Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
RESOLVIDO kdeprint não permite habilitar impressora local
21/04/2009, 10:18
Resposta: #8
Re: kdeprint não permite habilitar impressora local
Bom dia Vadinhodebian,

Pelo comando que você me forneceu cat /etc/cups/printers.conf, eu encontrei uma mensagem dizendo:

StateMessage Unable to open device "hal:///org/freedesktop/Hal/devices/usb_device_3f0_1017_00BRCB052957_if0_printer_noserial": Permission denied

Pela mensagem acima achei pelo google a seguinte página http://www.nabble.com/-Bug-49858--NEW:- ... 02860.html que dava a solução.
Para funcionar a impressora eu deveria fazer o seguinte (como root) :

chmod 700 /usr/lib/cups/backend/usb
chmod 700 /usr/lib/cups/backend/hal

e realmente funcionou, a impressora está OK! Inclusive agora pelo módulo de controle do KDE é permitido adicionar a impressora pela opção "Impressora local(paralela,local e USB)".

Como para mim é muito importante aprender, peço a sua opinião (explicação) de porque:

1)Mesmo sendo root eu tive que mudar a permissão desses arquivos, sabendo que antes as permissões eram essas:
antonio# ls -la /usr/lib/cups/backend/usb
-rwxr-xr-x 2 root root 17312 Jan 13 14:53 /usr/lib/cups/backend/usb*
antonio# ls -la /usr/lib/cups/backend/hal
-rwxr-xr-x 1 root root 10068 Nov 7 09:38 /usr/lib/cups/backend/hal*

2) Como eu poderia descobri pela mensagem StateMessage Unable to open device "hal:///org/freedesktop/Hal/devices/usb_device_3f0_1017_00BRCB052957_if0_printer_noserial": Permission denied
que eu teria que mudar a permissão desses dois arquivos para 700 ?

3) Após uma atualização esse problema surgiu. Quais comandos eu tenho que dá para atualizar o sistema, sem perigo de estragar ou desconfigurar o resto do sistema ? Normanlmente para atualizar eu utilizo o seguinte:

apt-get update
apt-get -f dist-upgrade

Agradeço muito a sua ajuda,

Aguardo retorno.

Antonio
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
Responder 

Mensagens neste Tópico
Re: kdeprint não permite habilitar impressora local - acpveiga - 21/04/2009 10:18

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes

Entre em Contato | Fórum Debian | Voltar ao Topo | Voltar ao Conteúdo | Modo Leve (Arquivo) | Feeds RSS