNS, coloquei da forma como o [email protected] falou 192.168.0.1, também não deu certo.
Depois só pra ver se o problema era no roteador eu coloquei novamente o cabo no note, configurei tudo manual e tentei conectar e tava dando a mesma coisa, conectava, mas não tinha conexao, independente de qual DNS eu colocasse, ou o 192.168.0.1, ou 8.8.8.8 dava a mesma coisa.
Dai eu tentei pingar pra ver se do note tava pingando para as duas placas e esta, como também as placas estao pingando para o ip do note.
E agora???
Lembrando que no servidor, tá tudo normal, ele tá acessando a internet bonitinho, o problema agora é na rede interna!

To indo aqui bater em algo porque no teclado não da mais não!! rsrsrsrsrs

RE: Duvidas sobre como montar uma rede doméstica com um servidor! - GNU matador de leoes - 14/07/2012 09:56

"fui ligar o cabo no roteador ( em qualquer porta que não a WAN )",,,,
Ligue o cabo que vem do servidor na porta WAN do roteador.
Acho que os colegas te passaram todas as dicas importantes. Para reforçar dá uma olhada no wiki.debian.
http://wiki.forumdebian.com.br/index.php/Compartilhando_a_internet_no_Debian

RE: Duvidas sobre como montar uma rede doméstica com um servidor! - FuRuKaWa - 17/07/2012 17:26

galera o meu problema é o inverso do Bruno Rocha, mas a maneira que ele quer fazer é igual a que eu quero fazer.
meu server não ta conectando na net, mas pinga direitinho em maquinas da rede interna.
se eu ligar o modem no roteador ligar um cabo saindo de alguma lan do roteador indo pro server ele acessa a net, mas se tirar esse cabo do roteador e ligar no modem o meu server nao conecta. Porque??
eu fiz parecido com o que tem aqui nesse post.
e o meu modem ta em modo router tambem!!
o que eu faço agora????????????????

RE: Duvidas sobre como montar uma rede doméstica com um servidor! - Jvianez - 17/07/2012 21:20

provavelmente o seu modem esta rodeado em modo brigde e quem faz a conexão com a internet é o roteador o que você precisa saber é qual o tipo de conexão que você usa (pppoe, dhcp, ou ip fixo) é provável que seja pppoe basta saber o nome de usuário e senha instalar o programa pppoeconf no debian e depois executar o programa vai encontra a interface e pedi a senha e usuário e dai esta pronto você vai reconfigura o roteador para distribuir a internet que seu servidor vai esta fornecendo

RE: Duvidas sobre como montar uma rede doméstica com um servidor! - GNU matador de leoes - 17/07/2012 21:53

Olá FuRuKaWa. Deixa o dhcp funcional só no roteador para não dar confusão. Coloca um ip fixo no servidor. Na configuração dos clientes (computadores atraz do roteador) coloca em cada um o ip do servidor como gateway .
Obs: Você está atravessando o tópico. Abre um explicitando o problema e coloca os dados para ter ajuda.

RE: Duvidas sobre como montar uma rede doméstica com um servidor! - Bruno Rocha - 18/07/2012 00:09

Amigos, por favor, sinto que falta pouco pra dar certo!
Consegui configurar o pppoeconf, agora o modem ta em bridge e a autenticação ta sendo feita pelo servidor, mas agora quando eu uso o comando "ifconfig" aparece outra placa "pppo" com um ip valido que eu pego emprestado.
Gente agora eu pergunto, como eu configuro a minha placa de rede interna no meu caso a " eth0 "?
Ela ta assim:

iface eth0 inet static
address 192.168.1.2
netmask 255.255.255.0
network 192.168.1.0
broadcast 192.168.1.255

Detalhe, seguindo a dica do [email protected], depois que eu ligasse o cabo no meu note e configurasse a placa manualmente, era pro meu note acessar a net, mas ele nao acessa, so pinga pro servidor sem problemas ( inclusive eu acesso o servidor via ssh do meu note ).
Depois que eu instalar o serviço dhcp, como eu devo configurar as minhas placas de rede?
Como deve ser a configuração no meu roteador?
Devo mudar o endereço que uso pra entrar no menu dele?
Além de desabilitar o dhcp do meu roteador o que mais eu tenho que fazer nele?
Meu roteador é um d-link DI524!
Todas as configuraçoes que eu fiz ate aqui no servidor, estao inicializando automaticamente?
Posso desligar o servidor sem perigo de eu perder alguma configuração?
Lembrando que so o que eu fiz foi o que o amigo [email protected] me aconselhou em seu post!

RE: Duvidas sobre como montar uma rede doméstica com um servidor! - Jvianez - 19/07/2012 00:15

Primeiro como o seu servidor esta conectando direto na internet então você tem que muda a configuração do seu iptables para a nova interface no caso a ppp0 em vez de eth0 e quanto a configuração desta interface não importa como ela esta se ela esta ligada no modem vai funcionar apenas com um brigde entre o modem e a conexão pppoe mas você pode deixar com a mesma classe de ip do modem assim quando for preciso acessar o modem basta colocar o ip do modem no navegador.

Aparte que terá que muda é a debaixo deixando assim para que sua net seja compartilhada

modpobre iptable_nat echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
iptables -t nat -A POSTROUTING -o ppp0 -j MASQUERADE #deixa como esta esta linha se no lugar do ppp0 estiver outra interface basta deixa como esta gora