Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Recuperação de sistema de arquivos ext4...
08/07/2011, 11:45 (Resposta editada pela última vez em: 08/07/2011 11:49 por atipico.)
Resposta: #1
Recuperação de sistema de arquivos ext4...
Senhores,

É realmente um grande prazer estar em uma lista Debian.

Sou usuário Linux há pouco mais de um ano e tenho muita sede de vingaça por tanto tempo que eu fiquei pastando com o Bill. Nesse tempo, testei algumas distrubuições e opeti inicialmente pelo Fedora. Mas, agora, seguindo o meu aprendizado, gostaria de novos desafios e acho que encontrarei um prato cheio aqui na comunidade Debian.

Tive uma experiência ruim em que o instalador do Fedora 15 sobrescreveu a tabela de partição principal de um disco de dados. Portanto, fiquei com um disco com o sistema de arquivos danificado. Antes esse HD de 2GB tinha uma partição única e foi formatado em ext4. Após a interveção do Fedora 15, acabou ficando como LVM. Ele nem montava nem mesmo aparecia no gerenciador de arquivos.

No momento, estou usando um LiveCd do PartedMagic. Já clonei o disco, tentei recuperá-lo com algumas ferramentas, mas, no final, acabei com 1 milhão de arquivos renomeados com números dentro do diretório lost+found.

Bem, não é isso o que eu quero. Pretendo recuperar o filesystem para que eu consiga acessar os arquivos dentro de sua estrutura de diretórios e com seu devido nome.

Alguém poderia me indicar alguma literatura em que eu aprendesse mais sobre recuperação de filesystems, arquitetura ext4 ou qualquer outra informação que possa ajudar nesse sentido (em português ou inglês)?

Sei que o processo é complicado demais para ser explicado aqui no fórum e que, em última instância, eu devo procurar ajuda profissional. Mas, gostaria de aproveitar essa experiência como uma oportunidade de aprendizado.

Já uso Debian em meu servidor e aproveitarei o ensejo para instalá-lo também no meu desktop.

Obrigado por qualquer luz,

Rogério Madureira.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
08/07/2011, 15:07
Resposta: #2
RE: Recuperação de sistema de arquivos ext4...
Olá,

Seja bem vindo a comunidade! Eu tive um problema uma vez onde a partição foi sobreescrita pelo comando dd. Infelizmente não consegui a recuperação com ferramentas open-source, então recorri a uma ferramenta para sistemas Microsoft chamada Rstudio. Comesta ferramenta consegui recuperar dados de algumas formatações anteriores em fat32. Se tentou diversas soluções e não conseguiu sucesso, sugiro testar com esta ferramenta.
29/09/2012, 21:08
Resposta: #3
RE: Recuperação de sistema de arquivos ext4...
Galera,

Tem como recuperar os dados deletados no Ext4 com a ferramenta forense Sleuthkit. Estou escrevendo meu artigo científico para obter o titulo de Pós-Graduado em Perícia Digital. Porém, foi realizado testes com esta ferramenta no filesystem Ext4 e funcionou perfeitamente.

Atenciosamente,
Pontes.
Responder 

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes

Entre em Contato | Fórum Debian | Voltar ao Topo | Voltar ao Conteúdo | Modo Leve (Arquivo) | Feeds RSS