Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Dúvida: Drive da Nvidia no Debian Lenny - Resolvido
14/09/2007, 16:54
Resposta: #1
Dúvida: Drive da Nvidia no Debian Lenny - Resolvido
Pessoal gostaria de tirar uma dúvida com todos que puderem me ajudar, é o seguinte:

Estou usando o Debian Lenny (testing) e meu linux-image é o 2.6.21-2-k7. Este kernel foi compilado com gcc 4.1, mas no repositório do Debian Lenny estão muitos pacotes do gnome e programas que foram compilados com o gcc 4.2 e este está instalado e é o compilador atual padrão usado pela distribuição.

No momento, nos repositórios do lenny (testing) não está disponível o pacote nvidia-kernel-2.6.21-2-k7 que seria o pacote pré-compilado para esse kernel mais novo, tambem não está disponível o nvidia-glx e os demais pacotes sources da nvidia necessários para uma compilação pelo module-assistant.

Os pacotes da nvidia que estão nesse momento disponíveis no repositório unstable tambem não estão completos para compilação tanto do kernel 2.6.21... como do 2.6.22... através do module-assistant.

Dessa maneira, a alternativa é compilar o drive proprietário da nvidia para o meu kernel que está em uso, como falei é o 2.6.21-2-k7. Então para otimizar um pouco o que fiz foi o seguinte:

instalei o module-assistant e dei o comando m-a prepare fazendo com que o module assistante baixa-se todos os pacotes necessários para a compilação do drive proprietário para meu kernel. O module-assistante baixou o linux-headers-2.6.21-2-k7, linux-kbuild-2.6.21 que é o suficiente para a compilação e ainda criou o link simbólico /linux.

Até este ponto está tudo perfeito.

Na hora de instalar o drive proprietário da Nvidia, o mesmo me informa que não pode ser compilado corretamente por que a versão do gcc utilizada pelo kernel 2.6.21-2-k7 é a gcc 4.1 e a versão atual para compilação do drive da nvidia é a gcc 4.2, sendo assim, ele pergunta se quero forçar a compilação mesmo assim. Eu tentei compilar mesmo assim e não deu certo, o drive ficou quebrado deixando muitas funcionalidades desativadas e nesse caso eu o removi.

O problema é que se eu remover a versão GCC 4.2 ele vai remover um monte de pacotes essenciais da distribuição de maneira que não posso remover o gcc 4.2 pois é parte importante dos vários pacotes do gnome e outros programas instalados.

A solução seria a seguinte:

Migrar para um kernel que estivesse compilado com o gcc 4.2 e então estaria resolvido meu problema pois o drive da nvidia seria devidamente compilado mantendo a compatibilidade, mas ae está o problema, nem o kernel 2.6.22... foi compilado com o gcc 4.2, então não tem outro kernel disponível nem no unstable para meu processador que seja compilado pelo gcc 4.2.

A segunda solução seria recompilar o kernel do linux com o gcc 4.2, mas nesse caso encontro vários problemas pois nunca recompilei o kernel, se compilasse ele deixaria de ter as features originais dos mantenedores do pacote e que pra mim está funcionando maravilhosamente.

então vem as dúvidas crueis:

1. A melhor solução que até o momento pensei foi, como compilar o drive da nvidia com o gcc 4.1 já que a minha distribuição quer usar o gcc 4.2?

2. Alguem sabe como faço para forcar apenas o drive proprietário da nvidia usar o compilador gcc 4.1?

Lembrando que não quero deixar o gcc 4.1 como padrão da distribuição. Quero apenas saber como faço para usar esse gcc para compilar o drive proprietário da nvidia no lugar do gcc 4.2.

No caso, tenho instalado todos os gccs, do 3.3 ao 4.2 na minha distribuição.

Espero que tenha conseguido deixar meu problema bem explicado e se alguem puder me dar um solução eu agradeço muito.

No aguardo...
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
Responder 

Mensagens neste Tópico
Dúvida: Drive da Nvidia no Debian Lenny - Resolvido - Kellyton - 14/09/2007 16:54
[] - Fernando - 14/09/2007, 17:18
[] - profpardal - 14/09/2007, 17:19
[] - Kellyton - 14/09/2007, 22:42
[] - mariomcf - 29/08/2008, 04:04

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes

Entre em Contato | Fórum Debian | Voltar ao Topo | Voltar ao Conteúdo | Modo Leve (Arquivo) | Feeds RSS