Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Notebook Avell
27/02/2016, 16:19
Resposta: #1
Notebook Avell
Boa tarde Pessoal

Sou usuário intermediário de Linux (ex usuário do slackware) e confesso que já faz tempo que eu quero coloca-lo como meu sistema principal, porém, no meu notebook que eu uso tanto para trabalho quando para lazer. Gostaria de saber se o Debian Jessie ficaria bom em um notebook Avell i7, 24GB RAM, placa de video intel 4600 e uma GeForce GTX 765, SSD 128GB, HDD 750GB mais som e leitor biométrico e tem mais alguma frescuradas nele que eu não sei dizer.

O que mais me encoraja a fazer a troca é a possibilidade de criptografar os disco (não que no windows não tenha esse recurso) para poder manter seguros dados de clientes que levo comigo.

Minhas principais dúvidas em relação a utilização seria como ele vai se portar o note com as 2 placas que no windows, quando necessário e ele aciona sozinho a GeForce. Quando não estou jogando, fico minerando bitcoins.

Vi em um artigo que a intel pretende desenvolver hardware específico para windows e fico receioso de não achar drivers para o linux e acabar não usando toda a capacidade do meu notebook.

Gostaria de saber se alguém já instalou alguma distro em um note premium como esse e se ficou boa, podendo utilizar toda a capacidade de hardware e tals (de preferencia rodar games, jogo apenas starcraft e diablo).

Caso seja negativa a resposta de vcs, eu vou esperar dar um tempo no meu trampo e vou fazer um backup e testar para ver o que acontece se sim no meu caso vai ser viável a troca de SO para o Linux.

Obrigado
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
29/02/2016, 19:54
Resposta: #2
RE: Notebook Avell
Amigo. Seria interessante primeiro vc testar um DVD/CD Live.

Agora realmente não me lembro se o Debian possui uma opção de Live CD,
mas tente algo como ubuntu que se baseia na versão testing/unstable do debian.

O que vc deve se atentar são coisas bem específicas no seu notebook, como por exemplo o leitor de digital.

Quanto as placas híbridas eu possuo uma INTEL/ATI e funciona normalmente. Uma coisa que não sei se vc sabe é que os drives AMD são mto fracos no linux mas os drivers NVIDIA são ótimos, acredito que vc não terá problema quanto a isso. Com a Intel não precisa se preocupar que os drivers já vem nas distribuições mais comuns.

Uma opinião minha sobre sua dúvida é que se o seu notebook é para games, mantenha o dual boot com windows e linux. Tenho certeza que alguns títulos só vão poder ser jogados no windows e vc vai querer usar o potencial da sua máquina.

Divida seu HD coisa de 70% pro windows (que demanda mais espaço em disco) e 30% pro linux, se vc precisar de mais, use um HD externo pro linux.

Boa Sorte.
Encontrar todas as respostas deste usuário
29/02/2016, 20:27
Resposta: #3
Sorriso RE: Notebook Avell
Entendo amigo, mas fiquei decidido em abandonar o Windows mesmo. Eu mais utilizo o note para trabalho, normalmente virtualizo 2 ou 3 servidores (Oracle e SQL Server) ao mesmo tempo, acredito que quanto a isso eu não tenho problema. Caso tenha problema, hoje para games utilizo já HD externo, até porque não acho interessante em levar os games no cliente. Caso seja necessário, instalo o boot hibrido no externo e já era. Vou ir postando toda a novela aqui para o pessoal poder acompanhar e dividir a experiencia para a galera aqui. Pra vc ter idéia, até tô querendo tirar o meu ERP do delphi e converte-lo para Java. Mas ainda são projetos futuros, vamos ver o que dá.

Valeu mesmo amigo );
Abraços
06/03/2016, 23:43
Resposta: #4
RE: Notebook Avell
Boa noite pessoal

Bom como prometido, vamos lá a solução para o meu notebook. Para as placas de video, encontrei a solução nesse link https://wiki.debian.org/NvidiaGraphicsDr...2Jessie.22 e como gerenciar as placas de video no link https://wiki.debian.org/NvidiaGraphicsDr...iguration. Aparentemente com a intel funcionou tudo muito bem. Tá tudo certo porém, ainda não testei nenhum game ainda para testar a placa GeForce. Já o leitor de biometria ainda não testei, mas assim que testar já posto aqui o resultado.

Valeu pela força pessoal
Responder 

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes

Entre em Contato | Fórum Debian | Voltar ao Topo | Voltar ao Conteúdo | Modo Leve (Arquivo) | Feeds RSS